O turismo na melhor idade é um dos grandes destaques do turismo de lazer dos últimos tempos. Nunca se viu tantas opções de pacotes de viagens feitos especificamente para esse público que geralmente viaja em grupos e se diverte tanto quanto os mais jovens.
Mas, quando se trata da melhor idade a questão é: sua pousada ou hotel está pronto para recebê-los?
Para ajudá-lo a responder esta pergunta, preparamos este artigo repleto de dicas para receber com excelência hóspedes da terceira idade. Confira!
O crescimento da população da terceira idade requer mais atenção do setor de turismo e consequentemente dos meios de hospedagem, a fim de proporcionar uma melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Os meios de hospedagem que têm interesse em captar esse público devem estar atentos para suprir as necessidades específicas desse tipo de hóspedes.
No Brasil, existe o estatuto do idoso que destina-se a regular os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Vale dar uma olhada no estatuto (clicando aqui) de forma a analisar se seu estabelecimento cumpre as regras mínimas para recebê-los.
O objetivo deste artigo é propor uma reflexão para verificar se realmente seu estabelecimento está preparado para receber esse público.
Para isso é importante averiguar:
A ergonomia é entendida como o estudo da adaptação de um determinado local às necessidades de uma ou um grupo de pessoas. Então, neste quesito é muito importante analisar as condições da estrutura física do estabelecimento.
Analise questões como:
Normalmente já se deve dar atenção a estes fatores, mas as consequências de uma queda são muito mais graves quando estamos falando de terceira idade.
Leia também – Acessibilidade na hotelaria: como atrair mais hóspedes para o seu hotel
Com relação a alimentação, seu estabelecimento possui uma equipe preparada para atendê-los?
Alguns clientes poderão ter restrições alimentares, principalmente com relação à sal, açúcar, gordura e etc. Assim, é preciso preparar refeições balanceadas e nesse caso é relevante ter um profissional especializado na elaboração dos cardápios.
Esteja sempre preparado para de última hora atender a algum pedido exclusivo ou com alguma restrição.
A questão do lazer também é muito importante, esse público adora um agito, então nada de monotonia.
É preciso ser muito criativo nessa hora, e é claro, sempre estar atento às limitações, pois, nesse nicho terão pessoas muito saudáveis e ativas como também alguns de idades avançadas e cheios de limitações.
Mas atenção! Não é por isso que essa pessoa com restrições deva ficar isolada assistindo os outros se divertirem.
Por tanto, é muito importante saber a idade de seu hóspede e ter atividades voltadas para cada idade, não apenas generalizar como terceira idade.
Saiba mais – Hotelaria para idosos: diferenciais e requisitos desse nicho
Agora que já sabemos como deixar o estabelecimento preparado para receber esse público, vejamos como atraí-los.
Primeiro é preciso analisar o contexto onde seu estabelecimento está inserido. É um hotel de lazer? Está inserido em uma região religiosa? De negócios? Em uma região com atrativos naturais? Com aspectos culturais?
Identificando o perfil de seu estabelecimento e a região onde está inserido, é necessário elaborar estratégias para atraí-los baseando-se nessas informações.
Agora é colocar as mãos na massa e elaborar opções atrativas como, por exemplo, semanas dedicadas a eles.
Se seu estabelecimento é de negócios, poderá promover uma semana com palestras, workshops, exposições com assuntos de interesse desse público. Se seu estabelecimento é um hotel ou pousada de lazer crie períodos dedicados a melhor idade, com atividades recreativas e exercícios voltados para eles com profissionais qualificados, sempre.
Depois de planejar as atividades é importante pensar nas ações de marketing para divulgar e atraí-los. É interessante realizar uma pesquisa para que identifique quais as mídias que irão atingir esse perfil de público e quais os meios de comunicação que utilizam.
Para conhecer um pouco mais sobre marketing digital indicamos o artigo: 7 passos para fazer o marketing digital ter resultado no seu hotel.
Sendo assim, já observamos que é preciso adequar o hotel ou pousada com relação a alimentação, ergonomia e atividades inerentes à melhor idade e já vimos também, que além dessa adequação, é preciso fazer um trabalho de marketing para que o público da terceira idade possa ter conhecimento de que o estabelecimento está pronto para atendê-los. Aposte nessa tendência.
Gostou desse artigo? Cadastre-se em nosso blog e receba novidades.
A integração de canais de vendas na hotelaria tem transformado a forma como hotéis e…
O ecoturismo surge como uma opção cada vez mais encantadora por parte dos viajantes que…
Na era digital, estar presente em múltiplos canais de venda na hotelaria não é apenas…
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…