Pixel Meta

Tendências na hotelaria e turismo para 2020

Tempo de leitura: 3 minutos
Tendências na hotelaria e turismo para 2020

Com um ano se iniciando é comum analisar estudos sobre as previsões do que nos aguardam neste novo ciclo.

Entender e antecipar as tendências é fundamental para aproveitar o potencial do mercado e conquistar resultados satisfatórios.

No texto de hoje, vamos apresentar as principais tendências para 2020 – tanto de viagens quanto de hospedagem.

Assim, você ficará atualizado e poderá preparar seu estabelecimento para as novas exigências que surgirem.

4 tendências para 2020 no setor hoteleiro

1. O digital continua em alta

Apesar do fator humano ser indispensável para proporcionar uma boa experiência ao cliente, assim como em outros setores, a tecnologia continuará desempenhando um papel fundamental na hotelaria.

Com a inteligência artificial, por exemplo, hotéis e pousadas interagem com os hóspedes de diversas formas.

Entre elas por meio de chatbots, que podem ser instalados em sites e aplicativos do próprio estabelecimento ou até nos serviços de quarto, facilitando a solução de problemas ou demanda por serviços específicos com mais agilidade durante a estadia.

Graças ao aumento do uso de dispositivos móveis e a redução nos custos das tecnologias de sensores sem fio, o mercado de IoT – Internet das Coisas – também é cada vez mais crescente.

Através de sua implementação no hotel é possível que os hóspedes façam check-in automatizado.

Ela ainda permite que tenham suas portas desbloqueadas, ajustem a iluminação interna, a temperatura do quarto, troquem de canal e ainda possam acessar às comodidades oferecidas usando aplicativos e/ou por meio de comandos de voz, tudo sem sair de sua cama.

A proposta é deixar os espaços cada vez mais automatizados e inteligentes, acompanhando as exigências dos hóspedes cada vez mais conectados.

Outro recurso muito utilizado e que é uma tendência para 2020 na hotelaria é o uso do reconhecimento facial, facilitando o check-in, assim como, outros processos.

Vale lembrar que esse sistema apresenta algumas limitações sobre a regulamentação de dados e por isso é necessário consultar as leis de proteção de dados na sua localidade antes de implementá-lo no hotel ou pousada.

A biometria também é uma grande aliada dos hotéis.

Através da identificação de digitais ou do reconhecimento facial, os hóspedes têm mais praticidade e, principalmente, segurança no acesso.

Com isso, o uso do cartão de acesso ao quarto fica totalmente dispensável, uma vez que o reconhecimento das digitais faz esse trabalho.

2. Hotelaria cada vez mais sustentável

As pessoas estão cada vez mais atentas quando o assunto envolve sustentabilidade.

Por isso, hotéis e pousadas que adotam práticas a favor do meio ambiente, da comunidade local e incentivam seus hóspedes a fazer o mesmo, serão ainda mais valorizados.

Ter uma política sustentável definida no estabelecimento é fundamental para ganhar a confiança dos hóspedes.

Adotar um programa de reuso de toalhas, separar o lixo reciclável do orgânico, reduzir o uso de plásticos, incentivar a coleta seletiva e investir em energia solar são apenas algumas atitudes básicas que colaboram para que o estabelecimento se torne mais sustentável.

3. Viajantes em busca de experiências

Nos últimos anos vimos o surgimento de empresas especializadas em nichos: turismo gastronômico, atividades no meio rural, fins de semana com aventura, viagens românticas, entre outras.

Ainda como tendência para 2020, as experiências serão muito mais atrativas do que quartos luxuosos, segundo dados da Skift,

Por isso, explorar o desconhecido, pensar em atividades personalizadas para o público que vão ao encontro dos seus interesses, criar cardápios exclusivos com ingredientes da região, passeios que apresentam a cultura local – e que muitas vezes não incluem pontos turísticos famosos e já conhecidos – pode ser muito mais interessante para esses hóspedes.

4. Hotéis com forte presença online

Produzir conteúdo relevante e interagir com os clientes através de blogs, redes sociais e canais de comunicação online continua sendo uma tendência para 2020.

Com um posicionamento bem definido, linguagem adequada e uma equipe pronta para monitorar e responder comentários, além de melhorar a imagem da marca passa ainda mais credibilidade para os hóspedes.

Outro ponto que merece atenção é quanto ao desenvolvimento do site do estabelecimento.

É fundamental que ele seja responsivo (ou seja, se adapte a telas de computadores, tablets e smartphones), tenha um design agradável e um motor de reserva de alta qualidade.

Com esses três itens, você pode fazer com que os clientes façam as reservas direto por este canal ao invés de terceiros.

Além disso, investir em campanhas de marketing, envio de newsletter, campanhas no Google e SEO são essenciais para aumentar sua visibilidade perante a concorrência e atrair o público.

Agora que você já sabe as tendências para 2020, pode olhar para o seu estabelecimento e planejar o que vai colocar em prática neste novo ano!

Aproveita para contar pra gente aqui nos comentários se você já aplica alguma dessas tendências aí no seu estabelecimento!

Você também pode gostar de lerHábitos de consumo dos hóspedes: porque você precisas entendê-los?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.