Começar um empreendimento, um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Nesse processo são investidos tempo, energia e dinheiro, além de uma grande dose de entusiasmo e otimismo. O projeto de abrir uma pousada está presente na cabeça de muitas pessoas, acomodar os viajantes e poder viver mais livre junto ao local são características que agradam e atraem os empreendedores.
No entanto, para o sucesso da abertura de uma pousada é preciso evitar alguns erros que são até comuns nesse nicho. E, se você puder conhecê-los e saber como evitá-los, já começa com bônus no seu empreendimento. Concorda?
Esse artigo traz diversas informações a respeito de como abrir uma pousada, que tipos de projetos existem, alerta ao potencial pousadeiro sobre os principais erros estruturais encontrados em um projeto de pousada e como evitá-los.
Mostra, também, a importância de se ter um profissional especializado no desenvolvimento do projeto. E, ainda, trata de valores para investir nesse sonho.
Vamos ler?
Mesmo com altos e baixos, o ramo da hospedagem sempre é procurado para dar aquele break na vida cotidiana. Por isso, é um nicho que nunca será extinguido e as pousadas, por sua vez, guardam uma ligação bem forte com os momentos de refúgio.
Isso porque, de um modo geral, tem número reduzido de quartos, possuem serviço personalizado, o ambiente é familiar, é informal e muito acolhedor, além disso, traz a grande possibilidade de se conectar com o lugar em que se encontra.
Diante disso, é natural que os empreendedores apaixonados por meios de hospedagem queriam investir em pousadas, algo mais aconchegante, talvez pequeno, mas principalmente, rentáveis.
Antes de qualquer investimento, é necessário idealizar o tipo de pousada que você quer e o público que deseja atender. Pois elas podem ser grandes, de fácil instalação, direcionadas para públicos específicos e, até mesmo, luxuosas.
Assim, identificar que ideia de pousada se tem é o primeiro passo para essa jornada.
Leia também – Qual a diferença entre hotel e pousada?
Uma vez feito o mapeamento do público-alvo, já é possível pensar no projeto que deseja elaborar. Pode-se enfatizar a importância do projeto, pois com ele as chances de cometer erros e, por consequência, gastar demais, são minimizadas.
Os projetos de pousada são feitos baseados no desejo do proprietário e na funcionalidade do local para a região em que se instalará.
Conforme isso, pode-se ter os seguintes projetos:
Neste projeto a possibilidade de proporcionar momentos mais intimistas e dotar o local de um charme peculiar devem ser levados em conta pelo profissional.
Por esse motivo, o projetista deve se atentar aos detalhes, à maneira que vai dispor os quartos, que vista o cliente terá, caprichar nos efeitos de iluminação, sugerir um mobiliário que combine conforto e intimismo.
Nessa construção tem que se fazer presente a harmonia entre o urbano e o meio ambiente. O projeto dessa pousada investe em bons acessos, otimização de espaço, iluminação natural, rusticidade, aproveitamento da paisagem local, dentre outras características de praia.
Isso tudo sem abrir mão do elegante e moderno.
Quando se fala em chalés já chega a imagem do estilo rústico, em contato com a natureza, mas com um toque de modernidade. Esse tipo de construção preserva a privacidade e independência do hóspede, pois ele não necessita dividir espaços com outros hóspedes.
Nesse tipo de projeto a construção em madeira tem grande apreciação, assim é possível utilizar o espaço de maneira inteligente com otimização e conforto.
De imediato esse projeto tem que criar espaços para mostrar a identidade sonora e olfativa do local.
Assim, definir ambientes com sons específicos e lugares para utilização de essências devem ser pensados para a sua pousada.
Esses detalhes levam o cliente a ter uma experiência mais intensa e retornar.
O investimento sempre deve ser tratado com bastante atenção, afinal ninguém quer iniciar um projeto fazendo más escolhas. Assim, ao optar por uma pousada pequena visando a economia, pode-se escolher fazê-la de madeira pré-fabricada que chegam a custar 40% menos que as construções de alvenaria tradicionais.
Um projeto de pousada pequena, com cerca de 5 habitações, por exemplo, pode custar entre R$80.000,00 a R$100.000,00, isso tendo o básico e optando pelo sistema construtivo da pré-fabricação.
Caso se faça de outro material, como alvenaria ou concreto, o preço chega a dobrar.
De acordo com o site do SEBRAE, dependendo da estrutura e do tamanho da pousada, incluindo a construção e a mobília de todos os espaços e os utilitários para o funcionamento, o investimento inicial poderá ser alto, chegando a aproximadamente 400 mil reais, se for considerado o capital de giro também.
Assim, os valores mais baixos dizem respeito à construção em si, mas não se pode esquecer de que a mobília e os utensílios para as instalações também custam e, mesmo pensando de uma forma básica, são muitos. Veja esses exemplos apenas para o quarto (desconsiderando banheiro):
Saiba mais – Projeto de hotelaria: do planejamento à execução prática
Os erros na construção de uma pousada acontecem, principalmente, pela falta de planejamento. Isso inclui não fazer um projeto adequado ao que se deseja e de acordo com um orçamento prévio.
Para a constituição e o funcionamento de uma pousada existem muitas exigências legais.
Por isso, é necessário que se conheça toda a legislação relacionada ao exercício da atividade para não correr o risco de sofrer alguma penalidade por não estar de acordo com as normas e leis vigentes na sua cidade.
O seu empreendimento pode ser incrível, mas se ficar em um local totalmente desconhecido, irá prejudicar o seu faturamento.
Porque o local precisa ter atrativos para chamar os clientes, a pousada sozinha não consegue fazer esse papel.
Nem por economia deve-se ignorar o projeto arquitetônico da futura pousada.
É comprovado que a presença de um projeto direciona o andamento do processo e promove economia, seja em relação ao material, seja em relação ao pessoal envolvido.
Analisar o mercado é fundamental para construir a pousada que atende aquele público.
Imagine que situação desnecessária e onerosa é construir uma pousada voltada para retiro espiritual em um local agitado com pessoas que não buscam dar um break.
Erro diagnosticado e, infelizmente, comum.
Às vezes, o investimento para se construir a pousada está justo e, por esse motivo, alguns passos do processo são deixados de lado, um exemplo é a análise do terreno onde se irá construir.
Um terreno muito extenso, um terreno muito largo, um terreno em declive precisa ser averiguado para receber a construção.
Alguns casos, inclusive necessita de documentos que a prefeitura dá permissão.
Para garantir que o projeto fique dentro do orçamento não é indicado buscar materiais muito difíceis de se adquirir, raridade e distância importam para baratear ou encarecer sua pousada.
Isso diz respeito também à qualidade e ao custo do material envolvido na construção, sempre é aconselhável procurar o melhor custo-benefício.
Já que existem erros mais comuns do que se imagina, deve-se trabalhar com estratégias para evitar cometê-los.
Algumas dessas estratégias são bem simples e óbvias, como contratar um profissional para fazer o projeto arquitetônico. E, pode certificar-se de que essa atitude evita muitos transtornos.
Checar regularmente se o trabalho de construção está seguindo o projeto acordado se faz necessário. Tem que usar mesmo aquela máxima de fazendeiro “o olho do dono é que engorda o gado”.
E caso não possa fazer isso pessoalmente, designe alguém que faça e te reporte os acontecimentos.
Siga todos os protocolos da sua cidade para a construção, os documentos liberados pela prefeitura, por exemplo.
Não caia no incômodo de deixar passar e ter que pagar multa por isso depois, visto que estar dentro da legalidade é bem mais barato e menos desgastante.
Cobre do arquiteto responsável.
A adequação da infraestrutura para atender de maneira adequada aos hóspedes e a rotina de serviço dos funcionários têm que estar no seu projeto.
Vá além do tradicional como quartos e áreas comuns, de acordo com o seu público-alvo pense no seu espaço. Por exemplo, se a pousada for destinada para atender bastante idosos, coloque pisos antiderrapantes e banheiros com barra de apoio nos chuveiros.
Uma parte do orçamento deve ser reservada para os interiores.
Camas confortáveis, TVs de tela plana, internet e chuveiro generoso e quente são investimentos de primeira ordem, afinal todos que querem ir para uma pousada não esperam menos conforto.
Estude os materiais que vai usar na sua construção, lembre-se de que a escolha de materiais inadequados pode fazer o custo da sua obra ir lá para cima, pois quebrar e refazer é muito mais caro do que fazer corretamente.
E, por fim, não ignore a importância de se ter um profissional especializado no assunto para desenvolver o projeto, pois essa pessoa terá conhecimento para resolver quaisquer questões que se apresentem sobre a construção da sua pousada.
Conte para a gente a sua experiência na construção da sua pousada. Está nos planos? Já conseguiu escolher um profissional para fazer o seu projeto? Qual a posição em que você futuro pousadeiro se encontra?
Você também pode se interessar – Plano de negócio para pousada: dicas e modelo para montar o seu
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…
Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…
Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…
Ver comentários
gostaria receber notificaçoes
No meu caso eu ja tenho o predio estou precisando de uma consultoria para montar um projeto