seo para hotéis e pousadas

Dicas de SEO para hotéis e pousadas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Você já deve estar cansado de saber que quem dita as regras de muitos negócios atualmente é a internet. Seja de grande, pequeno ou médio porte, as empresas têm apostado em ações e estratégias online para fisgar seus clientes, e na hotelaria não poderia ser diferente.

Imagine que o seu hotel ou pousada oferece excelentes diferenciais perante aos concorrentes, preços convidativos e serviços inovadores, mas não consegue alcançar o público esperado. O que fazer?

O viajante de hoje planeja sua viagem utilizando a internet. Seja no computador, no celular ou de qualquer outro dispositivo, toda sua busca acontece no mundo virtual, e por isso é fundamental que ele encontre o seu estabelecimento – e de preferência, na primeira página dos resultados de pesquisa. Ter um site com todas as informações importantes sobre o hotel ou pousada é fundamental, mas apenas isso não basta. É preciso trabalhar de forma estratégica para otimizá-lo, tornando-o atrativo para atrair os visitantes e consequentemente, conseguir mais reservas.

Aplicar uma boa estratégia de SEO para hotéis e pousadas é a chave para colher bons resultados. No texto de hoje, vamos falar sobre essa ferramenta de marketing digital.

O que é SEO?

A abreviação significa Search Engine Optimization – ou otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas virtuais para alcançar um bom ranqueamento orgânico (não pago). O objetivo é fazer com que as páginas da sua empresa ganhem mais visibilidade, fiquem à frente dos concorrentes nos resultados de pesquisas do Google, aumentando o volume do tráfego orgânico.

Técnicas de SEO para hotéis e pousadas

Para otimizar o posicionamento orgânico online do seu estabelecimento é preciso colocar algumas ações em prática. Separamos as principais técnicas de SEO para hotéis e pousadas para você começar este trabalho, confira:

Saiba quem é o seu público

O conteúdo que você produz deve ser direcionado para personas específicas. Afinal, é impossível falar com todo mundo ao mesmo tempo. Ao identificar quem são, como se comunicam, quais seus interesses e suas dificuldades, fica mais fácil planejar quais palavras-chave serão utilizadas na comunicação do seu hotel ou pousada.

Escolha as palavras-chave adequadas

As palavras-chave são os termos usados pelas personas para fazer suas pesquisas no Google e por isso, você deve enfatizá-las no conteúdo do site, blog e páginas do seu estabelecimento para que elas o encontrem.

Por exemplo: o seu hotel está localizado em Florianópolis e recebe os bichinhos de estimação dos hóspedes. Seu futuro cliente, que está planejando a viagem para a sua região, pode procurar no Google “hotel pet-friendly em Florianópolis” ou até “hotel em Florianópolis que recebe animais”, entre outras combinações.

Mas como descobrir esses termos e palavras? Existem inúmeras ferramentas para te ajudar nisso, entre as principais estão a Keyword Planner, um planejador de palavras-chave do Google, a SEMRush e a Keywordtool.io.

Com as palavras-chave definidas, use e abuse delas no título, subtítulo e no decorrer do texto. Isso dará a certeza ao Google de que seu conteúdo é realmente sobre o tema pesquisado.

Produza conteúdo autoral para o blog

Use o espaço do blog do seu hotel ou pousada para compartilhar informações relevantes ao público. Essa é a hora de abusar das palavras-chave! Posts com dicas de viagem, curiosidades sobre a sua região, novidades sobre os serviços, pacotes turísticos, entre outros temas são válidos.

Lembre-se de criar materiais próprios, sem “colar e copiar” de outros sites, pois o Google pune empresas que aplicam este crime. Nesta página, criada pela empresa, é possível ver todas as diretrizes.

Outro ponto é aproveitar as fotos e vídeos do seu hotel ou pousada e incluir na comunicação online do estabelecimento. Afinal, seu futuro hóspede pode se encantar na hora ao ver um pouco do que o espera e fechar uma reserva com muito mais rapidez!

Mas é importante usar imagens adequadas, com qualidade de resolução e em bons ângulos. Na legenda, aproveite para inserir as palavras-chave.

Outra dica: se puder, evite usar Flash e PDFs nas suas páginas. Além de ser ultrapassado, o formato Flash não é compatível com dispositivos móveis; já o que iria em um documento PDF coloque como página da web, uma vez que o Google não consegue ler textos nesse formato.

Leia também: Como escrever conteúdo de qualidade para o blog hoteleiro

Faça ligações com outras páginas

Criar links em outros sites que apontam para o seu agrega muito valor ao SEO do seu hotel ou pousada. Um backlink – termo usado para essa estratégia – é quando algum blog, site ou página menciona a sua e insere o seu link, mostrando que esse conteúdo é interessante e incentivando que o leitor clique nele. O Google reconhece essa recomendação como algo de confiança, e algumas vezes, essa troca pode ser difícil de conquistar.

Um exemplo de como isso funciona na prática: você oferece uma estadia free a uma digital influencer de turismo que fala com o mesmo público que o seu em troca de um post com fotos, vídeos e texto sobre o seu estabelecimento. Outro caso comum é contratar uma empresa especializada em assessoria de imprensa para produzir matérias e reportagens exclusivas sobre o seu hotel ou pousada para serem divulgados na imprensa – local ou nacional – com os links deste texto.

Mas atenção: é fundamental conhecer a qualidade e relevância das páginas a que sua marca se une. Associar o seu nome a sites inapropriados ou até conhecido por tratar de fake news pode comprometer a sua imagem e seu negócio.

Dissemine o conteúdo nas redes sociais

Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn… compartilhe posts, matérias e tudo o que for relevante nas redes. O conteúdo do seu hotel ou pousada chegará mais longe e alcançará mais pessoas, potencializando o número de visualizações sobre o estabelecimento e aumentando as chances de conquistar novos clientes.

Tenha um site responsivo

Como já mencionamos acima, os viajantes fazem suas pesquisas usando os mais diversos dispositivos, principalmente o celular. Por isso, é fundamental que seu site seja desenvolvido para se adaptar em qualquer tipo de tela. Independente do monitor que a pessoa esteja acessando, sua experiência de visualização deve ser agradável.

Outro ponto que merece destaque é com relação ao tempo que o seu site leva para carregar. Deixá-lo otimizado também oferece uma boa experiência ao futuro hóspede, afinal, ninguém quer esperar longos minutos para conseguir uma informação.

Com essas dicas, você pode começar a aplicar SEO para hotéis e pousadas hoje mesmo! Aplicando uma boa estratégia, sua empresa poderá ficar bem posicionada nas pesquisas e conquistar mais oportunidades para crescer.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Marketing
Como escrever conteúdo de qualidade para o blog hoteleiro

Se você chegou até este artigo é porque entende a importância de ter um blog. E mais ainda,...

Fechar