P

Por que você deve apostar no marketing de recomendação?

marketing-de-recomendacao

Você já sabe que o marketing bem desenvolvido é um dos fatores decisivos para o sucesso do seu meio de hospedagem. E quando você consegue atrair clientes por meio de ações que criam valor e destacam os benefícios dos seus serviços, você usou o marketing a favor do seu negócio.

O bacana, é que além do jeito mais tradicional que conhecemos, o marketing pode ser aplicado de diversas formas. Dentre elas, o marketing de recomendação, por exemplo, é uma grande tendência do mercado.

Continue a leitura e descubra o que é marketing de recomendação, como a indicação de uma pessoa próxima mostra seu poder, por que os clientes satisfeitos indicam e acabam virando promotores de marca e, além disso, muitas dicas de como investir em marketing de recomendação.

O que é marketing de recomendação?

De início, é preciso saber que o marketing de recomendação ainda é considerado uma ferramenta nova de atração de clientes. Apesar de ser fortemente feito de boca a boca, ele também tem seu campo no meio digital através dos depoimentos nos sites de hotel e nas mídias sociais.

O marketing de recomendação é uma estratégia de marketing feita pelos seus próprios clientes por meio de uma indicação a uma outra pessoa de seu produto ou serviço.

Assim, podemos considerar que o marketing de recomendação é a estratégia de marketing que começa por meio da experiência de um cliente existente até o momento da sua indicação para outra pessoa.

Como tornar seus clientes seus divulgadores

Não há uma garantia que o marketing de recomendação vá ocorrer, pois não há contratos firmados, nem mesmo pagamentos. O seu cliente satisfeito é quem irá indicar seu hotel por vontade própria.

Isso implica em ele ter recebido um atendimento de qualidade, ter sido tratado com respeito e cordialidade, ter tido as expectativas alcançadas no seu meio de hospedagem e com isso, ter levado na lembrança, a experiência positiva da estada.

E é incrível como as taxas de conversão em vendas deste tipo de marketing são grandes. Toda pessoa que ouvir uma recomendação do seu hotel é um cliente potencial. Isso acontece porque nessa indicação natural, a experiência do cliente é muito valorizada por quem ouve, ou seja, existe uma pessoa real que se alegrou e ficou satisfeita, de verdade, com os serviços prestados pelo seu meio de hospedagem.

Os seus clientes não têm a obrigação de fazer o marketing do seu estabelecimento, isso é um fato. Então, se ele o faz por satisfação e alegria, o mérito é todo seu e da sua equipe.

Para tornar provável que o hotel seja elogiado, a experiência do cliente tem que ser excelente. Assim, desde o primeiro contato até a compra final, e inclusive, no pós-venda, o atendimento deve ser realizado de forma eficiente, positiva e com qualidade.

Veja como surpreender seus hóspedes com 7 dicas incríveis:

Por que usar o marketing de recomendação?

Como mencionado anteriormente, o poder de conversão do marketing de recomendação é muito grande. É mais fácil as pessoas acreditarem no depoimento de um conhecido, amigo ou familiar, do que em uma propaganda comum de marketing.

O peso da fala de quem é real e conhecido é muito forte, pode acreditar. E esta indicação de uma pessoa próxima traz a confiabilidade e segurança necessárias para que seu meio de hospedagem seja escolhido pelos hóspedes em potencial. 

Outro motivo bastante forte para você investir nessa ferramenta é que o marketing de recomendação não gera custos adicionais. Na verdade, é uma forma barata de divulgar o seu negócio, já que a indicação acontecerá de forma natural. O que deve ser feito é aprimorar e modernizar cada vez mais os serviços do meio de hospedagem.

Você também pode gostar de ler: Branding na hotelaria: a importância de construir a sua marca

Ainda elencando os motivos para fazer marketing de recomendação, saiba que ele retém mais clientes e faz com que os clientes satisfeitos voltem. Além disso, o hóspede que chega no hotel por meio de indicação acredita que a experiência será ótima e por isso, não se apega tanto ao preço.

Como aumentar o poder da ferramenta

Mesmo acontecendo de forma espontânea, o hotel pode incentivar o marketing de recomendação. Para que o hotel tenha esse marketing de forma recorrente é preciso melhorar os processos e ter bastante entendimento de quem são as pessoas que usam os serviços.

Por esse olhar, a opinião do público será o termômetro para entender as indicações e, além disso, mostrar como lidar com fatores importantes para o desenvolvimento da empresa.

Por isso, faça sempre a pesquisa de satisfação. Identifique quem é seu público fiel e o incentive a fazer divulgação para seu hotel chamando para compartilhar e recomendar seu serviço nas redes sociais. Também busque compreender os feedbacks negativos deixados na caixinha de elogios e reclamações ou mesmo no seu site. Entender o que não agradou o hóspede é especialmente importante para fazer os ajustes necessários.

Baixe agora: Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel

Ainda sobre os clientes que fazem a indicação, lembre-se de bonificar de alguma forma a atitude deles, com brindes ou mesmo uma diária por número de indicações.

Você ainda contribui para aumentar o poder do marketing de recomendação se mantiver a mente aberta para o novo. O hoteleiro tem que aceitar que vive em constante evolução e, assim, necessita se aprimorar, estudar e investir na formação da sua equipe, para que todos possam fazer o melhor atendimento possível e cativar os clientes.

Além disso, precisa também automatizar seu estabelecimento e, assim, usufruir dos benefícios que os sistemas oferecem também sobre o marketing de recomendação.

E, neste ponto, podemos te oferecer uma experiência gratuita de 10 dias com o Hospedin. Visite a página e peça seu teste agora mesmo, clicando abaixo:

Teste grátis o Hospedin

Gostou desse artigo? Exercite um pouco do marketing de recomendação e indique-o aos amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Hospedin