serviços de hotelaria

Descubra quais são os serviços de hotelaria mais valorizados pelos clientes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Tomar banho com um chuveiro super potente, dormir em uma cama com enxoval confortável, tomar um café da manhã repleto de opções na mesa, ter acesso a internet com rapidez. 

Ao se hospedar em um hotel, cada pessoa tem um serviço preferido. Você já parou para pensar quais são as preferências dos seus hóspedes e quais serviços de hotelaria mais valorizados por eles?

A geração Y, por exemplo, está mais preocupada com o conforto e com a praticidade que os meios de hospedagem oferecem para eles, especialmente quando estão distantes de suas próprias casas. 

Serviços como wi-fi e internet grátis, café da manhã incluso na diária, contar com uma equipe cordial, ter um bar a disposição no estabelecimento e ter o quarto devidamente limpo diariamente são alguns dos itens mais valorizados pelos brasileiros que nasceram entre 1980 e 2002, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Mapie divulgada em 2014.

Mas essa lista não para por aí. 

A hotelaria oferece muitas outras amenidades para conquistar e fidelizar seu público e por isso, existem outros serviços que muitos hóspedes acreditam ser fundamentais durante sua estadia. 

Confira abaixo outras demandas que listamos que certamente vão agradar ainda mais os seus clientes.

Serviços de hotelaria mais valorizados por clientes

Variedade no frigobar

O frigobar é um item muito valorizado e considerado essencial por muitos hóspedes. 

Chegar no quarto, abrir essa mini geladeira e encontrar água, sucos, chá, refrigerante e cerveja sem ter que sair para comprar ou solicitar para o serviço de quarto além de ser prático, é também uma fonte de faturamento para o hotel. 

Dica: oferecer algumas variedades de frutas e comidas incentiva o hóspede a consumir, uma vez que ele não precisará se deslocar para fazer uma refeição rápida.

Banheiro full resource

Um banheiro limpo, com toalhas macias e um bom chuveiro com água na temperatura certa é o mínimo que um hóspede espera ao chegar na sua acomodação. 

Mas, que tal ir além e surpreendê-lo, oferecendo itens especiais que ele poderá usar para ter uma noite relaxante ou começar o dia de um jeito mais agradável?

Estabelecimentos que oferecerem artigos de higiene pessoal – como sabonetes, cremes, shampoo e condicionador, preservativos, cotonetes, entre outros – e disponibilizam escovas e secadores de cabelo são sempre muito lembrados pelos hóspedes.

Vale destacar que é fundamental levar em conta os preços de cada produto, assim como os aromas escolhidos, o tipo de embalagem e a qualidade do que está sendo ofertado. 

Uma boa opção é fazer parcerias com marcas reconhecidas no mercado para passar a credibilidade aos hóspedes.

Early check-in e late check-out

Chegar no hotel antes do horário do check-in e conseguir um early check-in, assim como a possibilidade de não precisar deixar o quarto pontualmente ao meio-dia e efetuar um late check-out, são opções de serviço muito valorizadas pelo hóspede – ainda mais quando ele não precisa pagar nada a mais por isso.

Claro que para desfrutar desses benefícios é necessário pedir autorização, uma vez que se o hotel estiver lotado, a possibilidade disso acontecer será mais baixa. 

Além disso, cada estabelecimento adota uma política para esses casos, por isso é importante que o seu também tenha um guia de como proceder nessas situações.

Quarto climatizado

Estar em um local com a temperatura agradável é essencial para uma boa experiência – afinal, seja qual for o lugar ninguém deseja passar frio ou calor. 

E essa regra também vale quando falamos sobre a ambientação de um meio de hospedagem.

Os hóspedes valorizam muito a climatização do quarto e acreditam que esse item é essencial para que fiquem satisfeitos durante a estadia. 

Tenha bons equipamentos – com controle remoto – a disposição dos seus clientes, e claro, mantenha tudo limpo e em bom estado de uso. 

Dessa forma, você pode garantir a temperatura mais agradável de acordo com o desejo do seu hóspede.

Aposte na sustentabilidade

Preservar os recursos naturais é um item cada vez mais valorizado pelos hóspedes, e aplicar estratégias sustentáveis no hotel é essencial, principalmente neste momento no qual fala-se tanto sobre o assunto. 

Ações de reuso de toalhas, sensores de iluminação, aquecimento solar, incentivo a separação do lixo orgânico e reciclável, redução de canudinhos e embalagens plásticas podem ser implementadas no estabelecimento. 

Além disso, tornam-se bons argumentos de diferenciação perante aos concorrentes e aos olhos do público que busca atitudes mais responsáveis com o meio ambiente.

Reservas e informações online

Já parou para pensar na quantidade de atividades que fazemos utilizando a internet?

Compras, pagamentos, entrevistas, estudos, trabalho… as opções são inúmeras e elas ocorrem 24h por dia, 7 dias por semana. 

Por isso, é essencial que seu hotel não fique de fora dos meios digitais e ofereça aos clientes a possibilidade de efetuar suas reservas online, usando diversos dispositivos – como computadores, tablets e smartphones.

Além disso, para que consigam tirar dúvidas e manter um bom relacionamento com essas pessoas você precisa estar a disposição através de chats, e-mail ou WhatsApp.

Oferecendo seu contato nesses canais virtuais, os hóspedes – e futuros clientes – se sentem mais amparados e seguros sobre o serviço que estão contratando.

Vale ainda lembrar de serviços como estacionamento, academia, sauna, espaço destinado às crianças, espaço para reunião, ser pet-friendly e ter o próprio restaurante são outros itens valorizados pelos hóspedes. 

Entretanto, você precisa avaliar a viabilidade de cada um deles antes de oferecê-lo no seu hotel.

Cada geração tem uma maneira muito diferente de se relacionar com os serviços oferecidos para ela em situações de lazer ou de trabalho. 

Por isso, interaja com seus hóspedes e busque mais informações sobre suas necessidades, pergunte sobre como foi sua estadia. 

Mostre-se aberto aos comentários negativos e positivos que podem surgir e em corrigir o que foi apontado.

Entender qual é o tipo de cliente que frequenta o seu estabelecimento é essencial para ofertar os serviços mais relevantes e adequados de acordo com o seu perfil.

E você, quais serviços oferece no seu hotel? Já identificou quais são os mais valorizados? Compartilhe sua opinião sobre esse assunto nos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Experiência do Hóspede
Comportamento do viajante: saiba como as pessoas escolhem uma hospedagem (e como usar isso a seu favor)

Quando se trata de hospedagem, conhecer o público-alvo é crucial para o sucesso do seu negócio. E um...

Fechar