Pixel Meta

Aprenda a criar ofertas personalizadas para os hóspedes

Tempo de leitura: 4 minutos
ofertas-personalizadas

As ofertas personalizadas são um grande trunfo de marketing na hotelaria. Elas nascem da identificação das preferências de cada cliente para que se desenvolvam promoções especiais que contemplem o hóspede de forma única.

É uma estratégia muito eficaz para aumentar as reservas do hotel e manter um público cativo, pois investe na experiência do cliente. Afinal, quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo?

Esse artigo tem a intenção de definir, detalhar e apresentar os benefícios de se trabalhar com ofertas personalizadas no seu estabelecimento. De quebra, passar algumas dicas para que você estruture essa estratégia dentro do seu hotel.

Siga a leitura e confira.

O que é a oferta personalizada

A oferta personalizada na hotelaria é uma promoção pensada e direcionada para um hóspede, um nicho ou um grupo de hóspedes, ou seja, um público-alvo em específico. Neste caso, o olhar do marketing é para um tipo de consumidor com o intuito de criar um relacionamento mais estreito com esse cliente.

Assim, o resultado esperado é a fidelização, o aumento de reservas e, até, um marketing gratuito no boca a boca.

Leia também: Por que você deve apostar no marketing de recomendação?

5 vantagens das ofertas personalizadas na hotelaria

Muitos hoteleiros podem se questionar do motivo de trabalhar com ofertas personalizas no seu estabelecimento, já que utilizar o padrão acaba sendo mais fácil. Pode-se garantir que isso aumenta a demanda de procura pelo seu hotel, pois essa estratégia atende aos desejos e expectativas do cliente.

Além disso, administrar hóspedes que já conhecem o seu hotel é mais vantajoso do que tentar atrair novos hóspedes em algumas épocas do ano.

Veja então, algumas das vantagens de se trabalhar com ofertas personalizadas:

1- Comunicação clara com o público-alvo

O seu cliente vai receber as ofertas que são do gosto dele e, assim, com alta taxa de aceitação. Nesse contato, a comunicação fica mais eficiente e proveitosa, nenhum das partes perde tempo e dinheiro.

2- Relacionamento forte com o cliente

Com as ofertas personalizadas é comum os vínculos se fortalecerem porque o hóspede se sente atendido em seus anseios e percebe que é um conhecido do hotel, que aquele estabelecimento se interessa por ele.

3- Reativação de clientes inativos

Basta fazer uma busca no banco de dados, juntar informações sobre o gosto e o tempo que os clientes estão ausentes do hotel e montar uma oferta personalizada. Ao enviar a oferta personalizada, o hotel está dizendo que sabe do que o cliente precisa e abre a possibilidade de reserva novamente.

4- Aumento de receita/reservas

A taxa de conversão de uma oferta personalizada tende a ser muito mais alta, pois vai ao encontro de uma necessidade real do hóspede. Por exemplo, imagina a seguinte situação: um cliente que necessita viajar a negócios e não tem tempo para fazer a busca pelo meio de hospedagem. Não há garantia maior de realizar uma venda do que oferecer, dentro das melhores condições, o serviço que o hóspede procura na hora certa.

5- Melhora a gestão de marketing

Ao realizar o trabalho de criação e gestão das ofertas personalizadas, o setor de marketing trabalha focado no resultado. Aprende a treinar o pessoal para as perguntas certas, além de usar o banco de dados do hotel com responsabilidade.

Complemente a leitura:

Como implementar no seu hotel

Para estruturar essa estratégia adequadamente, os funcionários do hotel precisam pedir informações sobre o que o hóspede deseja e espera de sua estadia no estabelecimento. Isso deve ser feito, preferencialmente, durante a reserva ou, no máximo, no check-in. Dessa forma, você poderá ofertar algo especial para esse cliente quando ele chegar ou então, no checkout, por exemplo.

Para garantir que fará uma oferta personalizada verdadeira é preciso saber se o hóspede tem alguma necessidade especial que precisa ser atendida. Isso demonstra todo o engajamento que o hotel tem com a sociedade e, mais ainda, a importância que aquele hóspede tem para ele.

Todas as informações conseguidas devem alimentar o banco de dados do hotel, ali tem-se o histórico de reservas, seus gostos, seu consumo, seus horários e todo o perfil do hóspede para não errar.

Leia também: Cadastro de hóspedes como estratégia de marketing: um guia completo

Saber sobre os comentários que são feitos sobre o seu hotel também pode dar uma ideia dos pontos que precisam ser melhorados. É na fala do cliente que será vista a classificação do atendimento e os prós e contras do lugar. Pelos olhos do hóspede. Nessa hora, é preciso fazer os ajustes necessários para continuar com o marketing e atingir os clientes.

Os comentários e informações prestadas pelos hóspedes devem ser sigilosos, use para criar campanhas e as ofertas personalizadas e cuide com a privacidade e integridade deles.

Produzindo ofertas personalizadas

Com os dados bem guardados no seu sistema hoteleiro, é possível conhecer o interesse de cada cliente. Nas mídias sociais e canais de venda também é possível coletar dados de interesse para criar as ofertas personalizadas que façam sentido para os seus clientes. Já de antemão, no site do hotel pode ser criada a campanha de desconto na primeira reserva, por exemplo.

Para criar as ofertas personalizadas preste atenção a essas dicas:

  • Identifique o público-alvo

Quais são suas necessidades, onde moram, que estilo de vida levam e, até mesmo, quais os objetivos que têm ajuda na construção da melhor oferta; 

  • Integre os canais de venda

Quanto mais centralizados estiverem os dados, mais fácil será usá-los como indicadores para a tomada de decisão; 

  • Adapte-se à tecnologia

Não é mais possível fugir do avanço da tecnologia, mesmo que você mantenha tudo em ordem nas suas anotações, alguma coisa vai passar por estar fora do contexto. Por isso, o hoteleiro tem que conhecer as diversas ferramentas e programas que auxiliam a criação de promoções; 

  • Busque o retorno

Depois de lançar as ofertas personalizadas e encaminhá-las aos clientes, construa uma forma de verificar a conversão disso em vendas. Essa estratégia vai auxiliar o marketing a melhorar cada vez mais as ofertas.

Por último, essa dica é muito moderna e utilizada, trata-se das notificações por push (aquelas que aparecem no canto superior da tela dos smartphones). Os smartphones estão nas mãos da maioria das pessoas e, dessa forma, se constituem em uma grande ferramenta de marketing. Mandar ofertas personalizadas por ali possui um grande alcance.

Se pudéssemos escrever “a receita de ofertas personalizadas”, com certeza os dois ingredientes principais seriam: os dados e conhecimento das preferências do cliente. E nisso, a hotelaria possui uma grande vantagem. Por isso, não perca a oportunidade de conhecer seus hóspedes e usar isso para encantá-los sempre que possível.

Conta aqui para a gente como você tem personalizado as ofertas para seus clientes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.