Pixel Meta

A importância dos 4 Ps na estratégia de marketing para pousadas

Tempo de leitura: 6 minutos
marketing para pousadas

Apesar de ainda ser visto por alguns como uma atividade optativa, podemos dizer que investir em marketing, tornou-se uma necessidade básica de toda e qualquer empresa que busca por bons resultados. Mas para isso, além do investimento, é preciso traçar estratégias. E é por isso que estamos aqui, para tratar de um assunto muito importante na estratégia de marketing para pousadas: Os 4 Ps

Muitos acabam confundindo o marketing com ações de publicidade. Mas na verdade, trata-se de um conjunto de atividades que opera nas diversas áreas de um determinado negócio. E essas áreas, são basicamente representadas pelos 4 Ps, que, por sua vez, são as 4 peças do quebra-cabeça de toda e qualquer estratégia de marketing, inclusive dos meios de hospedagem.

Que o marketing está presente e se faz necessário para o sucesso de qualquer negócio é fato. Entretanto, para muitos pequenos e médios empreendimentos, esse trabalho depende do próprio gestor ou funcionário. E quase sempre, sem formação na área. Assim, temas mais específicos, como este, acabam sendo uma incógnita e deixados de lado.

Mas os 4Ps do marketing jamais podem ser ignorados. E a partir de hoje deixarão de ser um enigma para você! Queremos que você entenda o conceito que envolve essas quatro palavrinhas e como elas podem ajudar na estratégia de marketing para pousadas.

Mas afinal, o que são os 4Ps do marketing?

O conceito dos 4 Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, estes são os quatro pilares básicos que compõe a base de um plano estratégico de uma marca. Trata-se de um conjunto de ferramentas ou variáveis controláveis que a sua empresa utiliza para alcançar os objetivos no mercado-alvo, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Para exemplificar, podemos entender cada P da seguinte forma:

4p's

Para quê serve?

Quando se está abrindo ou iniciando qualquer negócio é preciso pensar e estruturar um planejamento de marketing certo? E é aí que entra os 4Ps. Cada um desses “Ps” representa uma área do seu produto ou serviço, e analisá-las ajuda a entender melhor a sua empresa, e consequentemente, a criar uma campanha de marketing mais assertiva. Esta ação também é importante para que, mesmo diante de crises, você se mantenha forte no mercado.

Então se você não fez este planejamento lá no início da sua jornada como gestor hoteleiro, deve fazer isso agora mesmo! Mas fique tranquilo porque nós vamos te ajudar.

Aplicando os 4Ps na estratégia de marketing para pousadas

A seguir, vamos entender como aplicar os 4Ps na estratégia de marketing da sua pousada. Para isso, além de exemplificar, preparamos algumas perguntas de guia, e com as respostas, você estará construindo a base do planejamento de marketing do seu negócio.

Produto

Como falamos anteriormente, o produto é aquilo que você oferece ao mercado. Este, pode ser um bem ou serviço, com atributos tangíveis ou intangíveis, com a função de satisfazer a necessidade de uma determinada classe de consumidores. No caso dos meios de hospedagem, o produto ofertado é considerado um serviço com características intangíveis, tendo em vista que o cliente se hospeda, usufrui de uma estadia em um hotel, mas o mesmo não poderá levar este serviço para casa – (a não ser os sabonetinhos do banheiro, estes sim são bens tangíveis).

Então nesse ponto, você define a forma como apresentará os seus serviços para o público, citando por exemplo, o seu diferencial. Assim, o primeiro passo é entender e definir as características e atributos dos seus serviços.

Para isso, considere as seguintes questões:

– O nome da sua pousada tem algum significado?
– Já tem uma identidade visual? (logomarca, cores, etc.)
– Como ela é fisicamente? É temática?
– Quais serviços você oferece? (restaurante, spa, é petfriendly, etc.)
– Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
– Quais as necessidades e/ou desejos que a sua pousada deve satisfazer junto aos hóspedes?
– Quais as funções que ela deve desenvolver para atingi-las?
– Como ela se diferencia de outras pousadas e serviços já existentes no mercado?

Agora que você já definiu seu produto, vamos falar de dim-dim.

Preço

O P de preço é referente ao valor cobrado pelo serviço ofertado. No caso de uma pousada, o preço diz respeito a uma diária, um day use, um almoço, ou qualquer outro serviço oferecido que gere lucro.

Esse pilar indica a gestão financeira do seu estabelecimento. É a partir da circulação do dinheiro que se torna possível o andamento e crescimento dele. Assim, pagar os funcionários, fornecedores, e tirar o merecido lucro, só é possível quando se traça uma boa estratégia de preço. Ou seja, é preciso saber precificar as diárias corretamente.

Leia também: Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

Vamos às perguntas:

– Qual o preço cobrado por cada serviço oferecido?
– Quais os serviços que mais geram lucro (organize estes em ordem do mais lucrativo para o menos)
– Qual o comportamento do cliente em relação ao preço? Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual o limite de preço?
– Existe a necessidade de criar ações de preço específicas? (ex: pacotes promocionais para cada época do ano)
– Como seu preço se compara ao de seus competidores?

Vale ressaltar que o preço das suas diárias está ligado não apenas aos serviços oferecidos pela sua pousada, mas também a percepção dos seus hóspedes. Ou seja, uma boa estrutura e serviços de qualidade, tem mais chances de serem escolhidos, mesmo tendo um preço mais elevado.

Praça

Já o P de praça diz respeito a logística e distribuição do serviço ofertado. É o local onde o cliente poderá encontrar e adquirir o produto desejado. No caso de uma pousada, trata-se dos canais de venda das reservas, e não o local da pousada em si. Apesar de ainda haver muitos hóspedes que fazem reservas por telefone, sabemos que a maior parte são realizadas por meios digitais, através do próprio site da pousada ou OTA’s. E são esses locais onde você disponibiliza seus serviços, que representam a praça do seu negócio.

Para entender melhor, responda:

– Onde seu público costuma procurar por esses serviços?
– Em quais canais de distribuição você anuncia? (OTAS, reservas diretas, redes sociais, jornal, etc.)
– Em quais destes canais você obtém mais resultado?
– Onde seus concorrentes anunciam?

Essa parte ajuda a definir onde os serviços da sua pousada estarão disponíveis para os hóspedes. Por exemplo, onde o cliente encontrará e poderá fazer a reserva de um quarto na sua pousada? E para isso, o serviço deve parecer atrativo, papel este do P de promoção.

Promoção

Por último, mas não menos importante, temos o P de promoção. Este trata a forma como você oferta o seu serviço ao mercado. Não estamos falando de liquidações, ou ofertas especiais, mas sim, de quais estratégias de divulgação você utiliza para promover o seus serviços. É aqui que entra a publicidade do seu negócio, e este é um mundo cheio de possibilidades. Para trabalhar este P corretamente é preciso ter os demais bem definidos.

Algumas questões podem ajudar a direcionar seus esforços e criar campanhas mais assertivas:

– Qual o seu público-alvo? Onde e de que forma você os encontra?
– De que forma você promove os serviços da sua pousada?
– Você utiliza as Redes sociais para manter contato e conquistar novos hóspedes? Quais e com qual frequência?
– Seu mercado é sazonal (verão, inverno)? Qual, então, deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
– Como os seus concorrentes promovem seus serviços? Qual a influência deles sobre as suas ações?

Parece tão simples

Quando ouvimos falar dos 4 Ps, a gente imagina um bicho de 4 cabeças não é mesmo? Mas deu pra perceber que não é bem assim. Se você conhece bem o seu negócio, não terá problemas para descrevê-lo nestas 4 áreas. Como falamos no início deste artigo, eles serão a base de qualquer estratégia de marketing para pousadas, e é a partir do que você definir aqui, que obterá sucesso no restante do seu planejamento.

4p's2

Quando a gente une essas quatro peças do quebra-cabeça, (os 4 Ps), temos uma visão geral do nosso negócio, e assim podemos definir as melhores ações a serem executadas em cada setor da empresa. Por exemplo, com a identidade da sua pousada bem definida, você identifica o público alvo, precifica as suas diárias de acordo com este, e escolhe o melhor canal de venda e distribuição.

E agora, o que fazer com os 4Ps?

Com os 4 pilares do seu negócio bem definidos, procure rever as ações de marketing já realizadas até o presente momento. Analise os resultados e trace uma nova estratégia. Com as respostas dessas perguntinhas que fizemos, você poderá, por exemplo, tirar fotos que ressaltam a identidade e o diferencial da sua pousada. Analisar se os preços dos seus serviços estão realmente competitivos. Escolher os melhores locais para anunciar, e criar campanhas publicitárias para divulgar tudo isso da melhor forma!

Uma dica para você que gostou do post e está disposto a começar um planejamento de marketing para pousadas, é conferir o artigo: O Futuro do Marketing Hoteleiro é Online. Tenha em mente que vivemos na era tecnológica e tudo aponta para o digital, inclusive o marketing.

Gostou do artigo? Então dê aquele like e compartilhe sua opinião com a gente!

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.