Cadastro de hospedes: o pote de ouro do Marketing Hoteleiro

Cadastro de hóspedes: o pote de ouro do Marketing Hoteleiro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Qual é o principal motivo para manter um cadastro de hóspedes ativo e atualizado? Conhecê-los! Por si só, esse motivo já proporciona vantagens competitivas para seu Marketing Hoteleiro, mas, o cadastro de hóspedes é um verdadeiro pote de ouro para o seu hotel.

Entender o perfil do seu hóspede é importante para planejar estratégias de vendas e marketing. Os hóspedes estão cada dia mais exigentes a ponto de pagar mais caro para ter um atendimento personalizado e especial. Essa exigência pode ser explorada a partir do momento em que o hotel ou a pousada administra as informações mais pessoais dos seus hóspedes e dos seus futuros clientes.

Ao determinar esse perfil é possível conhecer:

  • Tipo de consumidor
  • Preferências pessoais
  • O que eles mais procuram em produtos e serviços
  • O quanto gastam
  • Principais motivos das viagens
  • Possíveis restrições ou limitações

Alguns hóspedes não fornecem as informações solicitadas pelo hotel, às vezes por pressa, outras por acreditar que tais informações poderão ser utilizadas indevidamente. Dentro dessa realidade, apresentamos algumas dicas estratégicas para enriquecer o seu cadastro de hóspedes.

O poder da sutileza no Marketing Hoteleiro

Quando o cliente resiste em passar informações, encontre outras formas de consegui-las. Seus colaboradores estão em constante contato com seus hóspedes e podem agregar positivamente ao observar as suas preferências. Disponha de mecanismos manuais ou sistematizados para que seus colaboradores possam registrar informações estratégicas sobre a estadia do hóspede. Sem saber, seu cliente poderá ser surpreendido da próxima vez que vier ao seu hotel.

Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH

A Lei do Turismo estabelece que a movimentação diária de hóspedes deve ser declarada. Além disso, os meio de hospedagens devem informar ao Ministério do Turismo, o perfil dos seus clientes e seus indicadores quantitativos, como taxa de ocupação, permanência média e etc.

Sempre que o hóspede estiver no seu hotel ou pousada ele deve preencher e assinar a FNRH, que por sua vez ficará arquivada no estabelecimento. As informações contidas na Ficha são a base do seu cadastro de hóspedes.

Ao adotar um sistema de gestão hoteleira que preencha automaticamente a FNRH ficará mais fácil a administrar as informações dos seus hóspedes de forma rápida e assertiva.
Conheça melhor a Lei do Turismo 11.771/2008.

Atualizações constantes

Não basta ter um cadastro de hóspedes para o Marketing Hoteleiro, é preciso mantê-lo atualizado. Sempre que o cliente estiver a disposição, tente atualizar as suas informações. Por exemplo, é muito importante saber que o hóspede não é mais solteiro e que pode voltar a sua pousada com a esposa. Use essa informação a seu favor!

Também zele pelo cadastro dos acompanhantes, pois eles podem ser seus futuros clientes.
Se o cliente não quiser responder, não force a barra e espere o melhor momento.

Faça pesquisa de satisfação

Mantenha um processo contínuo para realizar pesquisas de satisfação. Além das tradicionais pesquisas de opiniões que, normalmente, são dispostas pelo hotel ou pousada, faça pesquisas mais robustas para descobrir a satisfação do seu cliente e aproveite para atualizar alguns dados. Para incentivar que ele participe da pesquisa, elabore promoções de descontos, sorteios ou brindes entre os participantes.

As iniciativas de Marketing Hoteleiro, seja digital ou não, são pautadas por uma boa segmentação de clientes. Ao fazer uma comunicação de forma errada, o cliente pode bloquear seus emails e dificultar seu acesso a ele. Dê a devida atenção a isso e se for possível peça auxílio a um profissional da área.

Queremos saber como você procura conhecer seus hóspedes. Conte para nós nos comentários abaixo e nos ajude a escrever mais sobre o assunto.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: