Pixel Meta

Dicas de como ser pet friendly na hotelaria

Tempo de leitura: 5 minutos
pet friendly na hotelaria

Para os apaixonados por seus bichos de estimação, as férias ou a viagem do fim de semana não têm a menor graça sem a companhia do amigo pet. Sim, a aceitação de animais já virou critério para muitos, na hora de fechar uma reserva. E é por isso que ser pet friendly na hotelaria pode ser um diferencial competitivo para seu hotel ou pousada, e de quebra, garantir mais reservas.

O Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, com cerca de 52,2 milhões de cachorros e 22,1 milhões de felinos. E apesar de muitos locais ainda não aceitar animais, este nicho de mercado vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço na hotelaria.

Muitos gestores ainda têm dúvidas do que fazer, e como receber estes amiguinhos. E é pensando nisso que preparamos este post!

O que é ser pet friendly na hotelaria?

Ser pet friendly na hotelaria significa que o seu estabelecimento aceita receber animais de estimação. Mas para isso é preciso ter uma estrutura especial, e serviços que atendam aos bichinhos dos hóspedes. Apesar de muita resistência por parte dos hoteleiros, muitos perceberam que este nicho cresce a cada dia, e que aderir a ele pode ser vantajoso.

Segundo um levantamento da Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao uso Animal (Assofauna), 63% das famílias brasileiras de classes A e B possuem animais de estimação.

De acordo com um estudo feito pelo TripAdvisor, em um universo de 1.100 viajantes, 53% viajam com seus pets e 52% hospedam-se em um hotel se ele for pet-friendly.

Além disso, 35% dos donos de pets relataram que fazem viagens mais curtas por causa dos animais, e 25% viajam menos para não deixá-los sozinhos.

Hotel pet friendly x hotel para pet: entenda as diferenças

Apesar de terem nomes muito parecidos, esses dois tipos de estabelecimentos são completamente diferentes!

O hotel pet friendly é um meio de hospedagem convencional que aceita animais de estimação, tendo algumas comodidades para recebê-los.

Já o hotel para pet é um estabelecimento exclusivo para animais de estimação, que tem como serviço principal a hospedagem desses pets que precisam de um lugar para ficar enquanto, por exemplo, seus donos viajam ou estão em alguma atividade que seu pet não pode acompanhar.

Por que ser uma hospedagem pet friendly?

O número de pessoas que optam por trazer seus animais de estimação nas férias está aumentando a cada ano, tanto que viajar com animais de estimação é uma das tendências de crescimento mais rápido na indústria de viagens.

Como resultado, os hotéis estão adaptando a forma como fazem negócios para atingir esse segmento de clientes cada vez mais importante e manter o apelo em face da forte concorrência.

Por isso, se você quer atrair e atender essa faixa crescente do público, e não ser descartado por não ter esse diferencial, é hora de se adaptar!

Referências de hotéis pet friendly para se inspirar

Em uma rápida pesquisa pelo Google é possível encontrar diversas referências de hotéis pet friendly para você se inspirar. Nesse sentido, trouxemos algumas ideias que encontramos no site Viagem em Detalhes. Confira:

Brotas Eco Resort (Brotas, SP)

Brotas Eco hotel pet friendly
(Imagem/divulgação – Viagem em Detalhes)

Porte dos animais: pequeno, médio e grande porte

O Brotas Eco Resort conta com 1000 m² de Dog Park, com pistas de agility, dog-apartamentos e oferece eventos com adestradores aos feriados gratuitamente.

Il Campanario Villaggio Resort (Florianópolis, SC)

Il Campanario hotel pet friendly
(Imagem/divulgação – Viagem em Detalhes)

Porte dos animais: somente pequeno porte.

Desde a chegada, os pets são recepcionados com kit com caminha, potes de água e comida, tapete e saquinhos plásticos higiênicos. Além disso, o espaço conta com pet park para brincar à vontade. E, no restaurante, existe um cardápio especial para os pets com 3 opções diferentes.

Pousada Gaia Viva (Igaratá, SP)

Gaia Viva Hotel pet friendly
(Imagem/divulgação – Viagem em Detalhes)

Porte dos animais que aceita: todos os portes.

O lema da pousada é “Pousada para cães que também aceita humanos”. Por isso, os pets podem circular livremente, inclusive pelo restaurante e piscina. A pousada oferece caminhadas, piscinas, lagos e muitas opções com pedalinhos, pranchas de stand up paddle e caiaques.

Dicas para se tornar pet friendly

Há certas questões importantes a serem levadas em consideração ao escolher se tornar um hotel que aceita animais de estimação.

1. Escolha o tipo de animal de estimação

  • Quais serão os bichinhos aceitos? De quais portes?
  • Além da carteira de vacinação, algum outro documento deverá ser apresentado no momento do check-in? O ideal é criar um regulamento e descrever toda essa logística.

A maioria dos hotéis que aceitam animais de estimação tem os mesmos requisitos básicos para animais de estimação:

  • Não deve ser agressivo;
  • Deve estar limpo;
  • Não deve ter pulgas;
  • Deve ter prova de vacinação atual.

Uma boa regra prática seria ter no máximo dois animais de estimação por hóspede com um limite de peso definido e uma estrutura de preços inicial.

Isso garante que os hóspedes em potencial saibam quais animais de estimação podem trazer e quanto custará antes de chegarem.

2. Definir regras básicas para proprietários de animais de estimação

Tenha um conjunto de regras claramente definidas em relação aos animais de estimação dos hóspedes, de preferência incluídas no site do seu hotel e/ou em qualquer material publicitário de promoção de animais de estimação.

Para isso, determine:

  • Quais as áreas do hotel onde animais de estimação são permitidos;
  • Quais as responsabilidades dos donos no que diz respeito à higiene, possíveis danos à mobília, latidos, uso de coleira e/ou focinheira etc.

Você pode exigir que os hóspedes assinem um contrato concordando com essas etapas, com possíveis medidas a serem tomadas em caso de quebra.

3 – Serviços que seu hotel pode fornecer aos viajantes de animais de estimação

Pequenos detalhes, como fornecer tigelas de comida e água, juntamente com extras adicionais, como uma sacola de guloseimas, podem fazer toda a diferença quando se trata de garantir a personalização repetida.

O mesmo se aplica a serviços premium no caso de múltiplas visitas de proprietários de animais de estimação. Aqui estão apenas algumas ideias usadas em hotéis que aceitam animais de estimação:

  1. Animal room service: Ofereça alguns pratos criados especialmente para cada tipo de animal de estimação e deixe este menu dentro dos quartos para hóspedes com animais de estimação.
  2. Uma creche para animais para que seus donos possam passar algum tempo longe de seus animais de estimação com a certeza de que estão em boas mãos.
  3. Serviços de passear com os cães – perfeitos para dar aos seus hóspedes algum tempo livre enquanto mantêm o animal de estimação ativo.
  4. Serviços extras fornecidos dentro do hotel, como tratador de cães.

Contudo, caso o seu hotel ou pousada não consiga ofertar todos os serviços, pense em estabelecer parcerias com pet-shops. Assim, você garante comodidade não apenas para os bichinhos, mas também para seus donos.

Após definir todos estes pontos, é preciso divulgar que agora você é pet friendly!

Mostre isso no seu site, através das redes sociais e até nos sites de reservas.

Descreva os serviços, pacotes, coloque fotos e deixe que todos saibam que no seu estabelecimento tem um cantinho especial para receber essas fofuras.banner-divulgacao-manual-do-atendimento-de-excelencia

Quer saber mais sobre o assunto? Confira: Aceitar pets em hotéis atrai clientes

Gostou do artigo? Então dê aquele like e compartilhe sua opinião com a gente!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.