Pixel Meta

Porque sua pousada precisa ter um blog urgente

Tempo de leitura: 4 minutos
blog

Você costuma anunciar sua pousada nas redes sociais e canais de venda, mas ainda não tem um blog? Para tudo! Continue a leitura para entender porque sua pousada precisa ter um blog urgente, e coloque tudo em prática pra ontem!

O número de pessoas que possuem acesso à internet no mundo cresce a cada dia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil havia 116 milhões de pessoas conectadas em 2016, ou seja, 64,7% da população com idade acima de 10 anos.

Com tantas pessoas incluindo essa tecnologia em seus hábitos, a internet tornou-se um meio assertivo de comunicação para empresas dos mais diversos setores divulgarem seus produtos e serviços.

Mas engana-se quem acredita que basta um banner chamativo para que o usuário clique e faça bons negócios. Saturados de tantas propagandas comerciais, hoje, as pessoas buscam engajamento consumindo informações relevantes que possam agregar algum valor em suas vidas.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem sido fundamental para atrair e fidelizar usuários. De uma maneira resumida, através dessa estratégia, as empresas atraem os visitantes, entregam conteúdos de valor e transformam-os em leads*.

*Leads: O lead é um potencial cliente dentro do marketing digital e sua principal identificação é o contato de e-mail.

O que é marketing de conteúdo?

Também conhecido como inbound marketing, a produção de conteúdo pode ser feita por todo e qualquer tipo de empresa. Esse tipo de interação agrega valor para o hóspede sem a intenção direta de vender.

Através da produção de conteúdo é possível estabelecer um relacionamento singular com o hóspede. E isso aumenta a confiança, a fidelidade e o engajamento do mesmo com a sua pousada ou hotel.

E o que isso tem a ver com um blog?

Tem tudo a ver! Na verdade, o blog é um dos grandes aliados do marketing de conteúdo. Pois é através dele que você irá ofertar este conteúdo valioso para seu público.

Basicamente, um blog é composto por páginas online que hospedam conteúdos diversos. Ele pode ser uma categoria dentro do site da empresa ou pode ser o próprio site.

O blog é um canal de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, sendo que existem milhares deles na internet e dos assuntos mais variados possíveis.

Mas o que diferencia, e garante o sucesso de um blog, é a relevância do assunto e a constância nas postagens.

Ter um blog da sua pousada traz uma série de vantagens, como:

Te ajuda no ranqueamento dos buscadores

Diferente do site com conteúdo estático da pousada, no blog temos uma outra dinâmica. Atualizando frequentemente, o Google entende que você está oferecendo conteúdo de qualidade para o seu leitor.

Escolhendo as palavras chave relacionadas ao segmento e fazendo com que outros sites coloquem links que direcionem para os seus materiais, seu blog terá mais páginas indexadas, facilitando que seu negócio seja encontrado com mais facilidade nos primeiros resultados de busca – e de forma gratuita!

Ajuda na tomada de decisões

Criar conteúdos relacionados aos interesses do seu público serve como auxílio na hora de adquirir seus serviços e até na busca de informação.

Impulsiona suas vendas

Ter boas fotos da sua pousada, informações detalhadas sobre as acomodações, destacar os pontos turísticos, os diferenciais e ter tudo publicado no blog ajuda a alavancar suas reservas. Mas tenha cuidado com o excesso de propagandas para não prejudicar a imagem do negócio.

Dá voz aos seus leitores

O blog oferece campos onde as pessoas podem compartilhar suas opiniões através de comentários. Além de estimular o diálogo, permite que você entenda se o que está sendo oferecido está agradando ou não o público.

Mostra seu domínio sobre o assunto

Muitas empresas conseguem conquistar autoridade e credibilidade em um determinado assunto compartilhando conhecimento sobre o segmento.

Por exemplo, criar materiais que envolvam o universo de hospedagem, roteiros e viagens, e compartilhar essas informações com os leitores pode determinar o sucesso do seu blog, e consequentemente da sua pousada. Além disso, as pessoas podem começar a ver este canal como referência sobre o assunto, então capriche!

Lembre-se também que os seus concorrentes podem – ou não – estar fazendo o mesmo trabalho. Sendo assim, seu conteúdo precisa ser melhor do que o deles!

O que posso publicar no blog da minha pousada?

Agora que você já compreendeu a importância da sua pousada ter um blog vamos a outro assunto fundamental: que tipo de publicação você deve criar para atrair leitores para esse canal? Separamos aqui algumas dicas para você começar o seu planejamento de conteúdo já!

Explore sua região

Escrever sobre a região em que sua pousada está localizada é fundamental para se tornar um grande banco de informações sobre a cultura local. Abordar os pontos turísticos, os passeios mais cobiçados, a culinária típica, a história, arquitetura, fatos curiosos… tudo ajuda a atrair cliques para que pessoas interessadas conheçam mais sobre o local.

Informações úteis para viagem

Detalhe para o público informações importantes que eles precisam saber antes de viajar para o seu destino. Entre elas você pode abordar: as melhores épocas para conhecer a sua região, como é o clima em cada estação, itens necessários para cada ocasião, como é o transporte, como chegar em determinados lugares, entre outras.

Fale sobre a pousada

Ter materiais institucionais também ajuda a destacar a sua pousada e despertar a curiosidade das pessoas. Crie artigos contando sobre sua história, quem já passou pelo local, quais são os benefícios e os diferenciais. Através de fotos e vídeos, mostre a localização, a estrutura e tudo o que o seu público pode esperar sobre os seus serviços.

Crie promoções

Que tal aproveitar algumas datas de baixa temporada, por exemplo, para criar promoções exclusivas para os leitores? Elabore uma estratégia que seja viável para o seu negócio e divulgue a mecânica com todos os dados e regulamento completo. Dessa forma, você faz um burburinho sobre a sua marca e ainda movimenta os cliques no seu blog.

Ao escolher os temas que você irá abordar no blog de sua pousada, atente-se a um detalhe bem importante: ninguém gosta de ler ou assistir um vídeo sobre o mesmo assunto toda semana. Portanto, analise a frequência com que as publicações serão feitas e intercale um assunto com outro. Assim você sempre desperta interesse nos leitores com temas diversificados e atrativos.

E não esqueça de mantê-lo sempre atualizado! Deixar o blog parado por muito tempo pode causar uma má impressão de sua marca.

Leia também: Marketing digital para hotéis e pousadas: 7 passos de sucesso

Gostou das dicas? Então bora começar seu blog agora mesmo! E depois compartilha com a gente nos comentários 😉

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.