Pixel Meta

Programa para pousada: uma ferramenta para profissionalizar sua gestão

Tempo de leitura: 4 minutos
programa-para-pousada

Você já parou para pensar como a organização é um dos principais fatores de sucesso de um estabelecimento? Sim, pois independente do tipo de negócio, ela reflete diretamente na imagem da empresa.

E a gestão hoteleira também tem colhidos bons frutos dessa organização, graças a tecnologia dos programas para pousada. Esses softwares, já disponíveis no mercado, surgiram com a premissa de ajudar a vida do hoteleiro nos mais diversos quesitos, principalmente profissionalizando a gestão do negócio.

É interessante destacar que apesar da ferramenta ser indispensável para uma boa administração hoteleira, grande parte dos pequenos e médios meios de hospedagens ainda não conseguem enxergar tal necessidade. Mas o fato é que estes meios precisam, tanto quanto qualquer outro, obter uma gestão profissionalizada de seus estabelecimentos.

E um programa para pousada é a ferramenta que pode lhes proporcionar organização, e consequentemente o crescimento de seus negócios de forma profissional.

Mas como um programa para pousada profissionaliza minha gestão?

Se você tem um meio de hospedagem, independente do modelo e do tamanho, e ainda não possui um programa para pousada, continue a leitura e veja de que forma este poderá atuar e profissionalizar sua gestão hoteleira:

Gerencia os mais diversos processos

Controlar cada detalhe nos processos aplicados no hotel é essencial para entender o que tem dado resultado e o que precisa ser revisto. E isso não vale apenas quando o assunto é dinheiro, mas sim quando envolve a experiência como um todo do hóspede. O atendimento, os serviços prestados, a limpeza dos espaços, as refeições, a solução de problemas, etc. Por isso, monitorar as atividades através de um programa ajuda a ver o negócio como um todo e evitar desperdícios – de tempo e de recursos -, assim como desgastes entre colaboradores e clientes.

Facilita atividades como check-in e check-out

Imagine um hóspede que viajou por longas horas e está ansioso para chegar em sua acomodação, ou está atrasado para pegar seu voo. Nessas duas situações, ficar na fila para realizar o check-in e check-out pode causar um grande transtorno. Usando um programa para pousada, essa entre outras atividades que fazem parte da rotina do negócio, podem ser otimizadas de uma forma mais estratégica, oferecendo mais agilidade para o cliente.

Por exemplo: ao fazer uma pré-reserva no site, o hóspede já disponibiliza seus dados ao hotel. Para facilitar ainda mais esse processo, junto com o voucher de reserva enviado por e-mail, você pode anexar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, fazendo com que ele já preencha antecipadamente e apresente dia do check-in para ganhar mais tempo.

Proporciona mais segurança aos hóspedes

Essa pode ser considerada uma das principais funcionalidades de optar por um programa de hotel. Esqueça papéis e cadernos espalhados pela mesa com as informações dos hóspedes. Investir em tecnologia e usar um programa para pousada que mantém os dados armazenados na nuvem, passa mais segurança e profissionalismo perante os clientes, uma vez que ninguém deseja dados como RG, CPF, informações bancárias e endereço expostos ou perdidos pela empresa que os captou.

Ajuda no gerenciamento dos recursos

Saber exatamente qual é o valor gasto com limpeza, itens de higiene, café da manhã, manutenção dos espaços e com a roupa de cama, são apenas alguns exemplos referentes aos custos e despesas que o seu hotel possui todo mês. Se você como gestor não tem as respostas para essas questões é fundamental investir em um programa para pousada.

Nele, você terá o detalhamento de todas os produtos e serviços que oferta e se estão sendo viáveis ou não para a saúde financeira do negócio.

Facilita o relacionamento com os clientes

Através de um programa para pousada você capta todos os dados relevantes sobre os hóspedes e mantém tudo armazenado. Com essas informações, é possível analisar seu histórico de hospedagens, seus hábitos, lembrar sobre seu aniversário, suas férias, entre outros detalhes que ajudam a criar campanhas e mensagens específicas, mantendo ativo o relacionamento entre hotel e hóspede. Com essas ações, você cria oportunidades para retomar uma conversa e ainda aumenta as chances dele indicar o seu estabelecimento para outras pessoas.

Mantém os colaboradores alinhados com o negócio

A tecnologia é uma aliada dos negócios e também do trabalho em equipe. Com o uso de um programa para pousada adequado é possível otimizar o trabalho de vários setores, inclusive o da recepção. Colaboradores que trabalham em turnos diferentes têm acesso a todas as informações atualizadas sobre os hóspedes, já que estão centralizadas no software. Dessa forma, evita-se, novamente, papéis e lembretes que podem gerar uma grande falha na comunicação e causar transtornos na estadia do seu hóspede.

Te ajuda a manter as contas do estabelecimento em dia

Gerenciar um negócio demanda tempo e planejamento para que nenhum detalhe seja deixado para trás. E isso envolve pagamento dos funcionários e fornecedores, pedidos para repor estoque, reformas, manutenção de equipamentos, entre outros. Cada atividade acontece em uma data diferente e confiar na memória para lembrar de todas essas tarefas não é algo que deve ser feito.

Ao optar por um programa de hotel, você poderá gerenciar também as contas a pagar e receber com muito mais praticidade. Cadastrando cada uma delas, o programa enviará uma notificação sobre a data do vencimento e ainda, um relatório específico com filtros e gráficos que mostram quais foram as receitas e despesas do estabelecimento.

Ajuda no planejamento anual

Ter um planejamento financeiro é fundamental para qualquer tipo de empresa, especialmente se no segmento de atuação houver sazonalidade, como é o caso da hotelaria. Por isso, ter um programa de hotel ajuda a acompanhar as mudanças que acontecem durante o ano, os períodos de baixa e alta, e assim tomar decisões assertivas nas ações.

Leia também: Como o Hospedin auxilia na gestão financeira do seu hotel

Não é novidade que estamos em meio a uma grande revolução tecnológica, onde nossos hábitos e prioridades estão sendo redefinidos. Mostrar que seu negócio acompanha as novas tecnologias e tendências do segmento hoteleiro deixa claro aos hóspedes e futuros clientes que você está atento às suas necessidades e seu negócio evolui constantemente.

Aplique em seu estabelecimento as melhores práticas utilizando um programa para pousada e veja como isso poderá ser o grande diferencial que vai fazer sua marca ganhar destaque e ter mais credibilidade e sucesso em meio à competitividade.

O Programa para pousada Hospedin te ajuda a profissionalizar sua gestão hoteleira. Feito para simplificar as tarefas do dia a dia dos gestores e aumentar a produtividade, o software conta com todas as funcionalidades citadas acima e muitas outras por um valor acessível. Clique aqui para fazer um teste grátis e conhecer todas as possibilidades que esta ferramenta oferece para a sua pousada!banner-2100-hoteleiros

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.