Pixel Meta

Relacionamento com o cliente: dicas para um bom atendimento na hotelaria

Tempo de leitura: 2 minutos
relacionamento com o cliente

Como você avalia o atendimento prestado aos hóspedes em sua pousada? Eles são recebidos com cordialidade e hospitalidade? Saiba que o relacionamento com o cliente deve ser uma das suas prioridades!

Um bom atendimento na hotelaria deve ser prestado desde o primeiro contato do seu hóspede. Agilidade, transparência e cordialidade serão o seu “cartão de visita”, como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica e você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão! ”.

Neste artigo iremos dar algumas dicas de atendimento, para que seus hóspedes se sintam acolhidos e valorizados e você mantenha um bom relacionamento com o cliente. Boa leitura!

Dicas para um bom relacionamento com o cliente

Linguagem adequada

Até pouco tempo atrás, o primeiro contato do hóspede com o hotel era via telefone, o que tornava essencial saber usar as palavras para este tipo de atendimento e atender de forma comercial, nada de “Alô” ou “Pronto”.

Se esse tipo de atendimento ainda é comum na sua hospedagem, apresente-se, diga o nome do seu hotel e seu nome, deseje-lhe “bom dia, boa tarde ou boa noite! ”, isso demonstrará o seu profissionalismo.

No relacionamento com o cliente, o tom de voz faz a diferença também, seja entusiasmado, é importante ter aquele “sorriso na voz”, falar pausadamente de forma clara, evitar termos técnicos, objetividade, trate seu hóspede pelo nome e escute-o.

Leia também – Whatsapp para hotéis: como revolucionar o atendimento ao cliente

Cordialidade x Imposição

Imposição nunca será o caminho para um bom relacionamento com o cliente, nunca de uma ordem ao hóspede como “Você tem que entender”, uma frase mais cordial como “Peço desculpas, porém, é necessário que o senhor compreenda que…” fará toda a diferença!

É muito importante usarmos diariamente palavras cordiais como “Por favor”, “Desculpas”, “Bom dia”, “Bem-vindo”, “Senhor”, etc.

Empatia

A partir do momento que nos colocamos no lugar dos nossos hóspedes, disposto a ouvir suas opiniões, compreendendo o que ele está dizendo e valorizando sua opinião, não significa concordar, mas respeitar a opinião alheia, evitará conflito e o bom atendimento fluirá automaticamente.

Prontidão

Deixar o hóspede esperando pode ser o fim da reserva, ou, aumento de stress em caso de está necessitando de uma ajuda.

Caso esteja ocupado, demonstre para o hóspede que percebeu a presença dele e solicite para ele aguardar um momento, sempre sendo cordial, mas nunca o deixe esperando sem dar uma satisfação.

Confira: Você precisa repensar a experiência do hóspede?

Seja transparente

Por mais desagradável que seja a informação é importante ter transparência com seu hóspede, não faça promessas que não possa cumprir, assuma os erros e não omita informação.

Dê o play e aprofunde seu conhecimento sobre relacionamento com o cliente e atendimento hoteleiro:

Invista em treinamentos dos colaboradores

Investir em treinamentos é investir em um bom relacionamento com o cliente.

Através de treinamentos seus colaboradores poderão adquirir competências interpessoais (habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação. MOSCOVIA, Fela*).

Valorize essas competências em seus colaboradores, são eles que farão atendimento direto aos seus hóspedes e precisam estar preparados para saber lidar com diferentes situações.

Saiba maisPor que dar treinamento aos funcionários do seu hotel?

Gostou das nossas dicas sobre atendimento na hotelaria? Compartilhe abaixo a sua opinião!

Compartilhe

3 respostas

  1. GOSTARIA DE SABER, COMO PROCEDER QUANDO EXISTIR APENAS UM RECEPCIONISTA NO BALCÃO E CHEGAR UM HOSPEDE, COMEÇARMOS A ATENDER E O TELEFONE TOCAR. O QUE DE FATO DEVE SER PRIORIZADO, O TELEFONE OU O HOSPEDE???

    1. Ei Weide, tudo bem? Realmente pode ser um desafio atender com qualidade a diferentes canais ao mesmo tempo. Mas em situações assim, o que você pode fazer é pedir licença ao hóspede que está no balção e, enquanto atende o telefone, ir agilizando o checkin ou checkout.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.