Pixel Meta

6 melhores estratégias para a gestão de reservas on-line

Tempo de leitura: 5 minutos
gestao-de-reservas-online

Qual o seu objetivo quando trabalha as reservas? Evitar o overbooking ou ter mais produtividade e receita ao final do período? Independentemente da sua escolha, a gestão de reservas é um dos processos mais importantes na hotelaria.

Na hotelaria, controlar as reservas de forma firme e estratégica vai ajudar a evitar situações desagradáveis envolvendo os hóspedes e, até aquelas que prejudicam o recebimento de receitas.

Por isso, se faz necessário o entendimento de como gerenciar as reservas on-line. Nesse artigo queremos te ajudar nessa tarefa, apontando estratégias que possam ser aplicadas na hospedagem imediatamente. Além de te apresentar ferramentas como o channel manager, um potencializador de reservas, que pode ajudar o hoteleiro infinitamente.

O que são reservas on-line?

A internet tem uma importância gigante na vida das pessoas, para que pesquisem, comparem, encontrem estabelecimentos, analisem um produto, dentre muitas outras situações. As reservas de hotel hoje são feitas, muitas das vezes, de forma on-line. Assim, as reservas on-line são aquelas feitas pela internet.

Essa forma de fazer reservas, oferece uma comodidade maior aos clientes, inclui conforto durante a compra e a redução do tempo gasto nos telefones, por exemplo. Então, cada vez mais, as pessoas estão buscando o conforto da compra on-line.

O seu estabelecimento não pode perder a oportunidade de vender mais por não estar no cenário tecnológico. Por isso, incluir o seu hotel nas plataformas de vendas on-line, ter um motor de vendas, mas principalmente, saber gerir as reservas têm que ser prioridade.

Os sites de reservas on-line mais utilizados

As operadoras online de reservas, também conhecidas como OTA ‘s, permitem que os consumidores tenham uma amplitude de busca bem mais atrativa para a sua escolha

Esses sites trazem a possibilidade de reservar um hotel a qualquer momento e, principalmente, fazer comparações de preços de forma instantânea.

Ao utilizar os sites de reservas, certifique-se de que são confiáveis para que o seu hotel consiga melhores resultados. 

Verifique se o site possui selo de certificação, mostre as informações das ofertas de forma mais clara possível, cuide para que os comentários dos hóspedes sejam bons e valham para recomendação, faça um trabalho excepcional para não cair nos sites de reclamações. 

Os mais utilizados são:

Booking.com

Nasceu de uma startup fundada em 1996 em Amsterdã e é hoje uma das maiores empresas de viagens do mundo. 

A Booking.com está disponível em 43 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios de acomodação. Nesse site, as pessoas podem reservar todo tipo de acomodação.

Expedia

A Expedia é uma empresa de viagens e tecnologia norte-americana, sediada em Seattle. Efetua reservas em mais de 140 mil hotéis em todo o mundo e atua com reservas online. 

Esse site encontra hotéis e passagens apenas pelas preferências sobre a viagem, como datas específicas, quantidade de passageiros, companhias aéreas preferidas e horários de partida e chegada.

Decolar

A Decolar.com é a maior Agência de Viagens da América Latina. Comercializa pacotes de viagens, passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de carros, cruzeiros, passagens de ônibus, ingressos para parques e outras atrações e atividades, além de aluguel de imóveis para temporada e seguros de viagens.

TripAdvisor

Tripadvisor.com é um site de viagens americano com sede em Massachusetts. Além de ser uma plataforma de comercialização de hospedagem, traz avaliações que permitem ao usuário ficar sabendo dos melhores preços para tudo o que precisa em sua viagem, pois faz as comparações necessárias.

Confira: Como administrar a reputação da sua pousada no Tripadvisor

Agoda

Agoda é uma agência de viagens on-line de Cingapura para hotéis, aluguéis de temporada, voos e transporte para o aeroporto. É uma das plataformas de hotéis online com maior crescimento em todo o mundo desde seu nascimento em 2005.

Para estar presente em qualquer uma dessas plataformas de vendas é bastante simples, basta se cadastrar na página de cadastro que elas possuem. 

O processo é bastante intuitivo, mas você deve ler antes sobre a política de pagamentos e conhecer os detalhes da relação para fazer as melhores escolhas no momento do cadastramento.

O que é a gestão de reservas on-line?

Fazer a gestão de reservas é gerenciar todas as reservas que o seu hotel vai receber via on-line em um único software

Há sincronização automática entre o seu PMS e os canais ou plataformas de venda e isso facilita a vida do hoteleiro de várias formas:

  • Aumenta as vendas por causa da visibilidade;
  •  Minimiza o risco de overbooking em função das informações compartilhadas;
  •  Reduz o tempo de gerenciamento porque fica tudo concentrado na integração com o PMS;
  • Automatiza o tarifário, já que a distribuição em todos os canais é de forma automática;
  • Cuida da paridade tarifária quando distribui de forma igual para seus anúncios.

Channel manager

O Channel Manager ou também conhecido como Gestor de Canais, é uma solução que possibilita centralizar a gestão das reservas realizadas em várias OTAS e canais de reservas em um só lugar.

Saiba mais: Channel Manager – simplifique sua gestão de vendas on-line

Essa facilidade de visualização centralizada traz inúmeras vantagens para o seu trabalho, pois otimiza seu tempo, diminui o risco de overbooking, mostra o todo para você decidir com total segurança sobre as reservas do hotel.

Dicas para otimizar a gestão de reservas do hotel

As estratégias aqui descritas não possuem uma elaboração gigante que possa atrapalhar a execução delas, ao contrário essas dicas são simples e eficazes para dar um up nas reservas do seu hotel.

1- Evite erros com controle

Ao definir os processos de controle para gestão das reservas e segui-los, você terá uma minimização de erros. 

Pelo movimento dos meios de hospedagem ser muito dinâmico e em alguns casos surpreendente, necessita de um acompanhamento próximo. 

Então, não fazer um controle rígido e diário pode fazer você perder oportunidades de negócio ou causar overbooking.

2- Criar o hábito da confirmação da reserva

Com essa dica o hotel disponibiliza imediatamente o quarto para reserva quando não há a confirmação por parte do hóspede. 

Fazer esse serviço de forma manual demanda tempo e atenção, por isso cogite trabalhar com os alertas do channel manager.

3- Escolha da política de recebimento

Para evitar que o cliente desista da hospedagem pode-se pedir o sinal financeiro ou oferecer preços convidativos mediante a regra de não reembolso em caso de desistência. 

No primeiro caso se cria um compromisso com o sinal dado, mas é preciso tomar cuidado porque alguns clientes podem não gostar dessa estratégia. 

No segundo caso, tem-se que passar a informação da forma mais clara possível para que o cliente saiba sobre o não reembolso.

Confira: Política de cancelamento de reservas para hotéis e pousadas

4- Investir em marketing digital

É muito comum as reservas serem feitas pelos meios digitais e, por isso, usar esse meio para fazer propaganda do seu hotel é uma boa estratégia. Afinal quem não é visto, não é lembrado facilmente, não é mesmo? 

Assim, mantenha as redes sociais atualizadas, permita que os clientes postem fotos da estadia e utilize as OTAs também.

5- Contrate um sistema de gestão de reservas

Com um channel manager você pode anunciar seu hotel em vários locais, com total controle sobre as reservas e conquistar muito mais reservas através destes novos canais de venda como o Booking.com, Decolar, Expedia, Tripadvisor e muitos outros.

6- Treine seu pessoal

No seu estabelecimento é preciso ter gente capacitada para colocar as estratégias pensadas em prática. Por isso, treinar o seu pessoal vai te ajudar a alcançar bons níveis na gestão de reservas. 

Observe as habilidades e competências de cada um deles e aprimore aquelas mais importantes para o hotel.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe e faça essa informação seguir para mais pessoas.

Solte o play e confira:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.