Pixel Meta

Como usar a análise SWOT na estratégia de marketing da sua pousada

Tempo de leitura: 4 minutos
analise-swot-hotel

Muitos empreendedores do setor hoteleiro ficam apreensivos ao tomar algumas decisões importantes para o negócio, especialmente quando o assunto é o marketing. E apesar de algumas situações não serem fáceis, é preciso olhar para o atual cenário e avaliar os impactos – positivos e negativos – que a escolha irá trazer.

Para isso, existem ferramentas que são fundamentais e que podem muito bem ajudar a guiá-los neste processo. Entre elas temos a análise SWOT.

Se você nunca ouviu falar sobre este termo, fique tranquilo! Neste post, vamos te explicar o que ele significa, para que serve e como aplicá-lo na estratégia de marketing da sua pousada. Bora?!

O que é a análise SWOT

Considerada uma metodologia tradicional para quem estuda Administração, SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Aqui no Brasil ela também é conhecida como Matriz F.O.F.A.

Acredita-se que foi criada na década de 60 por Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de uma pesquisa na Universidade de Stanford. Basicamente ela ajuda o empreendedor a diagnosticar os pontos fortes e os fracos da empresa, mas não analisando apenas o que ocorre dentro do estabelecimento, e sim, olhando para o mercado como um todo.

Ou seja, precisa-se observar o que acontece internamente, diagnosticando os pontos fortes e fracos, e externamente, de onde vem as oportunidades e ameaças.

Como fazer a análise SWOT?

Para dar início a análise SWOT da sua pousada, precisamos entender a matriz SWOT, uma estrutura desenvolvida para facilitar o entendimento e visualização das informações captadas, a partir da análise do mercado.

Veja a seguir como montar sua matriz SWOT:

analise-swot

Mas o que inserir em cada um desses itens?

Para preencher cada lacuna, é preciso realizar pesquisas e colher o máximo de informações sobre o meio em que sua pousada está inserida. É necessário olhar para dentro do seu negócio, e também ao redor dele, para obter o máximo de informações relevantes para preencher os 4 pontos da sua matriz SWOT, e assim obter conclusões que realmente sejam úteis para sua estratégia de marketing.

Veja a seguir o que colocar em cada um desses pontos:

Forças

No primeiro quadrante “Forças”, listas-se quais são os pontos internos que destacam a pousada da concorrência.
Ex.: referência nas atividades oferecidas; localização privilegiada; excelência no serviço prestado; bons elogios vindo dos hóspedes; fornecedores de primeira; atendimento bem avaliado, etc.

Fraquezas

Já no segundo quadrante “Fraquezas”, lista-se o contrário do item anterior, ou seja, quais são as falhas internas em relação aos concorrentes.
Ex.: elevados custos com a operação; problemas entre gestores e equipe; escassez de insumos; má conservação de alguns espaços; falta de posicionamento no mercado; novas tecnologias não estão sendo usadas a favor do negócio, etc.

Oportunidades

No terceiro quadrante vêm as “Oportunidades”: quais fatores externos aumentam o potencial da pousada e a tornam mais competitiva?
Ex.: um concorrente declarou falência; o perfil dos hóspedes está mudando; há novas atrações surgindo próximas ao estabelecimento; a previsão para a próxima temporada é muito favorável; o número de pessoas viajando têm aumentado; etc.

Ameaças

E por fim, aparecem as “Ameaças”: quais são os aspectos negativos que podem comprometer os objetivos listados no ponto anterior?
Ex.: novos concorrentes estão se instalando nas mediações; funcionários essenciais para o negócio estão saindo da empresa; os impostos estão mais altos; regras burocráticas estão sendo aplicadas; aplicativos de hospedagem em domicílios estão em alta; entre outros.

Importante: o ambiente interno é considerado aquele sobre o qual a empresa tem controle, ou seja, pode agir sobre ele. Já o ambiente externo pode ser dividido de duas formas: entre micro e macroambiente.
Para avaliar o microambiente, pontos como clientes, fornecedores e concorrentes devem ser levados em consideração. Já quando se trata do macroambiente, os itens avaliados são políticos, econômicos, demográficos e tecnológicos, por exemplo.

Estes foram algumas ideias de questionamentos que podem ser utilizadas na elaboração do seu diagnóstico. A seguir, veja como ficaria na prática a matriz SWOT de uma pousada ilustrativa:

analise-swot-hotelaria

Agora que você já tem a base, é hora de fazer a análise SWOT da sua pousada!


Mas lembre-se: seja realista sobre os verdadeiros pontos de cada categoria e priorize os itens mais relevantes para o seu negócio.

E depois, como colocar em prática?

Após levantar todos os pontos é hora de avaliar. Combine as informações levantadas e veja as possibilidades de estratégias, como por exemplo: forças + oportunidades; forças + ameaças; fraquezas + oportunidades; fraquezas + ameaças.

Com base nas informações obtidas, pense no seguinte: como aproveitar as oportunidades? Como erradicar os pontos fracos? Como potencializar os fortes? O que pode ameaçar o negócio?

Após analisar os resultados e conclusões da sua análise SWOT, una esse material ao seu planejamento de marketing e coloque novas estratégias em ação.

Complemente sua leitura com o artigo A importância dos 4P’s na estratégia de marketing para pousadas

Planeje-se para analisar de tempos em tempos a eficiência dos resultados, e se achar que precisa de novos caminhos, refaça a análise SWOT da pousada.

Importância da análise SWOT

A aplicação da metodologia proporciona ao empreendedor mais segurança com relação a escolha de suas estratégias de gestão e de marketing, além de ter uma análise sob diversas perspectivas e de uma maneira objetiva sobre seu negócio.

Com essa análise é possível também ter um diagnóstico detalhado do cenário atual do mercado, bem como a posição da concorrência com relação a sua pousada. Além disso, todos os dados levantados mostram as oportunidades e as situações ameaçadoras que podem aparecer.

Conclusão: seja qual for o porte do seu estabelecimento, a análise SWOT é uma excelente ferramenta para “autoconhecer” a empresa e consequentemente, reduzir os riscos e maximizar seu sucesso.

Quanto mais dados forem reunidos para mostrar o ambiente interno e externo do negócio, mais efetivas poderão ser as estratégias adotadas para o planejamento de marketing.

É impossível prever o que vai acontecer no futuro, mas identificar tendências e se preparar para elas é algo que esse estudo poderá ajudá-lo ao longo do tempo.

E aí, já fez a análise SWOT do seu meio de hospedagem? Encontrou alguma dificuldade? Conta pra gente, vamos adorar lhe ajudar!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.