Atendimento

As principais vantagens do Hóspede Misterioso

O Hóspede Misterioso, também conhecido como Cliente Misterioso ou Mystery Guest, é um cliente que se submete a um treinamento com o objetivo de se hospedar em hotéis anonimamente para avaliá-los. Neste método, o hóspede recebe uma série de fatores para observar, como por exemplo: qualidade dos serviços, trabalho dos funcionários, operações e pontos de venda.

Após levantar esses dados, ele relata todos os fatos ocorridos, ressaltando principalmente os pontos positivos e apontando o que precisa ser corrigido nos pontos negativos. A maioria dos profissionais treinados para esta função possuem graduação em Turismo ou Hotelaria.

Leia também: Conheça quais são os principais cursos de hotelaria do mercado

No Brasil, a rede hoteleira segue em expansão. Sendo assim, o uso do Hóspede Misterioso pode ser uma ferramenta administrativa muito interessante. Pois ajuda a elevar o nível de qualidade dos serviços ofertados pelos meios de hospedagem.

Para se ter uma noção em relação ao crescimento do setor, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), foram inaugurados 27 hotéis na cidade de Belo Horizonte durante a Copa do Mundo de 2014. A capital, que tinha capacidade de acolhimento de 8.700 apartamentos, tem agora 11.933, sendo que a maior parte deles é ocupada por pessoas que estão a negócios na cidade. Um crescimento tão expressivo só ressalta a importância de métodos de avaliação como o Hóspede Misterioso.

Ao ser contratado, o Hóspede Misterioso passa por uma entrevista pessoal de alinhamento. Neste encontro, ele recebe as orientações sobre como deverá realizar a avaliação. Cada contratante informa ao hóspede qual é o segmento do hotel avaliado e então, enfatiza quais os produtos e serviços que ele precisa priorizar em sua análise durante a estada, que geralmente é de dois dias.

Talvez você goste de: Como você pode aprender com a concorrência hoteleira

As principais vantagens do Hóspede Misterioso

Existem diversas vantagens no uso desta técnica tanto para o hotel quanto para o hóspede. Confira alguma delas:

  • O Hóspede Misterioso faz uma avaliação imparcial (sem pré julgamentos) sobre os serviços prestados pelo hotel e seus funcionários;
  • Contribui para a excelência dos serviços dos hotéis, uma vez que incentiva o meio de hospedagem a buscar melhoria contínua;
  • Ajuda na geração de receita do estabelecimento, afinal, um serviço de boa qualidade ganha uma boa divulgação “boca a boca” e fideliza os clientes;
  • Ajuda na administração e no planejamento diário dos hotéis, pois com a análise do Hóspede Misterioso, além de melhorar o serviço, o hotel poderá também melhorar sua gestão;
  • Melhora o desempenho dos funcionários;
  • Oferece um feedback rápido sobre os serviços prestados no hotel. Dessa maneira, os funcionários podem trabalhar juntos para corrigir as falhas que surgirem.

Portanto, como se pode perceber, o Hóspede Misterioso traz vantagens tanto para o contratante (hotel) quanto para o contratado (hóspede). Pois, a partir das informações levantadas, o meio de hospedagem poderá analisar quais as áreas que necessitam de mais investimentos e quais os principais pontos de melhoria. Já o hóspede, terá cada vez mais serviços de qualidade à sua disposição e saberá que está se hospedando em um hotel que se preocupa com o atendimento e com a satisfação do cliente, mantendo assim um bom relacionamento.

Complemente sua leitura:

Gostaria de adotar um novo sistema de gestão para seu hotel, pousada ou estabelecimento que ofereça serviços de hospedagem? Visite nosso site e experimente gratuitamente nosso sistema de gestão online por 10 dias!

Posts recentes

Fatores indispensáveis para personalização de serviços na hotelaria

Em um mercado tão dinâmico e em constante evolução, em que a arte da hospitalidade…

4 dias atrás

Confiabilidade de dados na hotelaria: por que é tão importante?

Na era digital em que vivemos, a confiabilidade de dados desempenha um papel fundamental em…

6 dias atrás

O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?

Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de…

2 semanas atrás

Branded residences: como esse modelo de negócio impacta a hotelaria?

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado no setor imobiliário e hoteleiro: os…

2 semanas atrás

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se…

3 semanas atrás

Channel Manager: gestão de canais de venda para o seu hotel

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um…

3 semanas atrás