Como um motor de reservas on-line facilita a compra do hóspede?

Tempo de leitura: 4 minutos
motor de reservas online

O motor de reservas on-line, para muitos hoteleiros, representa a possibilidade de realizar vendas diretas. Mas, na verdade, é muito mais que isso.  

A partir do momento em que o cliente busca realizar a reserva no seu site, ele está se relacionando diretamente com você. 

E isso representa muitas vantagens, pois as vendas diretas são mais rentáveis, já que não é necessário dispor de comissões a terceiros e você não corre o risco de duplicar reservas ou cometer erros manuais.  

Isso porque o motor de reservas é atualizado em tempo real e integrado a outras ferramentas. Ou seja, assim que o cliente clica para concluir a compra, a reserva é feita e seu mapa é atualizado. 

Continue a leitura e descubra o que é um motor de reservas, quais as principais funcionalidades que você deve procurar e quais as vantagens desta ferramenta para você e para os hóspedes.

O que é um motor de reservas?

O motor de reservas traz a vantagem de atrair mais hóspedes para o seu hotel ou pousada. Ele nada mais é que um software, que transforma o site do seu negócio em um canal de vendas, dispensando outros sites de reservas. 

Com isso, o hóspede consegue realizar todo o processo de reserva diretamente dentro do seu site, aumentando a independência do seu empreendimento.

Desta forma, o motor de reservas para hotel é uma ferramenta que promete melhorar a sua rentabilidade. Porém, vale lembrar que ele não é responsável pelo trabalho sozinho.

Desenvolver um site para o seu hotel com um motor de reservas integrado sem pensar em estratégias para o seu canal de vendas, pode prejudicar o alcance do resultado esperado.

Por isso, para ter uma grande rotatividade, com vendas frequentes, é preciso ter um marketing bem direcionado, isso sim fará com que seu site realize, basicamente, todas as vendas sozinho.

Leia também: O que evitar e o que fazer em um site de hotel

Como funciona o motor de reservas?

A principal vantagem de usar um motor de reservas é a possibilidade de receber reservas diretamente no seu próprio site. E assim, evitar as comissões cobradas pelos portais on-line que aplicam as reservas.

Entretanto, a implementação de um motor de reservas no seu site também permite que você fidelize os clientes e melhore a experiência de viagem, isso porque existem os serviços adicionais que você pode implementar no software. 

Alguns deles são:

Payment Manager – permite receber pagamentos com facilidade e segurança em qualquer lugar devido aos gateways de pagamento implementados no serviço.

Digital Concierge – permite gerenciar todo o processo da reserva para garantir uma experiência de compra 360° para o cliente através de uma comunicação otimizada antes, durante e após a estada do cliente.

Ou seja, podemos dizer que as vantagens de um motor de reservas são:

  1. Uma margem de lucro mais alta para acomodações;
  2. Maior taxa de conversão no site;
  3. Maior segurança nas transações on-line;
  4. Possibilidade de venda de produtos e serviços adicionais combinados com a reserva;
  5. Economia de tempo tanto para o hóspede quanto para o estabelecimento.

Os benefícios de um motor de reservas on-line

Como mencionado anteriormente, a principal vantagem para os hotéis que utilizam motor de reservas é efetuar a venda diretamente pelo próprio site, não precisando disponibilizar a comissão que é enviada aos canais de distribuição externos, como OTAs, GDSs, agências de viagem ou marketplaces on-line.

Além disso, o hóspede tem a vantagem de poder fazer sua reserva a qualquer momento, de qualquer lugar e, se você tiver um processador de pagamentos integrado, o cartão de crédito será cobrado imediatamente.

Diante deste fato, com o motor de reservas disponível, você pode criar inúmeras ações de marketing para converter seu hóspede durante a permanência dele no seu hotel.

Um ótimo exemplo de ação é oferecer incentivos, como cupons de desconto e promoções, para o retorno via reserva direta.

Você também pode criar condições especiais para clientes fidelizados, de forma mais rápida e organizada através da ferramenta.

As funcionalidades mais importantes do motor de reservas

Antes de começar a buscar as funcionalidades que oferecem mais vantagens, você precisa descobrir como deseja pagar o seu provedor de software de motor de reservas. Ou seja, verificar o seu orçamento e descobrir quanto você pode investir para um retorno positivo são os passos primordiais.

Dito isso, confira as principais funcionalidades da ferramenta:

Disponibilidade 24 horas por dia 

O motor de reservas é a sua loja on-line. Se as reservas não podem ser aceitas automaticamente o tempo todo, você está perdendo negócios. A disponibilidade também é essencial para manter a força do seu canal de reservas diretas.

Experiência de reserva impecável

Os visitantes do seu site esperam que o processo de reserva seja fácil, conveniente e rápido, assim como qualquer outro site de compras on-line. Simplicidade e passos claros são tudo. As etapas mais importantes da jornada de compra devem ser muito simples: busca por datas, seleção de um quarto e o pagamento. 

Leia também: Site para hotel: como torná-lo uma máquina de reservas direta

Integrações

Quando falamos sobre disponibilidade de acomodações, tipos de tarifas e preços, o seu motor de reservas deve ser confiável. Por esse motivo, é essencial ter uma integração com o seu Channel Manager e o Sistema de Gestão Hoteleira. Você evitará overbookings, erros de preço e a necessidade de transferir manualmente os dados de um software para outro. 

Processamento de pagamentos

Um processador de pagamentos on-line automatiza o processo de reserva para a propriedade e para o hóspede. Hoje em dia, os hóspedes tendem a realizar pagamentos com cartões de crédito e receber a confirmação da reserva de forma instantânea. Esse processo também faz com que você economize seu tempo, uma vez que não precisará cobrar manualmente pelas reservas nem verificar a validade do cartão de crédito.

Acesso móvel 

Procure um motor de reservas que carregue rapidamente e que seja totalmente otimizado para dispositivos móveis. Com os smartphones, mudamos nossa forma de nos comportarmos como consumidores. Agora, esperamos um processo de reserva self-service independentemente do dispositivo que estamos usando. Sem isso, você estará perdendo vendas porque seu site não está funcionando corretamente.

Complemente sua leitura com este vídeo sobre motor de reservas

E aí? Você já usa o motor de reservas no site da sua hospedagem? Comenta aqui como é a sua experiência com ele.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.