A sazonalidade é uma das características marcantes do segmento hoteleiro.
Normalmente para atender o aumento da demanda esperada na alta temporada, hotéis e pousadas optam pela contratação de colaboradores temporários, uma vez que há a necessidade de aumentar o quadro de funcionários para suprir a demanda de serviços e tal modalidade de contratação reduz custos operacionais.
Entretanto, além de analisar o perfil de cada candidato é preciso tomar alguns cuidados na hora de efetuar uma contratação temporária. Separamos as principais informações que você precisa conhecer para encontrar a pessoa adequada.
A Lei da Terceirização (Lei 13.429), alterada recentemente, facilita o processo de contratação de colaboradores temporários e ainda proporciona mais segurança para as empresas.
Hoje em dia, de acordo com a Legislação, a contratação de temporários só é permitida em duas condições: para substituir um funcionário ausente (por exemplo, em férias) ou para atender a uma demanda complementar sazonal.
Outra alteração que merece atenção é que a admissão de um colaborador temporário não deve ser feita de forma direta, ou seja, seu hotel ou pousada deve procurar uma empresa séria e confiável que faça esse tipo de serviço.
Ambas devem assinar um contrato justificando a demanda do trabalho, bem como a remuneração e o prazo em que o colaborador temporário permanecerá na empresa.
Cada trabalhador contratado deverá ter seu próprio contrato, o qual não poderá ultrapassar o prazo de 180 dias – consecutivos ou não.
Entretanto, caso seu hotel ou pousada precise dos serviços do colaborador por mais tempo, é possível ampliar o contrato por mais 90 dias, somando 270 dias.
Vale ressaltar que o trabalhador temporário só poderá ser colocado à disposição da mesma empresa após 90 dias do término do último contrato. Caso contrário, caracteriza-se um vínculo empregatício.
Seja para substituir um funcionário ausente ou para atender a uma demanda sazonal, a contratação de colaboradores temporários deve fazer parte do planejamento e da gestão do hotel ou pousada.
Para que isso aconteça de forma assertiva, é fundamental ter em mente alguns passos que facilitam esse processo:
Uma das maiores dificuldades do hoteleiro é encontrar mão de obra qualificada.
Os candidatos, muitas vezes, não possuem o conhecimento necessário sobre o ramo da empresa, o comportamento dos clientes e até sobre os produtos.
Por isso, ao contratar um colaborador temporário para a alta temporada é fundamental analisar os pontos a seguir:
Resiliência: o profissional vai lidar com diferentes perfis de pessoas e enfrentar diversas situações no dia a dia. Para isso precisa superar obstáculos, resistir à pressão e ser flexível perante cada condição;
Apesar de muitas redes hoteleiras utilizarem a contratação de novos colaboradores através de contratos de experiência, outras preferem os serviços de empresas de trabalho temporário. Isso porque o hotel ou pousada não pode contratar diretamente um temporário, como já falamos ao longo do texto.
Caso isso aconteça, o trabalhador será considerado empregado efetivo da empresa contratante e não um empregado temporário.
Para encontrar a pessoa certa para a alta temporada você pode contar com empresas especializadas em trabalhos temporários, pois elas se responsabilizam pelo processo de seleção, recrutamento e treinamento.
Você informa o perfil da vaga ou indica candidatos e a empresa faz todo o processo.
Mas atenção: Ao escolher uma empresa de trabalho temporário verifique o seu histórico, assim como o cumprimento de suas obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Leia também: O que você precisa saber sobre trabalho temporário na hotelaria
Estabelecer parcerias com entidades de qualificação como Pronatec e Senac também são uma boa maneira de encontrar colaboradores para a alta temporada.
Além disso, você pode dar prioridade a candidatos que são moradores da região em que atua e que já tenham alguma experiência na área para qual você está ofertando.
Um dos maiores desafios da hotelaria é encontrar mão de obra qualificada. Os candidatos, muitas vezes, não possuem o conhecimento necessário sobre o ramo da empresa, o comportamento dos clientes e até sobre os produtos.
Por isso, a solução nesse caso pode ser a atribuição de funções operacionais para funcionários temporários deixando o atendimento ao cliente sob responsabilidade de quem trabalha com você a mais tempo.
Na hotelaria, os funcionários têm grandes chances de construir um plano de carreira, por isso, se os trabalhadores temporários mostrarem bom rendimento e interesse em qualificação é possível que possam ser efetivados após a temporada.
Como as contratações acontecem em caráter de urgência, o tempo de seleção pode ser curto.
Coloque essas dicas em prática com antecedência e encontre a pessoa certa para a alta temporada!
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…