Várias das tecnologias disruptivas surgem no mercado de aviação e acabam por ganhar o coração do mercado hoteleiro. O que vem acontecendo com o check-in automatizado é exatamente isso.
Sendo assim, essa tendência é o tema do nosso artigo de hoje.
O que antes parecia inseguro e distante tem se tornando a realidade de muitos hotéis que já não obrigam os hóspedes a passar pela recepção ao fazer o check-in.
A democratização da tecnologia fez com que os sistemas se tornassem mais acessíveis, intuitivos e seguros.
E hoje em dia, com pessoas mais adeptas as novidades tecnológicas, mudar processos tradicionais já não é uma dor tão grande.
Na realidade, mudar passa a ser uma necessidade.
O check-in é uma parte obrigatória no processo de hospedagem. Todos os hóspedes que chegam no hotel precisam passar por ele, sem exceção.
Contudo, esse é um processo que não precisa ser burocrático ou demorado.
E é bem melhor que não seja, já que um check-in atravancado vai influenciar diretamente na satisfação do hóspede.
Diante de consumidores conectados e que buscam por experiências memoráveis, mais do que qualquer outra coisa, o check-in automatizado se torna um diferencial (e tanto) para os hoteleiros que optam por aderir a essa tecnologia.
Se você ainda está em dúvida de que o check-in automatizado vai ajudar no crescimento do seu hotel, continua com a gente e saia daqui com uma resposta.
Bora saber mais sobre esse assunto?
O que é o check-in automatizado?
O processo de check-in é o primeiro contato físico que o hóspede tem com o hotel.
Para evitar que ele seja demorado e confuso, muitos hoteleiros procuram por formas de agilizá-lo a fim de que o hóspede tenha uma ótima primeira impressão do hotel.
A tecnologia é aliada quando se fala em melhorar processos hoteleiros e entregar o melhor resultado para o hóspede.
Quando se fala em check-in, diversas iniciativas podem ser aplicadas para torná-lo mais rápido e assertivo e uma delas é o check-in automatizado.
O check-in diz respeito ao registro de entrada do hóspede no hotel.
Obrigatoriamente, o hotel precisa ter uma Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) exigida pelo Ministério do Turismo com o objetivo de manter a segurança do hóspede.
A descentralização das informações do hóspede é o principal motivo pelo qual o processo de check-in pode se tornar demorado e repetitivo.
Ao optar por um check-in automatizado o hoteleiro facilita o acesso dos hóspedes ao hotel, através de tecnologias que centralizam os dados do mesmo e as informações da reserva.
Normalmente, o check-in automatizado acontece em terminais de atendimento autônomo que ficam disponíveis no hall de entrada do hotel para que os hóspedes possam acessar e fazer o seu ingresso no meio de hospedagem sozinhos.
Os terminais identificam as informações através de códigos enviados aos hóspedes antecipadamente, liberam os cartões de entrada nos quartos e, assim, o hóspede pode acessar a Uh rapidamente.
É comum que os hotéis disponham de um balcão de informações no hall de entrada para auxiliar os clientes que tenham alguma dificuldade ou precisem tirar uma dúvida.
Contudo, o hóspede terá um atendimento mais ágil através do check-in automatizado.
Dito isto, para que você possa analisar se o check-in automatizado é uma boa opção para seu hotel, veja as vantagens dessa nova tendência.
Vantagens do check-in automatizado
Que ele pode agilizar o ingresso do hóspede no hotel, isso não há dúvida.
Trazer a tecnologia para meio de hospedagem, é um caminho sem volta nos dias de hoje.
Ainda que o hotel precise passar por um período de adaptação, automatizar processos e treinar as equipes para as inovações, pode ser um diferencial considerável em um mercado cada vez mais competitivo.
O check-in automatizado é uma tendência que ganha espaço nas recepções dos hotéis a cada dia que passa.
Isso acontece porque existem diversas vantagens em se adotar esse tipo de tecnologia hoteleira.
Veja só:
Possibilidade de check-in online
O check-in online é uma outra modalidade que vem crescendo entre os hoteleiros, ou seja, é a possibilidade que o hóspede tem de dar entrada no hotel alguns dias ou um dia antes de iniciar sua estadia.
Com isso, ele já informa ao meio de hospedagem o seu horário de chegada, assim como confirma seus dados de cadastro de forma online.
A partir do check-in online o hotel consegue trabalhar com antecedência a fim de deixar tudo pronto para a chegada do hóspede, que poderá adentrar no meio de hospedagem e ir direto ao check-in automatizado para retirar as chaves.
O terminal de check-in automatizado é integrado a todos os outros sistemas do hotel, facilitando a identificação da reserva.
E para o hóspede, dá-se a oportunidade de acessar seu check-in de qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando a sua viagem.
Leia também: Ferramentas online para otimizar seu atendimento ao hóspede
Centralização de informações
Pegando o gancho da vantagem acima, o check-in automatizado permite que o hoteleiro mantenha uma centralização de informações altamente competitiva para o hotel.
Uma vez que o hóspede informa os seus dados de cadastro, os mesmos são alimentados em todos os sistemas do hotel, do PMS ao terminal de check-in.
Além de manter um cadastro de hóspede atualizado, o cliente não precisa repetir as informações pessoais em cada etapa do processo de estadia.
Agilidade no atendimento
Se tem algo que não sai do radar do hoteleiro é a satisfação do hóspede. E a agilidade nos processos do hotel tem tudo a ver com isso.
Chegar no hotel cansado depois de uma viagem longa e ter que esperar 20 minutos para ser atendido antes de poder chegar no quarto do hotel, não parece uma cena muito agradável, não é mesmo?
Vinte minutos pode parecer pouco para quem está na recepção, mas se torna uma eternidade para quem espera ansiosamente por um banho quente e uma cama confortável.
Ser ágil no momento do check-in pode lhe garantir muitas estrelinhas nos sites de avaliação.
E nesse caso, dar ao hóspede a possibilidade de fazer um check-in automatizado de forma rápida e prática demonstra que o hoteleiro está antenado nas novidades tecnológicas e preocupado com o cliente.
Aumento de vendas
Sim! O check-in automatizado pode lhe ajudar no aumento das vendas.
Uma vez que todas as informações dos clientes estão centralizadas, se torna possível analisar tais dados e descobrir as preferências dos hóspedes de forma assertiva.
A partir disso, o próprio sistema pode oferecer produtos e serviços de acordo com cada perfil de hóspede no momento do check-in, no terminal de autoatendimento.
Essa oferta desperta o desejo do hóspede para adquirir tais benefícios e tornar a sua experiência no hotel ainda melhor.
Nesse mesmo sentido, pode-se oferecer descontos, brindes, pacotes com o objetivo de fidelizar o hóspede e fazer com que ele volte ao hotel.
As vantagens acima já seriam suficientes para convencer o hoteleiro a pensar com carinho no check-in automatizado, não é mesmo?
Ainda assim, algo mais está em jogo.
A satisfação do hóspede está em jogo
Quando se fala em satisfação do hóspede nenhum esforço é comedido.
Todas as melhorias e tecnologias hoteleiras são válidas e devem ser consideradas para entregar o melhor serviço possível no hotel. Independente do tamanho do meio de hospedagem, diversas iniciativas podem ser adaptadas para sua realidade e porte.
Sem perder de vista a satisfação do hóspede, o check-in automatizado tem se mostrado uma oportunidade de diferenciação em meio a multidão.
Que tal largar na frente dessa corrida pela automatização do processo de check-in?
O que você acha dessa ideia? Conta pra gente nos comentários abaixo.
Você também pode gostar de ler: Tecnologia em hotelaria: você está atrasado?