Dicas

5 problemas que rondam o mundo do gerenciamento hoteleiro

Na luta pelo mercado, muitos empreendimentos adotam um PMS – ou sistemas de gestão hoteleiro – para auxiliar na administração dos seus negócios. Esta ferramenta de gerenciamento hoteleiro automatiza e controla todos os processos administrativos e operacionais do hotel ou pousada, dando muito mais liberdade para a equipe focar em questões estratégicas.

Porém, muitos negócios, desde pequenos hotéis até médias redes de pousadas, ainda acreditam que o investimento na automatização do sistema de gerenciamento não se paga por si só. Sendo assim, para provar o contrário, listamos 5 problemas que todo empreendimento hoteleiro pode enfrentar por não se automatizar.

1 – Inconsistência nas informações

Errar é humano“, diz o velho e conhecido ditado. Embora seja verdade, esses erros podem prejudicar sua imagem e comprometer a possibilidade de criar um vínculo mais estreito com o hóspede, resultando assim em grandes prejuízos aos hotéis e pousadas. Empreendimentos hoteleiros que não adotam um sistema unificado e automatizado de gestão estão sempre propensos aos erros mais comuns:

  • Registro de consumo do frigobar incorreto;
  • Falta de controle na parte financeira;
  • Ficar sem registros dos clientes;
  • Não estar de acordo com as preferencias pré-definidas pelo hóspede;
  • Perda ou ausência de formulários de check-in e/ou checkout.

O problema se agrava não somente pela ausência das informações, mas também pela falta de meios para comprovar a autenticidade dos fatos. Por outro lado, isso não acontece em negócios informatizados, onde o usuário se vê obrigado a realizar verificações e checagem por meio de cartões ou IDs em cada processo adicional, seja um consumo de frigobar, internet ou estacionamento extra.

Confira também: A importância da segmentação de dados para a gestão de canais da sua hospedagem

2 – Ausência de base para tomada de decisões

Para se manter competitivo, é preciso tomar decisões de acordo com as necessidades exigidas pelo próprio mercado. Tais decisões devem ser tomadas após a análise das diversas informações que seu empreendimento hoteleiro gera no dia-a-dia.

No entanto, sem uma sistema automatizado, captar e analisar essas informações exigirá muito mais tempo, recursos e, dificilmente, gerarão os relatórios mais concretos. Por exemplo, será muito complicado saber em qual setor o hotel deve investir sem ter todos os relatórios acerca das preferências de hospedagens, consumo e frequência. Esses dados em sistemas automatizados são coletados de forma instantânea e autônoma.

Leia também: Sistema para hotelaria: Gasto ou Investimento?

3 – Consumo elevado de tempo e recursos humanos

Ao realizar tudo de forma manual, coletar as informações, validá-las e verificá-las será muito mais trabalhoso para gestor hoteleiro. Afinal, é tempo que ele terá que despender para processar e analisar todos os dados. Além disso, esse processo operacional e manual aumenta a chance de erros e gera lentidão nas ações fundamentais em todo hotel, como check-in e checkout.

4 – Deficiência no relacionamento com o cliente

A base de todo empreendimento hoteleiro é o hóspede. Sem ele, não existe negócio algum. Por isso, relacionar-se com o cliente é fundamental para a manutenção e existência do negócio. Além de oferecer um serviço de alta qualidade, é importante estar visível e se comunicando periodicamente com o seu hóspede.

Nesse ponto, a maior dificuldade é saber exatamente quem é o hóspede e quais são as suas preferências. Sendo assim, não estar sincronizado com essas informações torna a ação de se relacionar com o cliente algo muito mais custoso, resultando na maioria dos casos em baixa conversão.

Em sistemas automatizados de gerenciamento hoteleiro, é possível saber tudo sobre hóspede no período em que ele se hospedou. Dessa forma, pode-se filtrar promoções, serviços adicionais e benefícios adequados ao seu perfil. Sem uma boa ferramenta de gestão, é muito mais difícil criar um cross-selling de sucesso.

5 – Dificuldade em relacionar todos os setores do hotel

Para melhorar o rendimento do hotel, é preciso que todos os setores se comuniquem constantemente. Isso significa que fornecedores, agências de viagens, clientes e funcionários devem estar relacionados de forma que as necessidades dos hóspedes e funcionários sejam transmitidas de forma mais eficiente a fornecedores e agências. Dessa forma, há um ganho de tempo, recursos e a diminuição de gastos extras. E neste sentido, o uso de sistema de gerenciamento hoteleiro pode ajudar a tornar esse processo mais simples.

Por fim, o grande segredo de qualquer negócio é conseguir ganhar mais gastando o menos possível, e isso não é exceção no mundo da hotelaria. Sendo assim, é importante saber investir naquilo que te ajudará a potencializar os seus resultados.

Complemente a leitura e entenda o que é um PMS:

Deixe seu comentário ou entre em contato conosco para conhecer todos os benefícios da automatização do gerenciamento do seu hotel!

Posts recentes

Fatores indispensáveis para personalização de serviços na hotelaria

Em um mercado tão dinâmico e em constante evolução, em que a arte da hospitalidade…

4 dias atrás

Confiabilidade de dados na hotelaria: por que é tão importante?

Na era digital em que vivemos, a confiabilidade de dados desempenha um papel fundamental em…

6 dias atrás

O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?

Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de…

2 semanas atrás

Branded residences: como esse modelo de negócio impacta a hotelaria?

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado no setor imobiliário e hoteleiro: os…

2 semanas atrás

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se…

3 semanas atrás

Channel Manager: gestão de canais de venda para o seu hotel

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um…

3 semanas atrás