Como usar as redes sociais para atrair e fidelizar hospedes

Como usar as redes sociais para atrair e fidelizar hóspedes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Está sentindo que o movimento está morno, que sua hospedagem não está atingindo o pleno potencial que tem? Gostaria divulgar o seu hotel por todo o Brasil? Mostrar o aconchego e o conforto dos quartos? A simpatia dos recepcionistas e funcionários? Deseja destacar a excelente localização de sua pousada e, ainda, encantar e atrair potenciais clientes? Pois saiba que o caminho ideal para atingir tudo isso pode estar a um clique de distância, nas redes sociais!

Se você mergulhou de cabeça no setor hoteleiro e agora precisa garantir a prosperidade do investimento, as redes sociais podem ser excelentes aliadas nesse processo. Eis uma forma de conquistar credibilidade e visibilidade perante futuros e atuais clientes. Mas atenção — não bastar simplesmente criar uma página no Facebook e dar o projeto por terminado, deixando-a às moscas, sem atualizações. Antes de mais nada, é preciso lançar mão de estratégia e planejamento. Mas como fazer isso? Confira aqui algumas dicas sobre como usar as redes sociais para atrair e fidelizar hóspedes.

A escolha correta?

Quando se fala em rede social, a primeira coisa que vem à mente é o Facebook, correto? Pois saiba que existem uma infinidade de redes. Quer exemplos? Twitter, Instagram e Tumblr, por exemplo. E as empresas utilizam todas elas em seu favor, a depender do público e da proposta. Para fazer um marketing digital mais eficaz, procure identificar qual é a melhor rede para atingir seus clientes e quais recursos cada uma delas pode oferecer.

Os hóspedes fazem mais uso do 140 caracteres do Twitter? Da versatilidade e onipresença do Facebook? Assistem constantemente vídeos pelo Youtube? Faça pesquisas, converse com o público, pergunte diretamente aos visitantes. E atenção: não é preciso optar por uma ou por outra. A escolha não é necessariamente única — ou seja, você pode combinar uma ou mais redes. Só se certifique de que todas sejam alimentadas e atualizadas com frequência!

Gere conteúdo

Decidiu criar uma página no facebook para o seu hotel? Ótimo, mas mantenha-a atualizada! Uma página sem movimento pode passar uma ideia de desleixo e pouco profissionalismo. Se você for de fato investir no marketing digital, certifique-se de que irá alimentar a página e postar conteúdo para seus seguidores. Providencie fotos do hotel, dos aposentos, de locais cruciais como piscina, salão de jogos. Grave vídeos publicitários, divulgue notas, promoções, opiniões e impressões dos clientes. O importante é manter a rede ativa!

Escute os seus clientes

As redes sociais viraram excelentes espaços de comunicação entre clientes e empresas. Com um hotel, isso não é diferente. Através de mensagens, postagens ou comentários, os seus hóspedes poderão estabelecer contato, e é importante respondê-los. Tire dúvidas, dê um parecer sobre questionamentos e reclamações, fique atento às queixas e procure encontrar solução para os problemas. Use a rede para criar um diálogo aberto com seus hóspedes e — o mais importante — faça com que se sintam escutados, prestigiados. Mostre que a opinião deles importa!

De olho nas estatísticas

Hoje em dia, diversos programas e dispositivos asseguram não apenas uma contagem precisa dos visitantes e do tráfego da página, como também estatísticas específicas e detalhadas do comportamento dos visitantes: tempo de acesso, de onde vieram, onde clicaram etc. Instale um desses aplicativos e tenha controle maior sobre os acessos à sua página.

Interprete e utilize esses dados a favor de sua empresa. Veja o que gera mais interesse (quais foram as postagens mais comentadas, mais compartilhadas?) e o detecte aquilo que requer melhorias. As estatísticas podem ser poderosas aliadas para dar um up no seu hotel!

E então, o que achou dessas estratégias? Tem outras ideias sobre como usar as redes sociais para atrair hóspedes? Conte pra gente nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: