Pixel Meta

Check-in automatizado: o que é essa nova tendência e quais as vantagens?

Tempo de leitura: 5 minutos
check-in automatizado: o que é essa nova tendência e quais as vantagens

Várias das tecnologias disruptivas surgem no mercado de aviação e acabam por ganhar o coração do mercado hoteleiro. O que vem acontecendo com o check-in automatizado é exatamente isso.

Sendo assim, essa tendência é o tema do nosso artigo de hoje.

O que antes parecia inseguro e distante tem se tornando a realidade de muitos hotéis que já não obrigam os hóspedes a passar pela recepção ao fazer o check-in.

A democratização da tecnologia fez com que os sistemas se tornassem mais acessíveis, intuitivos e seguros.

E hoje em dia, com pessoas mais adeptas as novidades tecnológicas, mudar processos tradicionais já não é uma dor tão grande.

Na realidade, mudar passa a ser uma necessidade.

O check-in é uma parte obrigatória no processo de hospedagem. Todos os hóspedes que chegam no hotel precisam passar por ele, sem exceção.

Contudo, esse é um processo que não precisa ser burocrático ou demorado.

E é bem melhor que não seja, já que um check-in atravancado vai influenciar diretamente na satisfação do hóspede.

Diante de consumidores conectados e que buscam por experiências memoráveis, mais do que qualquer outra coisa, o check-in automatizado se torna um diferencial (e tanto) para os hoteleiros que optam por aderir a essa tecnologia.

Se você ainda está em dúvida de que o check-in automatizado vai ajudar no crescimento do seu hotel, continua com a gente e saia daqui com uma resposta.

Bora saber mais sobre esse assunto?

O que é o check-in automatizado?

O processo de check-in é o primeiro contato físico que o hóspede tem com o hotel.

Para evitar que ele seja demorado e confuso, muitos hoteleiros procuram por formas de agilizá-lo a fim de que o hóspede tenha uma ótima primeira impressão do hotel.

A tecnologia é aliada quando se fala em melhorar processos hoteleiros e entregar o melhor resultado para o hóspede.

Quando se fala em check-in, diversas iniciativas podem ser aplicadas para torná-lo mais rápido e assertivo e uma delas é o check-in automatizado.

O check-in diz respeito ao registro de entrada do hóspede no hotel.

Obrigatoriamente, o hotel precisa ter uma Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) exigida pelo Ministério do Turismo com o objetivo de manter a segurança do hóspede.

A descentralização das informações do hóspede é o principal motivo pelo qual o processo de check-in pode se tornar demorado e repetitivo.

Ao optar por um check-in automatizado o hoteleiro facilita o acesso dos hóspedes ao hotel, através de tecnologias que centralizam os dados do mesmo e as informações da reserva.

Normalmente, o check-in automatizado acontece em terminais de atendimento autônomo que ficam disponíveis no hall de entrada do hotel para que os hóspedes possam acessar e fazer o seu ingresso no meio de hospedagem sozinhos.

Os terminais identificam as informações através de códigos enviados aos hóspedes antecipadamente, liberam os cartões de entrada nos quartos e, assim, o hóspede pode acessar a Uh rapidamente.

É comum que os hotéis disponham de um balcão de informações no hall de entrada para auxiliar os clientes que tenham alguma dificuldade ou precisem tirar uma dúvida.

Contudo, o hóspede terá um atendimento mais ágil através do check-in automatizado.

Dito isto, para que você possa analisar se o check-in automatizado é uma boa opção para seu hotel, veja as vantagens dessa nova tendência.

Vantagens do check-in automatizado

Que ele pode agilizar o ingresso do hóspede no hotel, isso não há dúvida.

Trazer a tecnologia para meio de hospedagem, é um caminho sem volta nos dias de hoje.

Ainda que o hotel precise passar por um período de adaptação, automatizar processos e treinar as equipes para as inovações, pode ser um diferencial considerável em um mercado cada vez mais competitivo.

O check-in automatizado é uma tendência que ganha espaço nas recepções dos hotéis a cada dia que passa.

Isso acontece porque existem diversas vantagens em se adotar esse tipo de tecnologia hoteleira.

Veja só:

Possibilidade de check-in online

O check-in online é uma outra modalidade que vem crescendo entre os hoteleiros, ou seja, é a possibilidade que o hóspede tem de dar entrada no hotel alguns dias ou um dia antes de iniciar sua estadia.

Com isso, ele já informa ao meio de hospedagem o seu horário de chegada, assim como confirma seus dados de cadastro de forma online.

A partir do check-in online o hotel consegue trabalhar com antecedência a fim de deixar tudo pronto para a chegada do hóspede, que poderá adentrar no meio de hospedagem e ir direto ao check-in automatizado para retirar as chaves.

O terminal de check-in automatizado é integrado a todos os outros sistemas do hotel, facilitando a identificação da reserva.

E para o hóspede, dá-se a oportunidade de acessar seu check-in de qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando a sua viagem.

Leia também: Ferramentas online para otimizar seu atendimento ao hóspede 

Centralização de informações

Pegando o gancho da vantagem acima, o check-in automatizado permite que o hoteleiro mantenha uma centralização de informações altamente competitiva para o hotel.

Uma vez que o hóspede informa os seus dados de cadastro, os mesmos são alimentados em todos os sistemas do hotel, do PMS ao terminal de check-in.

Além de manter um cadastro de hóspede atualizado, o cliente não precisa repetir as informações pessoais em cada etapa do processo de estadia.

check-in-automatizado
Hotéis Marriott – Kathy Willens

Agilidade no atendimento

Se tem algo que não sai do radar do hoteleiro é a satisfação do hóspede. E a agilidade nos processos do hotel tem tudo a ver com isso.

Chegar no hotel cansado depois de uma viagem longa e ter que esperar 20 minutos para ser atendido antes de poder chegar no quarto do hotel, não parece uma cena muito agradável, não é mesmo?

Vinte minutos pode parecer pouco para quem está na recepção, mas se torna uma eternidade para quem espera ansiosamente por um banho quente e uma cama confortável.

Ser ágil no momento do check-in pode lhe garantir muitas estrelinhas nos sites de avaliação.

E nesse caso, dar ao hóspede a possibilidade de fazer um check-in automatizado de forma rápida e prática demonstra que o hoteleiro está antenado nas novidades tecnológicas e preocupado com o cliente.

check-in-automatizado
Hotel Ruby Sofie – Vienna

Aumento de vendas

Sim! O check-in automatizado pode lhe ajudar no aumento das vendas.

Uma vez que todas as informações dos clientes estão centralizadas, se torna possível analisar tais dados e descobrir as preferências dos hóspedes de forma assertiva.

A partir disso, o próprio sistema pode oferecer produtos e serviços de acordo com cada perfil de hóspede no momento do check-in, no terminal de autoatendimento.

Essa oferta desperta o desejo do hóspede para adquirir tais benefícios e tornar a sua experiência no hotel ainda melhor.

Nesse mesmo sentido, pode-se oferecer descontos, brindes, pacotes com o objetivo de fidelizar o hóspede e fazer com que ele volte ao hotel.

check-in-automatizado
The Winery Hotel – Solna

As vantagens acima já seriam suficientes para convencer o hoteleiro a pensar com carinho no check-in automatizado, não é mesmo?

Ainda assim, algo mais está em jogo.

A satisfação do hóspede está em jogo

Quando se fala em satisfação do hóspede nenhum esforço é comedido.

Todas as melhorias e tecnologias hoteleiras são válidas e devem ser consideradas para entregar o melhor serviço possível no hotel. Independente do tamanho do meio de hospedagem, diversas iniciativas podem ser adaptadas para sua realidade e porte.

Sem perder de vista a satisfação do hóspede, o check-in automatizado tem se mostrado uma oportunidade de diferenciação em meio a multidão.

Que tal largar na frente dessa corrida pela automatização do processo de check-in?

O que você acha dessa ideia? Conta pra gente nos comentários abaixo.

Você também pode gostar de ler: Tecnologia em hotelaria: você está atrasado?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.