Governança

Saiba como montar e cuidar do enxoval do seu hotel para garantir economia e satisfação

Por Conamore Hotelaria

Investir em um enxoval de qualidade para o seu hotel é garantia de economia, praticidade e satisfação dos hóspedes, que vão reconhecer ali o cuidado e conforto que merecem e esperam.

De nada adianta um quarto bem decorado e bem equipado se os lençóis, toalhas, travesseiros, cobertores e colchas não forem agradáveis ao toque e envolverem de fato quem usa.

No entanto, a boa gestão dessas peças por parte da governança é fundamental para assegurar uma vida útil maior. Essa manutenção precisa ser feita de acordo com algumas recomendações, para assim, aumentar o tempo de uso do enxoval sem deixá-lo com carinha de velho.

Ficou interessado em como garantir um enxoval de qualidade, e como gerir os itens da melhor forma? Então, acompanhe a leitura a seguir.

É preciso contar para controlar

Ao enviar as roupas de cama e banho para os processos de lavagem e higienização, que geralmente, são feitos por lavanderias terceirizadas, é preciso que as camareiras façam a contagem das peças e registrem as quantidades retiradas de cada quarto. Assim, é possível manter o controle e evitar possíveis furtos e extravios. Ao retornar da lavanderia, a contagem deve ser feita novamente para checar se tudo que foi enviado, está de volta ao hotel.

Para um desempenho ainda mais eficaz, a recomendação é fazer um inventário mensal, discriminando todas as peças do hotel. Para realizar o inventário, será preciso envolver um grande número de pessoas e despender um certo tempo. Existem hoje em dia, no entanto, recursos tecnológicos que podem viabilizar e fazer esse processo de forma mais segura e rápida, como o uso de chips de identificação, por exemplo.

Produtos demais, tempo de menos

O enxoval de um hotel precisa ser resistente para passar sem danos pelos processos de lavagem e higienização que são feitos constantemente. Tecidos práticos, de fácil manutenção, secagem e manuseio, também precisam ser levados em consideração na hora da escolha dos itens de cama e banho.

Para assegurar mais rentabilidade com o enxoval comprado, vale ficar atento às quantidades e qualidades dos produtos químicos utilizados durante a lavagem das roupa de cama e de banho. Esses fatores são determinantes para uma maior ou menor longevidade do enxoval.

Uma dica interessante para preservar as peças é fazer um sistema de rodízio e não usar o enxoval que acabou de chegar da lavanderia antes de 48 horas para possibilitar, assim, a completa regeneração das fibras dos tecidos. Outras informações importantes sobre como gerir e fazer a manutenção correta dos artigos, você encontra aqui.

Qualidade em primeiro lugar

O cuidado com as peças e a boa gestão do enxoval são importantes e necessários, mas de nada adiantam se o estabelecimento não dispor de um aparato de cama e banho de qualidade. Itens inferiores podem até custar mais barato inicialmente, mas serão facilmente danificados, e os prejuízos para repor serão, certamente, maiores.

Por isso, preze pelo conforto e bem-estar de seu hóspede e de seu bolso. Invista em lençóis feitos em 100% algodão, de preferência Percal – tecido formado por trama (vertical) e urdume (horizontal) – que concilia densidade e suavidade. Tecidos mistos, com algodão e poliéster de boa procedência, por exemplo, também podem ser uma boa opção, já que são confortáveis, amarrotam menos e lavam e secam mais rápido. Em relação às toalhas, essa composição mista de algodão com poliéster é útil, porque facilita a secagem.

Existem também, opções de gramaturas que devem ser analisadas para ver qual se adequa melhor às necessidades do seu hotel. Quanto mais “grossa” for a toalha, melhor será a absorção e a maciez, porém, será um pouco mais demorado para secar.

Todas essas recomendações devem ser levadas em consideração. E, para saber mais, veja aqui outras dicas para a escolha do enxoval ideal.

Trouxemos aqui algumas orientações que podem fazer a diferença na gestão e na decisão de compra do enxoval do seu hotel. Elas servem como uma referência para ajudar sempre que for necessário. Caso tenha outras recomendações, compartilhe conosco!

Posts recentes

Fatores indispensáveis para personalização de serviços na hotelaria

Em um mercado tão dinâmico e em constante evolução, em que a arte da hospitalidade…

2 dias atrás

Confiabilidade de dados na hotelaria: por que é tão importante?

Na era digital em que vivemos, a confiabilidade de dados desempenha um papel fundamental em…

4 dias atrás

O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?

Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de…

1 semana atrás

Branded residences: como esse modelo de negócio impacta a hotelaria?

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado no setor imobiliário e hoteleiro: os…

2 semanas atrás

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se…

2 semanas atrás

Channel Manager: gestão de canais de venda para o seu hotel

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um…

3 semanas atrás