Experiência do Hóspede

Como virar o jogo com hóspedes insatisfeitos?

Por mais treinamentos que se faça, por mais investimentos na estrutura do hotel, ou até mesmo, a certeza de que se presta um serviço excepcional, haverá hóspedes insatisfeitos. Afinal erros e imprevistos acontecem e pessoas com esse perfil existem.

Se essa é uma realidade, tem-se que trabalhar para minimizar os erros ao máximo e quando vierem as reclamações saber lidar com elas da forma mais profissional possível de modo que possa reverter a situação, ou, pelo menos, diminuir os danos causados à reputação do estabelecimento.

Por isso, contornar a situação com hóspedes insatisfeitos e garantir uma futura estadia deve ser o objetivo do hoteleiro que responde às reclamações. E lidar com esse perfil de hóspede nos mais diferentes canais é o que esse artigo deseja mostrar.

Fique nessa leitura até o fim e aprimore seu modo de lidar com hóspedes insatisfeitos.

Principais insatisfações nos hotéis

Não se pode negar que reclamações e insatisfações existem, conhecendo o setor hoteleiro e trabalhando nesse nicho é possível identificar quais são as principais insatisfações comuns a vários meios de hospedagem. 

Conheça os principais motivos de aborrecimento dos clientes e trabalhe para que sua equipe tente evitá-los:

Incômodos sonoros

O barulho é campeão entre as reclamações, ele pode ser causado por outros hóspedes ou mesmo pela vizinhança. Nesse ponto é imprescindível ter uma política que envolva fazer silêncio em determinados horários, principalmente nos que se referem a dormir e descansar. 

Quanto ao barulho externo, se possível, instale janelas acústicas para o conforto dos hóspedes e, claro, mantenha uma boa relação com a vizinhança.

Limpeza

Infelizmente, a sujeira é outro item da lista das insatisfações. Alguns aspectos do estabelecimento podem simplesmente não serem fáceis de limpar adequadamente só no diário, como carpetes, por exemplo. 

Para sanar esse problema deve-se fazer a limpeza com bastante esmero e sempre trocar a rouparia dos quartos, principalmente se estiverem muito usadas. Outra dica é manter ventiladores e ares-condicionados bem higienizados.

Atendimento

No tocante ao atendimento, ainda existem funcionários pouco treinados que atendem na recepção ou que não possuem o talento necessário para esse setor. Esse ponto é extremamente marcante para o hóspede e se ele se sente mal atendido é certo que fará uma reclamação. 

Por isso, a equipe da ponta, que atende diretamente as pessoas, precisa atender bem, mesmo diante de uma situação delicada ou desagradável. O bom atendimento impacta positivamente a experiência do hóspede.

Estrutura

As instalações e a qualidade do restaurante entram nessa lista de reclamações mais comuns, pois são ligadas diretamente ao conforto do hóspede. 

Se a pessoa pagou por ar-condicionado, internet e chuveiro quente, é isso que ela deseja encontrar na sua estadia e sem nenhum defeito. 

Isso vale para os serviços de alimentação. Viajar e se hospedar trazem essa ideia de deliciar-se, bem-estar, por isso a comida deve ser especialmente boa e bem servida.

Nunca se perde em um estabelecimento hoteleiro ao pensar na experiência do hóspede e, dessa forma, pode-se evitar em grande parte as reclamações mais corriqueiras.

Saiba mais: Conheça as principais reclamações de hóspedes e como evitá-las

Táticas para lidar com hóspedes insatisfeitos

Esse é o momento de decisão mais importante para um funcionário de hotel bem treinado, pois lidar com os elogios e a satisfação é fácil. No entanto, quando chegam os hóspedes insatisfeitos é que se tem a prova de fogo.

Para lidar com a situação sem perder o controle e até conseguir reverter em favor do hotel, é sempre bom ter estratégias para usar.

Não perca a calma

Em uma situação de insatisfação, a tendência é o hóspede estar bem irritado e você precisa equilibrar esse pêndulo. Por isso, entrar na discussão alterado fará com que perca o controle e irrite ainda mais o reclamante. 

Duas atitudes aqui são essenciais para driblar o problema: não levar para o lado pessoal e não interromper a fala do hóspede.

Seja empático

Imagina se fosse você a pessoa que está se sentindo lesada de alguma forma. Planejou a viagem, está em um hotel que escolheu e a experiência é ruim? 

Por isso que ao usar de empatia, o cliente vai se sentir acolhido e compreendido, pois seu olhar para o problema dele é sincero.

Assuma o erro

Nunca negue um erro, nem mesmo quando você perceber que o hóspede não seguiu as orientações para obter um bom serviço e, por isso, decepcionou-se. 

Se o erro for do hotel, explique e faça de tudo para repará-lo. 

Se o erro for do cliente não o acuse, apenas tente explicar como usar o serviço ou como fazer o pedido adequadamente.

Comprometa-se em tomar uma atitude

Anote a reclamação do hóspede e mostre a ele que vai tomar uma providência, seja encaminhando para o setor responsável, para gerência ou conseguindo resolver onde recebeu a reclamação mesmo. 

O importante é procurar a melhor solução para o problema.

Dê um feedback para o hóspede

No local em que foi feita a anotação da reclamação, anote também, o contato do cliente para que possa dar-lhe um feedback futuramente

Estime o tempo que levará para resolver o problema de forma realista e, de fato, retorne para o cliente com uma solução caso seja possível.

Leia também: 6 dicas para lidar com a opinião dos hóspedes

Como responder comentário negativo on-line

Em primeiro lugar, faça com que o hóspede saiba que seu hotel lê os comentários e procura resolvê-los da forma mais profissional e gentil possível. 

Isso se faz personalizando as respostas aos comentários de cada cliente e criando uma resposta dialógica, ou seja, a sua redação precisa parecer que fala com o leitor. 

Assim quando o hóspede ler a resposta vai se sentir ouvido e único.

Seguir algumas orientações de como responder aos comentários negativos dos hóspedes pode ajudar a mudar o pensamento negativo sobre o hotel e minimizar o dano à sua reputação.

1- Refira-se ao hóspede com um pronome de tratamento adequado

Até mesmo quando a crítica for desagradável ou agressiva, dessas que desconcertam quem lê, a resposta ao comentário deve ser com muita educação

Dessa forma, usar “Caro”, “Prezado” na saudação é recomendável e no corpo do texto “senhor” e “senhora”. 

Essa é uma atitude que demonstra respeito e a importância que o hóspede tem para o seu estabelecimento.

2- Agradeça pela crítica

Agradecer pela informação e comentar que esse olhar do cliente sobre o seu estabelecimento é fundamental para que ele se adeque e alcance o nível de exigência dos seus visitantes, traz confiança àquele que fez o comentário.

Nesse caso, o hóspede olha para o hotel como uma empresa séria e pode rever a experiência que teve.

3- Desculpe-se pela experiência ruim que o cliente teve

Nesse momento, a pessoa que está respondendo ao comentário do hóspede deve enfatizar que o hotel faz as melhores escolhas para o bem-estar do hóspede, mas que infelizmente aconteceu algo fora do esperado e, por isso, pede-se desculpa. 

Mencione que a frustração não é apenas do cliente e sim, também, do estabelecimento. Uma vez que o motivo dele existir é receber de forma especial os viajantes.

Aprenda: Como administrar a reputação da sua pousada no Tripadvisor

4- Mostre as mudanças que podem ser feitas

Pode acontecer de alguma reclamação feita ser exatamente a última melhoria que o hotel investiu. Nesse caso, use essa melhoria para mostrar ao cliente que o problema já foi resolvido e deixá-lo à vontade para retornar e fazer essa verificação. 

Caso não tenha pronta a melhoria, sinalize para o hóspede as possibilidades e intenções de fazê-las.

Ao elaborar esse artigo a intenção foi de munir os gestores e equipe hoteleira contra as reclamações dos hóspedes insatisfeitos e ainda trazer dicas de como lidar com os clientes pessoalmente e, também, na internet.

Solte o play e complemente sua leitura:

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe esse post para alcançar mais pessoas que trabalham no nicho hoteleiro.

Ver comentários

Posts recentes

Fatores indispensáveis para personalização de serviços na hotelaria

Em um mercado tão dinâmico e em constante evolução, em que a arte da hospitalidade…

4 dias atrás

Confiabilidade de dados na hotelaria: por que é tão importante?

Na era digital em que vivemos, a confiabilidade de dados desempenha um papel fundamental em…

6 dias atrás

O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?

Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de…

2 semanas atrás

Branded residences: como esse modelo de negócio impacta a hotelaria?

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado no setor imobiliário e hoteleiro: os…

2 semanas atrás

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se…

3 semanas atrás

Channel Manager: gestão de canais de venda para o seu hotel

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um…

3 semanas atrás