Marketing

Como usar a análise SWOT na estratégia de marketing da sua pousada

Muitos empreendedores do setor hoteleiro ficam apreensivos ao tomar algumas decisões importantes para o negócio, especialmente quando o assunto é o marketing. E apesar de algumas situações não serem fáceis, é preciso olhar para o atual cenário e avaliar os impactos – positivos e negativos – que a escolha irá trazer.

Para isso, existem ferramentas que são fundamentais e que podem muito bem ajudar a guiá-los neste processo. Entre elas temos a análise SWOT.

Se você nunca ouviu falar sobre este termo, fique tranquilo! Neste post, vamos te explicar o que ele significa, para que serve e como aplicá-lo na estratégia de marketing da sua pousada. Bora?!

O que é a análise SWOT

Considerada uma metodologia tradicional para quem estuda Administração, SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Aqui no Brasil ela também é conhecida como Matriz F.O.F.A.

Acredita-se que foi criada na década de 60 por Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de uma pesquisa na Universidade de Stanford. Basicamente ela ajuda o empreendedor a diagnosticar os pontos fortes e os fracos da empresa, mas não analisando apenas o que ocorre dentro do estabelecimento, e sim, olhando para o mercado como um todo.

Ou seja, precisa-se observar o que acontece internamente, diagnosticando os pontos fortes e fracos, e externamente, de onde vem as oportunidades e ameaças.

Como fazer a análise SWOT?

Para dar início a análise SWOT da sua pousada, precisamos entender a matriz SWOT, uma estrutura desenvolvida para facilitar o entendimento e visualização das informações captadas, a partir da análise do mercado.

Veja a seguir como montar sua matriz SWOT:

Mas o que inserir em cada um desses itens?

Para preencher cada lacuna, é preciso realizar pesquisas e colher o máximo de informações sobre o meio em que sua pousada está inserida. É necessário olhar para dentro do seu negócio, e também ao redor dele, para obter o máximo de informações relevantes para preencher os 4 pontos da sua matriz SWOT, e assim obter conclusões que realmente sejam úteis para sua estratégia de marketing.

Veja a seguir o que colocar em cada um desses pontos:

Forças

No primeiro quadrante “Forças”, listas-se quais são os pontos internos que destacam a pousada da concorrência.
Ex.: referência nas atividades oferecidas; localização privilegiada; excelência no serviço prestado; bons elogios vindo dos hóspedes; fornecedores de primeira; atendimento bem avaliado, etc.

Fraquezas

Já no segundo quadrante “Fraquezas”, lista-se o contrário do item anterior, ou seja, quais são as falhas internas em relação aos concorrentes.
Ex.: elevados custos com a operação; problemas entre gestores e equipe; escassez de insumos; má conservação de alguns espaços; falta de posicionamento no mercado; novas tecnologias não estão sendo usadas a favor do negócio, etc.

Oportunidades

No terceiro quadrante vêm as “Oportunidades”: quais fatores externos aumentam o potencial da pousada e a tornam mais competitiva?
Ex.: um concorrente declarou falência; o perfil dos hóspedes está mudando; há novas atrações surgindo próximas ao estabelecimento; a previsão para a próxima temporada é muito favorável; o número de pessoas viajando têm aumentado; etc.

Ameaças

E por fim, aparecem as “Ameaças”: quais são os aspectos negativos que podem comprometer os objetivos listados no ponto anterior?
Ex.: novos concorrentes estão se instalando nas mediações; funcionários essenciais para o negócio estão saindo da empresa; os impostos estão mais altos; regras burocráticas estão sendo aplicadas; aplicativos de hospedagem em domicílios estão em alta; entre outros.

Importante: o ambiente interno é considerado aquele sobre o qual a empresa tem controle, ou seja, pode agir sobre ele. Já o ambiente externo pode ser dividido de duas formas: entre micro e macroambiente.
Para avaliar o microambiente, pontos como clientes, fornecedores e concorrentes devem ser levados em consideração. Já quando se trata do macroambiente, os itens avaliados são políticos, econômicos, demográficos e tecnológicos, por exemplo.

Estes foram algumas ideias de questionamentos que podem ser utilizadas na elaboração do seu diagnóstico. A seguir, veja como ficaria na prática a matriz SWOT de uma pousada ilustrativa:

Agora que você já tem a base, é hora de fazer a análise SWOT da sua pousada!


Mas lembre-se: seja realista sobre os verdadeiros pontos de cada categoria e priorize os itens mais relevantes para o seu negócio.

E depois, como colocar em prática?

Após levantar todos os pontos é hora de avaliar. Combine as informações levantadas e veja as possibilidades de estratégias, como por exemplo: forças + oportunidades; forças + ameaças; fraquezas + oportunidades; fraquezas + ameaças.

Com base nas informações obtidas, pense no seguinte: como aproveitar as oportunidades? Como erradicar os pontos fracos? Como potencializar os fortes? O que pode ameaçar o negócio?

Após analisar os resultados e conclusões da sua análise SWOT, una esse material ao seu planejamento de marketing e coloque novas estratégias em ação.

Complemente sua leitura com o artigo A importância dos 4P’s na estratégia de marketing para pousadas

Planeje-se para analisar de tempos em tempos a eficiência dos resultados, e se achar que precisa de novos caminhos, refaça a análise SWOT da pousada.

Importância da análise SWOT

A aplicação da metodologia proporciona ao empreendedor mais segurança com relação a escolha de suas estratégias de gestão e de marketing, além de ter uma análise sob diversas perspectivas e de uma maneira objetiva sobre seu negócio.

Com essa análise é possível também ter um diagnóstico detalhado do cenário atual do mercado, bem como a posição da concorrência com relação a sua pousada. Além disso, todos os dados levantados mostram as oportunidades e as situações ameaçadoras que podem aparecer.

Conclusão: seja qual for o porte do seu estabelecimento, a análise SWOT é uma excelente ferramenta para “autoconhecer” a empresa e consequentemente, reduzir os riscos e maximizar seu sucesso.

Quanto mais dados forem reunidos para mostrar o ambiente interno e externo do negócio, mais efetivas poderão ser as estratégias adotadas para o planejamento de marketing.

É impossível prever o que vai acontecer no futuro, mas identificar tendências e se preparar para elas é algo que esse estudo poderá ajudá-lo ao longo do tempo.

E aí, já fez a análise SWOT do seu meio de hospedagem? Encontrou alguma dificuldade? Conta pra gente, vamos adorar lhe ajudar!

Posts recentes

Fatores indispensáveis para personalização de serviços na hotelaria

Em um mercado tão dinâmico e em constante evolução, em que a arte da hospitalidade…

2 dias atrás

Confiabilidade de dados na hotelaria: por que é tão importante?

Na era digital em que vivemos, a confiabilidade de dados desempenha um papel fundamental em…

4 dias atrás

O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?

Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de…

1 semana atrás

Branded residences: como esse modelo de negócio impacta a hotelaria?

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado no setor imobiliário e hoteleiro: os…

2 semanas atrás

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se…

2 semanas atrás

Channel Manager: gestão de canais de venda para o seu hotel

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um…

3 semanas atrás