WhatsApp para hoteis - Como revolucionar o atendimento ao cliente

WhatsApp para hotéis: Como revolucionar o atendimento ao cliente

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

No início desse ano, o WhatsApp alcançou a incrível marca de 1 bilhão de usuários que usam o aplicativo para conversar, marcar encontros, compartilhar documentos, e também para fazer negócios. Após ser comprado pelo Facebook, algumas importantes melhorias foram implantadas, e desde então o WhatsApp vem ganhando força no mundo business, proporcionando uma comunicação rápida e gratuita, presente na palma das mãos da maioria dos brasileiros, ou melhor, em seus celulares. No setor hoteleiro, muitos estabelecimentos já aderiram ao uso do aplicativo e revolucionaram a forma a atender seus clientes, seja para reservar ou para fazer contato durante as estadas. Continue com a leitura do artigo e veja algumas dicas de uso do WhatsApp para hotéis e fique por dentro dessa nova tendência!

WhatsApp para hotéis: Requisitos e modo de uso

Para usar o aplicativo é muito simples: ter um smartphone com IOS, Android ou Windows Phone compatível com a última versão. Baixe o aplicativo, associe-o com o número do telefone celular e pronto. Todos os contatos do celular que tenham Whatsapp aparecem na lista de contatos do aplicativo automaticamente.

Para hotéis e pousadas, também é interessante instalar no computador a versão para Windows (8 ou superior), assim não há necessidade de ficar o tempo todo olhando para o celular. Porém o software só funciona no computador para ler e responder mensagens se o celular estiver ligado e com acesso à internet, então é importante que o empreendimento tenha um número de celular e um aparelho exclusivo para atendimento ao cliente.

Clique aqui para baixar o aplicativo no celular ou no computador.

Como usar o aplicativo

Você pode disponibilizar o aplicativo para cotações, solicitações de reservas, envio de cópia de documentos e vouchers, e para realizar qualquer tipo de atendimento, seja antes, durante ou depois da estada.
Dentro do aplicativo ainda é possível criar uma lista de transmissão de mensagens, onde você pode separar os contatos de antigos e atuais hóspedes, e enviar informações e promoções segmentadas. Clique aqui para ver o passo-a-passo em um tutorial do WhatsApp.

Dica: Incentive a utilização do Whatsapp através de promoções especiais para reservas somente através deste canal.

Como divulgar o serviço de atendimento

Divulgue o número de contato do WhatsApp em todos os canais de comunicação do seu hotel ou pousada:

  • Facebook: Invista um pequeno valor em anúncios pagos para que a postagem tenha um alcance maior.
  • Instagram: Compartilhe uma imagem atraente e incentive os seguidores a compartilharem também.
  • Site: Se possível, coloque o número de contato em um lugar que fique sempre visível, como no rodapé do site, por exemplo.
  • E-mail marketing: Envie uma mala direta especial para divulgar que um novo serviço está chegando para revolucionar o atendimento do seu empreendimento.
  • Assinatura de e-mails: Insira o contato na assinatura do e-mail principal e de seus funcionários.
  • Impressos: Inclua o contato também nos cartões de visitas, panfletos, blocos de notas e brindes.

Dica: Ao divulgar o serviço, não esqueça de mencionar quais procedimentos poderão ser realizados pelo aplicativo bem como o horário de funcionamento. A sua esquipe deve responder as mensagens rapidamente e estar sempre à disposição no horário estabelecido.

Algumas Vantagens e Benefícios

  • Ofereça atendimento rápido, dinâmico e discreto;
  • Atenda clientes sem a necessidade de fazer chamadas interurbanas ou internacionais;
  • Receba e envie cópias de documentos e vouchers;
  • Acompanhe em tempo real o envio e leitura das mensagens (os famosos tiques azuis);
  • Confirme o horário de chegada do hóspede e solicite informações pessoais para agilizar o procedimento de check-in;
  • Ofereça mais um canal para agendar e confirmar serviços de como despertador, passeios, serviço de quarto, mesmo que o hóspede esteja fora do hotel;
  • Estreite o relacionamento com o seu cliente durante todo o processo de venda e pós-venda.

Curtiu as nossas dicas sobre o uso de WhatsApp para hotéis? Comente aqui e em nossas redes sociais!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
  • Jorge

    1oo% UTIL!! Dinamismo e rapidez, a dois anos utilizando ele, hoje para trocar só se for melhor e não conheco. Ja é resolvido muitas reservas ou dificuldades dos hóspedes em questão de segundos. E em forma pessoal. Tambien em outras plataformas fora do setor hoteleiro na area de vendas, dando uma efetividade de 200%.