Pixel Meta

PMS, Motor de Reservas e Channel Manager: entenda as tecnologias hoteleiras

Tempo de leitura: 5 minutos
pms-motor-de-reservas-channelmanager

As tecnologias hoteleiras são importantes aliadas no crescimento e, até mesmo, na manutenção do meio de hospedagem. Sem um PMS, um Channel Manager ou um Motor de Reservas, o que deveria ser um motivo de sucesso pode se tornar uma dor de cabeça.

Ou seja, no atual contexto dos negócios hoteleiros a competitividade é pautada por aqueles que usam a tecnologia em favor da sua empresa e do seu time.

Neste artigo, vamos entender com clareza, quais são as ferramentas tecnológicas que impulsionam o crescimento do hotel ou da pousada, por meio da organização, profissionalização e do aumento das vendas.

Portanto, confira o conteúdo na íntegra para decidir o que você precisa olhar com mais atenção a partir de agora.

O que é um PMS – Property Manager System?

Os processos da hotelaria nasceram manualizados e com o passar do tempo foram sendo aprimorados por uma série de ferramentas e metodologias. Isso é normal e muito benéfico para o setor.

É nesse cenário que surge o PMS, também conhecido como sistema para hotelaria ou software hoteleiro

Esse sistema tem um conjunto de processos, específicos da hotelaria, automatizados e organizados em um único lugar, facilitando toda gestão de informações, gestão da equipe e atendimento ao hóspede. Desde a pré-reserva até a pós-venda pode ser feita com a ajuda do PMS, nas suas versões mais básicas.

Mas o sistema hoteleiro vai além na parte operacional. 

Pois, por meio dele, o hoteleiro tem condições de administrar estrategicamente seu negócio usando indicadores, relatórios e gráficos em tempo real. O PMS também oferece uma gestão unificada quando integrado às outras ferramentas que veremos neste artigo.

O PMS surge primeiramente, atendendo as redes hoteleiras em sua complexidade de processos, e num segundo momento, abrangendo todo tipo de hotéis e pousadas, como a hotelaria independente.

Com o avançar da tecnologia, os pequenos e médios meios de hospedagem podem usufruir dos benefícios de um PMS e ter as mesmas vantagens que as grandes redes hoteleiras têm. Hoje em dia, também se pode contar com sistemas que possuem um custo-benefício condizente com a realidade desse mercado, sem complexidade e sem as infinitas taxas de instalação, implantação e manutenção.

Essa é a proposta do Hospedin: oferecer uma gestão hoteleira simples e prática. Para saber mais visite nosso site e peça um teste gratuito.

O que é um Channel Manager?

Complementando o nosso conhecimento sobre o PMS, vamos entender a importância do Channel Manager para o seu hotel ou pousada.

Aqui, temos um sistema que atua na gestão das reservas nos diferentes canais de venda e acaba por potencializar as receitas, oferecendo a possibilidade de fazer mais anúncios de forma segura diversificando os canais.

Isso porque o Channel Manager, também conhecido como Gestor de Canais, faz a atualização automática das disponibilidades de UHs em todos os canais de venda simultaneamente, incluindo a atualização no PMS, caso sejam integrados.

Se você anuncia seus quartos em 3 canais de vendas terceirizados, como Booking, Decolar e Airbnb, já se faz necessário ter um Channel Manager. Pois um quarto vendido no Booking que não tenha sido bloqueado ao mesmo tempo nos outros canais e no PMS, pode gerar um sério problema junto ao hóspede.

Corre-se o risco de vender o mesmo quarto duas vezes e na falta de outro para realocar o hóspede, o overbooking vai causar dor de cabeça.

Tendo o Channel Manager, integrado ao PMS (de preferência), todo esse processo é feito de forma automática e autônoma, ou seja, sem que o hoteleiro precise gerenciar manualmente ou ficar preocupado com as vendas feitas nos canais a qualquer hora do dia.

Saiba mais: Para que serve um Channel Manager? Características indispensáveis

O que é um Motor de Reservas?

Até aqui nós já entendemos que o Channel Manager faz a gestão dos canais de venda. E que o PMS também pode ser encarado como um canal, pois nele são registradas as reservas feitas no balcão e nos demais canais, como o próprio Instagram e WhatsApp.

Com isso, o Motor de Reservas pode ser facilmente encarado como mais um canal de venda, e um canal bastante relevante.

A venda direta, feita pelo site do hotel é intensificada e profissionalizada com o Motor de Reservas, também conhecido como Booking Engine.

Se você tem essa ferramenta acoplada ao seu site, o hóspede tem condições de consultar as disponibilidades e fechar a reserva sozinho, incluindo a escolha do meio de pagamento que foi pré-configurado pelo hotel.

Perceba que a comodidade oferecida ao hóspede por meio do Motor de Reservas é uma vantagem competitiva que pode virar o jogo.

Aliando isso a um site de alta qualidade, que funciona bem nos dispositivos móveis, o hoteleiro pode aumentar consideravelmente o seu percentual de reservas diretas.

E uma vez integrado ao Channel Manager e ao PMS, essa mesma venda entra no fluxo automático de atualização em todos os canais utilizados pelo hotel.

Entenda: Como um motor de reservas on-line facilita a compra do hóspede?

Diferenças entre PMS, Channel Manager e Motor de Reservas

Se você chegou até esse ponto da leitura, já deve ter percebido que existem diferenças importantes entre as tecnologias hoteleiras apresentadas aqui.

Cada qual tem um objetivo muito claro e juntas trabalham para um objetivo ainda maior. Algo que precisa ser considerado pelo hoteleiro nos dias de hoje.

Vamos entender um pouco mais:

O PMS tem foco na gestão total das reservas, através do mapa de reservas que é uma das suas principais funcionalidades, mas também na gestão completa do hotel. Desde de receitas, despesas, estoque, pontos de venda, day use, reservas em grupo, atividades do time, relatórios e indicadores são gerenciados com o PMS.


Costumamos dizer que ele é um grande guarda-chuvas que envolve as demais ferramentas conectadas a si.

O Channel Manager, por sua vez, tem foco na gestão das vendas que são feitas pelos canais terceirizados. Existem hotéis que têm uma grande concentração de reservas vindas desses canais e existem outros que utilizam diversos canais diferentes.

O Channel Manager da Hospedin oferece mais de 100 canais como oportunidades para anunciar seu hotel ou pousada  e vender mais. 

banner-pms-motor-de-reservas-channel-manager-hospedin

Com isso, sem o Gestor de Canais, essa organização fica comprometida e dependente de uma pessoa que precisa atualizar as disponibilidades constantemente.

Já o Motor de Reservas tem foco na venda direta, um objetivo muito desejado pelos hoteleiros. Quanto mais reserva direta for feita pelo site do hotel, mais o hoteleiro aprimora sua estratégia de vendas, sem ficar à mercê dos canais terceirizados e diminuindo custo com comissões.

Além do que, o hoteleiro poderá fazer vendas 24 horas por dia, sem precisar envolver um funcionário sequer.

Aproveite para ler: 6 melhores estratégias para gestão de reservas on-line

A tríade de ferramentas hoteleiras

Se usados separadamente, podem oferecer uma série de benefícios como vimos até aqui.

Mas se você tiver a oportunidade de utilizar os três sistemas integrados, chegará mais perto de um dos principais objetivos da hotelaria: vender mais de forma organizada e com qualidade.

Ao optar pelo PMS, Channel e Motor de Reservas trabalhando em conjunto, tem-se uma equipe mais alinhada, engajada com a entrega de valor e com tempo disponível para focar no que é mais importante na hotelaria: a hospitalidade.

Isso porque, a tríade da gestão completa (PMS + Channel + Motor) elimina e mitiga muitos dos problemas que tiram o sono das pessoas que trabalham no meio de hospedagem como por exemplo: insatisfação do hóspede, reclamação, baixa taxa de ocupação, falta de tempo, falta de organização das informações e até mesmo, a falta de motivação do time.

Perceba que as vantagens são muitas.

A Hospedin pode ajudar nessa missão

Se você quer descobrir como ter esse combo completo no seu meio de hospedagem, converse com um dos nossos Consultores.

Nós oferecemos o combo PMS, Channel Manager e Motor de Reservas totalmente integrados e com planos a partir de R$ 309,80 por mês.

Além disso, contamos com um time altamente preparado para oferecer todo o suporte necessário desde a implantação, configuração e uso das ferramentas. Nossa premissa é de que todos os hoteleiros e pousadeiros possam ter acesso às vantagens competitivas que essas tecnologias oferecem.

Tudo de um jeito simples e fácil.

Fale com um dos nossos Consultores e confira.

Para saber mais sobre o assunto, confira a playlist sobre tecnologias hoteleiras no nosso canal no Youtube.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.