Sustentabilidade

Programa de reuso de toalhas: o que é, e como funciona?

Já não é novidade que o mercado da sustentabilidade está em alta. Isso porque, esta nova geração busca e prioriza cada vez mais, locais, alimentos e serviços com práticas sustentáveis.

Na hotelaria não é diferente. De acordo com o levantamento feito em 2014 pelo site TripAdvisor, o turista brasileiro é o que mais considera o meio ambiente nas decisões de férias. Na pesquisa, 71% afirmou que já se hospedou em um hotel com práticas sustentáveis, enquanto que 48% não sabem onde encontrar esse tipo de informação.

Mas quais são as práticas sustentáveis que podem ser adotadas pela hotelaria? Diversas! Entre elas, o desligamento automático de energia quando o hóspede deixa o cômodo, programas de reciclagem de lixo, reuso de água, reuso de toalhas e roupas de camas e até mesmo o uso de produtos de limpeza ecológicos.

Hoje, vamos detalhar como funciona o programa de reuso de toalhas, uma das ações mais adotadas por hotéis. Assim, você poderá colocar essa ideia em prática ajudando o meio ambiente e, de quebra, diminuindo alguns custos no seu estabelecimento.

O que é e quais as vantagens de adotar o reuso de toalhas

Resumidamente, o programa oferece aos hóspedes a opção de trocar ou não as toalhas do quarto todos os dias.

Essa iniciativa é considerada sustentável porque, além de gerar economia de água e energia, diminui a quantidade de produtos de limpeza usados para fazer a higienização, aumenta o ciclo de vida das toalhas, reduz os custos com a manutenção de equipamentos como lavadora e secadora e economiza tempo nas arrumações.

Se você está se perguntando como implementar isso no seu estabelecimento, listamos abaixo algumas dicas de como conscientizar seus hóspedes e seus colaboradores a colocar em prática esse programa. Confira:

Toalhas penduradas ou no chão

A forma mais adotada pelos hotéis para saber que os hóspedes querem reutilizar a toalha é deixando ela pendurada, e caso prefiram que seja lavada, deixando-a no chão.

Para que isso aconteça, é fundamental comunicar os hóspedes. Você pode disponibilizar uma sinalização colada no espelho, um cartão junto as toalhas ou na porta e até mesmo avisando no momento do check-in no estabelecimento.

Apostar em plaquinhas personalizadas indicando o desejo do hóspede com relação a troca da toalha ou não, também é uma boa opção.

Estipule as datas de troca

Em alguns hotéis, os gestores optam por comunicar que as trocas são feitas a cada dois ou três dias, sem dar a chance do hóspede escolher.

Apesar desse programa trazer diversos benefícios para o seu bolso e para o meio ambiente, vale destacar que você não deve obrigar o hóspede a adotá-lo. Ele deve ter a opção de escolher ou não que as toalhas sejam lavadas. A manutenção dos serviços é responsabilidade do estabelecimento e obrigá-lo a participar dessa iniciativa pode trazer uma experiência negativa durante a estadia.

Entretanto, para estimular que colaborem com o meio ambiente, você pode oferecer um desconto para aqueles que adotam esta ideia.

Você também pode gostar de ler:  Dicas de sustentabilidade para hotéis

Incentive a adesão

Que tal mostrar que seu estabelecimento não está apenas preocupado com a redução de custos, mas sim com o melhor aproveitamento dos recursos naturais e com a preservação do meio ambiente?

Apoiar uma ONG, fazer uma doação, realizar um evento beneficente ou ajudar algum projeto graças ao programa pode trazer ainda mais adeptos.
Pode funcionar assim: com a economia gerada a cada 25 toalhas que não são trocadas, por exemplo, o valor será repassado para alguma instituição.

Seja qual for a ação que seu estabelecimento irá apoiar, o importante é fazer uma escolha responsável e manter transparência nos processos.

Essa forma de conscientização já deu tão certo que se tornou até um projeto implementado pelo grupo Accor, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, o “Plant for the Planet”. A iniciativa começou em 2009 com a economia de água e luz que financia a plantação de árvores. Nesse caso, o objetivo é mostrar as pessoas a importância do reflorestamento.

No final de 2016, a rede já havia plantado 5 milhões de árvores em 26 países.

Avise seu futuros clientes sobre o projeto

Agora que você já optou por estabelecer o programa de reuso de toalhas no seu hotel, é hora de comunicar. Afinal, você precisa da adesão dos seus hóspedes para que essa implementação tenha um impacto positivo.

Por isso, é essencial que você destaque para seus futuros clientes de forma clara e objetiva, os benefícios que o programa proporciona ao meio ambiente. Insira essa informação no seu site, nas redes sociais, na descrição do seu estabelecimento em sites de reservas, no e-mail de confirmação de reserva e até nos materiais internos do seu hotel.

Dessa forma, você chama a atenção para a causa e apresenta uma solução efetiva!

Conscientize seus colaboradores

Envolver os colaboradores é tão importante quanto os hóspedes. Afinal, se eles não receberem o treinamento adequado, podem desrespeitar a sinalização e retirar as toalhas que eram para ser reutilizadas, tudo isso apenas por uma questão de hábito.

Oriente a equipe de arrumação dos quartos e se for viável, eleja uma pessoa para ficar responsável por gerenciar o programa. Capacite também as pessoas que estão ligadas ao atendimento, pois são elas terão que esclarecer as dúvidas dos hóspedes sobre a iniciativa.

Além da redução de custos, você pode transformar essa abordagem “eco-friendly” em um diferencial competitivo, alcançando as pessoas que buscam uma hospedagem que preza por esses cuidados.

Leia também: Por que minha pousada deve ser sustentável?

Seu hotel possui algum programa de sustentabilidade diferente? Utiliza outra forma de informar os hóspedes sobre o reuso de toalhas? Compartilhe com a gente através dos comentários.

Para saber mais sobre sustentabilidade na hotelaria, assista o vídeo abaixo e se inscreva no nosso Canal do Youtube.

Compartilhar

Posts recentes

Acessibilidade em hotéis: garantindo inclusão e cumprindo as normas

Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…

2 dias atrás

Como medir o indicador de grau de satisfação do hóspede?

A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…

3 dias atrás

Atualize sua pousada em 2025: tendências e o que fazer para crescer na hotelaria

Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…

3 dias atrás

5 desafios das estratégias de distribuição na hotelaria

Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…

5 dias atrás

Conheça as principais reclamações de hóspedes e como você pode evitá-las

Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…

1 semana atrás

Serviços adicionais em hotéis: como lucrar mais no fechamento da reserva

Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…

2 semanas atrás