Pixel Meta

Para que serve um Channel Manager? Características indispensáveis

Tempo de leitura: 4 minutos
para-que-serve-channel-manager

Para o funcionamento perfeito de um meio de hospedagem precisa-se de boa funcionalidade em todos os setores, desde o pessoal até as ferramentas de gestão. Embora uns com peso maior, nenhum setor deve ser negligenciado pelo hoteleiro.

Apesar da necessidade desse olhar amplo para o negócio, uma ferramenta de gestão carece de bastante atenção, pois se mostra como um grande facilitador no alcance de mais reservas. Está-se falando do Channel Manager.

Neste artigo você vai conhecer a fundo essa ferramenta indispensável ao hotel, quais as funcionalidades de um Channel Manager, ou Gestor de Canais, precisa ter para ajudá-lo na gestão de reservas e, também, quais os ganhos que se tem ao investir na gestão de reservas.

O que é Channel Manager?

Channel Manager é o gestor de canais que possibilita centralizar a gestão das reservas realizadas em várias OTA’s e canais de reservas em um só lugar. É ou não é uma ferramenta excepcional?

Dessa forma se caracteriza como um software que automatiza a distribuição dos seus quartos. E, com seu uso, você não vai ter que trabalhar duplicado por ter que fazer a gestão manualmente. 

Esse software centraliza todos os anúncios do seu hotel, independente de quais locais foi feita a publicidade.

Para que serve channel manager

O channel manager é uma ferramenta essencial para tornar o seu negócio mais lucrativo e reunir todas as suas reservas em um só lugar para seu controle. 

Ele disponibiliza todas as acomodações que seu estabelecimento possui e que estejam vagas, dessa forma, os quartos disponíveis aparecem no maior número de canais de vendas.

Ao atualizar as informações de preços e disponibilidade no sistema, o channel manager automaticamente atualiza as mesmas informações em todos os canais de distribuição online conectados.

Vantagens de ter um gestor de reservas

Um channel manager permite que se evite o overbooking, já que atualiza automaticamente a disponibilidade, tarifas, reservas e conteúdo nos portais e no seu website. 

Essa funcionalidade reduz o tempo dedicado a essa função, inibe os erros e cria um aumento de reservas. É por isso que, para aqueles que já conhecem e usam, um gestor de canais é considerado um dos instrumentos mais úteis no setor de hotelaria e turismo.

Saiba mais: Channel Manager – simplifique sua gestão de vendas online

A utilização de uma única tela com todas as informações e disponibilidade dos seus quartos e as reservas é uma das vantagens mais úteis, visto que com essa informação evita-se vender o mesmo quarto duas vezes e até deixá-lo ocioso em alguns casos de desistência, por exemplo.

E mais bacana, não importa em quantos canais o seu estabelecimento esteja cadastrado, com o channel manager todos serão visualizados para uma tomada de decisão rápida.

Além disso, o gestor de reservas otimiza a gestão do seu hotel, evita erros envolvendo as reservas, diminui consideravelmente a carga de trabalho, traz segurança para estar em inúmeros sites e plataformas, ajuda a transformar as reservas em receita e diminui o risco de seguir uma política de preços errada.

Como escolher o channel manager: características indispensáveis

É fundamental escolher o sistema correto, já que o channel manager pode aumentar as suas reservas e ajudá-lo a gerar mais receita para o seu negócio. Mas como fazê-lo? Aqui seguem algumas características indispensáveis na escolha e aquisição do seu channel manager:

1- Integração com o PMS

A escolha ideal do gestor de reservas tem a ver com a integração com o PMS do hotel, ou seja, o seu sistema de gestão hoteleira será atualizado pela comunicação existente entre os dois softwares de forma automática.

2- Possuir módulo que otimize os ganhos do hotel

O gestor de reservas precisa ter comunicação com o Revenue Management ou gerenciamento de receitas em Língua Portuguesa. 

Isso porque dentro do software esses módulos podem ajudar com os ganhos do hotel.

3- Grande quantidade de canais de distribuição

Na escolha do gestor de reservas verifique a lista de canais integrados. 

O uso dos canais mais conhecidos é fundamental, mas não se pode esquecer que a visibilidade dada por estar em uma grande gama de canais de distribuição é que vai aumentar a receita.

Confira – Estratégias de canais de venda: 7 dicas para escolher os melhores para sua hospedagem

4- Análise do custo-benefício do produto

Não é só o valor que importa nessa hora, pois a aquisição de um channel manager é um investimento a longo prazo. 

Lembre-se que ele vai acompanhar o hotel por muito tempo e tem um serviço precioso na ocupação dos quartos.

5- Contato com empresa especializada

Nada mais sadio do que ter uma empresa especializada em soluções tecnológicas com foco em hotéis e pousadas para te ajudar na compra, na instalação e no suporte de um bom channel manager. Já é sair acertando de início!

6- Opção de automatizar seu tarifário

Gerenciar o tarifário e as possíveis restrições no Channel Manager tem que ser uma certeza. 

Essa possibilidade deve estar integrada ao sistema, assim se faz a distribuição em todos os canais de venda de forma automática.

7- Garantia de paridade tarifária

Lidar com os preços dos muitos canais de distribuição precisa ser uma tarefa fácil e correta. 

O seu gestor de reservas deve distribuir os preços de forma igual para seus anúncios evitando que seu hotel seja penalizado pelos canais de venda.

8- Implementação e treinamento

Isso é crucial na aquisição do produto, afinal para muitos esses softwares é novo e de nada adianta investir em tecnologia se os seus funcionários não souberem usar, não é mesmo? 

Assim, o fornecedor deve fazer a configuração com os canais de vendas e dar o treinamento para você e sua equipe.

9- Suporte oferecido

Optar por uma empresa que tenha suporte facilita todo o trabalho, pode ser para o esclarecimento de dúvidas, processo de implementação e manutenção ao longo do tempo e dar segurança no processo.

Esse conteúdo ajudou a conhecer as funcionalidades de um channel manager? Temos certeza que você já quer conhecer na prática tudo isso. E tem total razão porque as vantagens são imensas. Então, saiba mais sobre o Channel Manager da Hospedin!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.