Pixel Meta

Site para hotel: como torná-lo uma máquina de reservas diretas

Tempo de leitura: 8 minutos
site-para-hotel

Hoje, com toda a tecnologia com a qual convivemos, é provável que o seu hotel possua um site para divulgação e contato com os clientes. No entanto, esse site para hotel entrega os melhores resultados para o seu estabelecimento?

Essa pergunta é super válida para saber se o seu meio de hospedagem recebe mais reservas por conta do site que seu hotel tem. 

Se esse indicador já foi analisado e a resposta for SIM, isso é maravilhoso, traz alegria e lucros para o seu negócio. No entanto, se a resposta for NÃO, está mais do que na hora de fazer melhorias no site com o objetivo de aumentar as conversões de reservas diretas.

Leia este artigo até o fim para se inteirar do que está em uso nos sites de hotel e que podem ajudar no sucesso do seu empreendimento.

Como renovar o site de hotel

Primeiramente, separe um valor no seu orçamento para essa tarefa. 

Contrate um profissional de design para organizar e embelezar o site da melhor forma possível, ele vai saber transformar as suas ideias em cores, imagens e localização adequada dentro do site.

Olhe para o que o seu estabelecimento já possui no virtual, se te agradar, enumere quais os pontos para o profissional, isso vai facilitar uma revitalização sem fugir da sua da proposta inicial. 

No entanto, se o seu desejo é mudar completamente, acate as novas ideias dos funcionários, do design, de outros, mas nunca perca a essência do seu meio de hospedagem.

Visite sites que te inspirem, não há problema nenhum nisso. 

Muitas vezes você está à procura da melhor experiência de reserva, de funcionalidades fáceis e direcionadas e até mesmo de beleza nas imagens. A grande sacada é observar o que está fazendo sucesso e trazer, customizado, para o seu site.

Entretanto, não se apegue apenas aos fatores estéticos na hora de desenvolver um site para hotel. Muito mais que bonito, ele precisa ser funcional e performar, atendendo as exigências técnicas dos buscadores de pesquisas. 

Ou seja, o SEO deve ser uma das grandes prioridades na hora de criar ou melhorar o seu site.

E, sempre seja empático, coloque-se no lugar do hóspede. 

Que experiência de usuário você gostaria de ter ao visitar o site do seu hotel? 

Você, certamente, vai gostar de se deparar com um software para reservas online e com atendimento em tempo real.

E, por fim, como uma sugestão inovadora, coloque a previsão do tempo e também uma agenda cultural. 

Isso vai torná-lo funcional para o cliente e ele vai adorar.

O que é motor de reservas?

O motor de reservas é uma solução que possibilita às pessoas que acessam o site da sua pousada a fazerem reservas diretas de maneira rápida, prática e segura. Isso significa que por ter o motor de reservas integrado ao seu site, o cliente pode fazer a reserva diretamente por ali sem complicação nenhuma.

Esse software para hotéis, pousadas, hostels e resorts foi desenvolvido com o objetivo de converter a maior quantidade de visitas do seu site em reservas diretas.

Essa é a razão de ser dessa ferramenta, mas junto com isso traz inúmeras vantagens e benefícios para o hotel que são de grande relevância.

A importância do motor de reserva em um site para hotel

Ter um bom motor de reserva implica diretamente em conseguir uma boa experiência de reserva para o cliente. Daí a importância de ter um motor de reservas integrado e customizado para o seu meio de hospedagem.

Essas reservas são livres de comissões, o que irá aumentar o seu faturamento e a sua lucratividade.

Isso não é maravilhoso?

Esse software deve estar dentro do domínio do hotel, porque assim não direciona o olhar do cliente a sair da sua página e cair em uma outra totalmente diferente, além de não causar desconfiança.

A experiência do hóspede em fazer a reserva é muito melhor com um motor de reservas, pois ele traz agilidade na reserva e tarifas exclusivas e dinâmicas.

Para o hoteleiro, o benefício se traduz em moeda, pois aumenta as suas reservas diretas.

Vantagens de se ter um motor de reservas

Existem inúmeros benefícios de fazer a integração com um motor de reservas, o principal seria o aumento da receita, mas existem outros tão bons quanto:

Redução de custos

Ao optar pelo motor de vendas, os custos de comissionamento com as OTAs diminuem consideravelmente, pois uma parte da sua receita não precisa ser disponibilizada para a agência.

Recebimento de pagamentos online garantidos

A inadimplência é evitada porque seu cliente tem que fazer o pagamento de sua estadia com cartão de crédito para fazer a reserva no site. Assim, o recebimento acontece em seu site com segurança e garantia.

Mais tempo para sua gestão

Você recebe todas as reservas dentro do PMSaqui tem-se o PMS da Hospedin que possui total integração com o motor de vendas – e a disponibilidade é atualizada em tempo real no Motor de Reservas.

Criação de ofertas personalizadas

Crie facilmente, promoções, pacotes, códigos promocionais e ofertas especiais de forma prática. Com o seu motor de reservas dá para gerir condições especiais para clientes especiais, tudo de forma rápida e organizada através da ferramenta.

Vender 24 horas por dia

As chances de fechar uma reserva são enormes, já que a ferramenta funciona 24 horas por dia de forma fácil, rápida e, sobretudo, segura.

Redução na perda de reservas

Se o cliente apresentar interesse no seu estabelecimento, não existe o risco dele desistir ou procurar um outro hotel porque não conseguiu contato com você via telefone, por exemplo.

No site ele consegue fazer a compra de forma muito simples.

Criação de um banco de dados para o marketing

Ao preencher o formulário no site do seu hotel, o cliente deixa os dados necessários para que, futuramente, possam ser utilizados para ações de divulgação.

Melhora o posicionamento online e o reconhecimento da marca

O site do seu hotel com a ferramenta Motor de Reservas certa, trará uma “cara nova” e moderna para seu hotel. Isso o coloca no mapa online e pode firmar a sua marca ainda mais no mercado.

Não perca mais tempo, faça do site do seu hotel o canal de vendas mais rentável para o seu negócio e seus hóspedes com o Motor de Vendas da Hospedin, clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

Aumentando a conversão das reservas diretas

Todo proprietário de hotel ou pousada gostaria de saber esse segredo. O que precisa ser dito é que os elementos comuns são uma realidade nos sites para hotel. 

Todos têm botão de reservas, informação para contato, fotos dos quartos divididos por categoria, ou seja, o básico. 

Podemos dizer que a forma escolhida para a apresentação desses elementos em seu site é que mostra o seu diferencial.

É de entendimento geral que isso precisa de investimento, criatividade e uma mente inovadora, mas podemos dizer que os resultados são verdadeiros e, por isso, vale muito a pena.

 Para ajudar na construção do seu site para que ele seja um site responsivo, com um bom tráfego orgânico e alcance a conversão, crie uma checklist com o que precisa estar em seu site hoteleiro e siga-a.

Checklist para transformar o site para hotel em máquina de reservas diretas:

  1. Utilize as ferramentas do Google: com o Google Analytics, por exemplo, é possível buscar por gráficos que te mostrem a taxa de rejeição e o tempo de permanência na página, páginas mais visitadas, comparando os acessos via mobile ou desktop.
  2. Traga a sensação de urgência: para isso utilize aplicativos de ofertas em tempo limitado. Isso toca em um gatilho mental que leva o consumidor a tomar decisões mais impulsivas, por medo de perder uma oferta muito boa. O Booking é um ótimo exemplo de quem sabe utilizar esse recurso muito bem!
  3.  Disponibilize o mapa de acesso: assim você orienta o hóspede a chegar ao seu hotel rapidamente e a facilidade de localização é um fator importante na escolha por hospedagem. O hóspede não deseja se preocupar com rotas ou trânsito e o Google Maps assessora bastante nesse quesito.
  4. Link nas redes sociais do hotel: muitas pessoas gostam de se verem nas redes sociais, seja por fotos ou por depoimentos. Trazer as experiências dos clientes para a sua rede social pode ser um grande acerto. Peça fotos tiradas por ele e crie um texto bem legal para impressionar.
  5. Invista nas avaliações de hóspedes: faça com que isso seja um ponto forte no seu site, pois os clientes irão reservar um hotel que tenha muitos review e avaliações positivas.

5 Passos essenciais para potencializar um site para Hotel

A internet é uma casa aberta, onde se pode ver tudo. O site do hotel é aquele móvel confortável ou aquela decoração bonita, na qual o cliente quer se instalar. 

Isso quer dizer que o site do seu hotel carrega a intenção de atrair potenciais hóspedes.

Por isso, ele deve ser bem elaborado no design, no conteúdo, trazer facilidade de navegação, ser intuitivo na hora de encontrar conteúdos específicos e, principalmente, ter rapidez nas respostas necessárias. 

Estes são os principais parâmetros que seu cliente irá utilizar para julgá-lo. E, o grande segredo é que quanto mais conexão existir entre seu site e o cliente, mais possibilidades de reservas haverá.

Veja aqui 5 passos para o site do seu hotel que podem gerar mais reservas on-line.

1-  Faça a versão mobile do seu site

As pessoas estão usando muito mais seus celulares, atualmente, por conta da praticidade, do que notes e desktops. 

Agora imagina não conseguir abrir uma página web no seu smartphone? Isso é no mínimo frustrante. 

Assim, um site de hotel que possui as versões desktop e mobile já sai em vantagem.

2-  Entenda a forma de leitura do seu cliente

No ocidente, fazemos a leitura da esquerda para a direita, isto é, nossos olhos se fixam na esquerda da página e seguem para a direita em um vaivém seguido. 

Mas o que isso implica para o site do seu hotel? Isso é muito importante para construir o design da página. Pergunte-se o que você deseja que seu cliente veja primeiro e posicione na esquerda.

3-  Simplifique o processo de reserva

Evite que o seu cliente saia de uma página linda, com imagens sedutoras do hotel para uma página enfadonha de reservas. 

Foque em pedir o básico para garantir a reserva, como o nome da pessoa, informações para contato e pagamento

O que estiver além disso pode fazer com que o cliente desanime de fazer a reserva.

4-  Valorize o tempo do cliente

Nem todos os hoteleiros podem se prontificar 24 horas para responder aos clientes, no entanto dar valor ao tempo dele, com certeza vai conquistá-lo. 

A vista disso, é muito importante ter atendimento 24 horas. Pode ser um atendimento online, por chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas), ou por atendentes humanos. 

Invista nessa ferramenta para transmitir uma ótima primeira impressão.

5-  Envolva o cliente

Isso se faz mexendo com as emoções do hóspede potencial. Nesse caso, o foco do site é investir em imagens, vídeos, discurso e design. Melhore a galeria de fotos com a diversificação e a qualidade das imagens. 

Procure fazer vídeos com momentos divertidos e agradáveis dos espaços comuns. Na escrita utilizada para apresentar os ambientes no site conte uma história sobre como a experiência pode ser adorável no hotel. 

E, principalmente, crie essa emoção no público certo, ou seja, o seu público-alvo.

Tudo o que você leu para incrementar o site do seu hotel parece ser muita coisa, e de fato é. No entanto, se faz muito necessário se você quiser aumentar as reservas diretas do hotel e pagar menos comissões às OTAs.

Motor de Reservas da Hospedin

Com o motor de vendas da Hospedin, assim que seu hóspede desejar se hospedar, já pode fazer a reserva no próprio site do hotel. Oferecemos um pacote completo para transformar o seu site em uma máquina de vendas e aumentar consideravelmente a receita do seu estabelecimento.

Para gerenciar todo o seu hotel em detalhes você deve conhecer o Hospedin, inclusive pode ser feito um teste gratuito do PMS por 10 dias.

Essa ferramenta dá total controle das suas reservas, acomodações e hóspedes. Além de mostrar relatórios e panoramas para a sua gestão que irão facilitar muito seu trabalho, como o mapa de reservas, disponibilidade de quartos, indicadores e muitos outros recursos.

Juntamente com o PMS é possível adquirir o Motor de Reservas Hospedin, esse software vai ser integrado com o PMS e trazer rentabilidade para o seu negócio com as vendas diretas.

O Motor de reservas Hospedin contribui enormemente para o crescimento do seu hotel. Quando aliado as estratégias corretas, ele pode aumentar suas vendas, reduzir os custos com comissões, criar ofertas personalizadas, estar disponível 24 horas para seu cliente e, ainda, te dar mais tempo para gerir seu negócio.

Entre em contato com um consultor e conheça muito mais das facilidades do Motor de Reservas.

banner divulgação PMS, Motor de reservas e Channel Manager Hospedin.

Compartilhe este artigo com aquele hoteleiro que está nesse processo de otimização do site para hotel. E aproveita para comentar aqui sobre quais os pontos fortes ou o que acha que pode ser melhorado em seu site!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.