marketing para hotéis

Marketing para hotéis: dicas para alavancar suas reservas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Estreitar o relacionamento com o cliente não é mais um diferencial, mas sim um compromisso dos meios de hospedagem. Cada vez mais as pessoas procuram por serviços que trazem a ideia de proximidade, e para isso, o papel do marketing é fundamental.

Pensando nisso preparamos algumas ideias de marketing para hotéis, para você colocar em prática hoje mesmo, alavancar suas reservas e conquistar seus hóspedes.

Confira!

Mantenha um banco de clientes atualizado

Conservar uma lista de clientes atualizada e com as informações relevantes para fazer algum tipo de contato, é essencial nas estratégias de marketing para hotéis. Se você ainda não tem, comece agora mesmo!

Mantenha uma lista com informações como:

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Endereço completo
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Estado Civil
  • Sexo

Essas informações podem ser coletadas no momento do check-in e preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Lembre-se de sempre que possível, manter o cadastro atualizado.

Dica: Aposte no uso de um sistema de gestão hoteleira para manter um cadastro de hóspedes mais organizado e funcional.

Faça um planejamento de contatos a serem realizados durante o ano e utilize seu banco de clientes para organizá-lo. Aproveite as datas comemorativas, como aniversário, dia do cliente e feriados, para fazer-se presente, e também para oferecer promoções. Aqui o que vale é a criatividade para chamar a atenção e despertar o interesse deles..

Leia também: Cadastro de hóspedes: o pote de outo do marketing hoteleiro

Saiba como está a satisfação do seu hóspede

Invista em pesquisas de satisfação para saber se seu hotel está mandando bem ou não. Deixe formulários de pesquisa de satisfação nos quartos, ou encaminhe por e-mail no final da estadia. Se você quiser fazer uma pesquisa mais ampla, com clientes ativos e potenciais clientes, faça um formulário online e promova algo para incentivar que ele participe.

Leia também: Administração Hoteleira: pesquisa de satisfação, por que? quando? como?

Incentive também sugestões e avaliações de clientes. Ao dar uma sugestão, o hóspede cria uma expectativa sobre o ponto levantado. E sempre que alguma ideia for acatada destaque isso junto a ele, mostrando o quanto vocês se importam em mantê-lo satisfeito.

Cuide bem do seu hóspede

A forma de marketing mais eficiente que existe é aquele feito pelos próprios clientes. Assim, crie formas inteligentes de mimar os seus clientes, simples detalhes podem fazer toda a diferença.

Os clientes valorizam os serviços e brindes que são gratuitos. Alguns itens já são, frequentemente, disponibilizados pela maioria dos hotéis, então, busque um diferencial. Estacionamento e internet grátis podem ser atrativos.

De posse do seu banco de clientes, você poderá registrar preferências e hábitos para surpreendê-los em uma próxima estadia. Imagine o sentimento do hóspede ao chegar no quarto e encontrar, sobre a cama, aquele chocolate que ele tanto gosta.

Que tal oferecer um drink gratuito no check-in? Existem diversas formas baratas e simples de fazer com que o seu cliente se sinta mais confortável, acolhido e bem cuidado no local onde está hospedado.

Leia também: 7 dicas para encantar seus hóspedes

Seja criativo nas suas promoções

Fuja dos padrões do mercado e pense em promoções personalizadas de Marketing para hotéis. Estude seu cliente e o ambiente em que vocês estão inseridos. Ouça seus colaboradores, pois ao ter contato direto com os hóspedes eles podem levantar sugestões proveitosas.

É muito comum encontrar hotéis que disponibilizam pacotes de fim de semana e núpcias, então que tal diversificar? Faça um planejamento anual e elabore um calendário de promoções para divulgar aos seus clientes. Seja criativo e explore outros pontos fortes do ano, como por exemplo, algum evento local.

Invista em e-mail marketing

Uma vez que você tem um banco de clientes e consequentemente uma lista de emails, você tem um pote de ouro. Contrate um serviço terceirizado para elaborar e-mails marketing promovendo o seu estabelecimento. Explore as oportunidades e verá o quanto esse investimento pode ser interessante.

Leia também: E-mail marketing para hotéis e pousadas: tudo o que você precisa saber!

Tenha um site responsivo

Tem coisa mais prática que decidir viajar e simplesmente pegar o celular e fazer uma reserva naquele exato momento? Segundo uma pesquisa realizada, cerca de 35% das visitas anuais à sites de hotéis de uma determinada cidade brasileira vieram de dispositivos móveis, e esse número só irá crescer!

Assim, investir em um site com conteúdo otimizado e responsivo para dispositivos móveis (smartphones e tablets) é uma ótima forma de melhorar a visibilidade do hotel e facilitar a vida do cliente.

Marque presença nas nas redes sociais

Atualmente as redes sociais são points de encontro para empresas e clientes. Além disso, a famosa divulgação “boca a boca” está sendo feita através desse ambiente virtual.

Estar presente nas redes sociais é fazer parte do cotidiano dos seus clientes, mesmo quando eles não estão hospedados em seu hotel. Com um conteúdo adequado e de qualidade, as redes sociais podem se tornar canais divulgação até mesmo de venda!

Dica: Na hora de criar conteúdo, invista em fotos da sua pousada, pontos turísticos da cidade e explore todos os pontos positivos do seu meio de hospedagem!

Outro ponto importante é que a interação com os clientes. Monitorar e responder aos comentários de seus seguidores irá apontar que o seu estabelecimento se preocupa com o que seus hóspedes pensam.

Vale destacar que o profissional responsável pela página deve ser paciente, humilde e educado ao escrever suas respostas. Principalmente quando elas forem destinadas a um comentário negativo. Tentando assim evitar maiores conflitos.

Padronize seu material de marketing e sua comunicação visual

Uma forma de fortalecer a sua marca e a imagem do seu estabelecimento é padronizando-as. Não é legal quando o cliente vê uma comunicação visual no seu blog e quando chega no estabelecimento ele encontra algo totalmente diferente. Isso o deixa confuso e não fortalece sua imagem na lembrança dele.

As cores são muito importantes nesse processo pois, suas diferentes combinações podem causar diversas sensações em que as vê.
Invista em uma logo atrativa que expresse seu hotel ou sua pousada e escolha as cores com carinho. Existem profissionais especializados que podem lhe ajudar nessa padronização.

Invista em conteúdo institucional

Para o bom desempenho das estratégias de marketing para hotel, ter um bom banco de imagens online é essencial. Vale a pena contratar um fotógrafo profissional para registrar o ambiente do seu hotel, dessa forma, as fotos terão alta qualidade e poderão ser divulgadas ao máximo.

Leia também: Como fazer boas fotos para o seu hotel ou pousada

Vídeos também são uma ótima pegada para se destacar em meio a multidão de concorrentes. Se estiver dentro do seu orçamento, procure investir em uma equipe para produzir um vídeo institucional, em que todos os serviços, equipe e estrutura física do hotel podem ser exibidos de forma rápida, prática e criativa ao cliente.

Ao assistir o futuro hóspede terá a certeza e segurança de para onde está indo e da qualidade do serviço contratado.

Agora, um dos grandes desafios será executar e manter essas ações de marketing. Se você se propor a realizar pelo menos 5 delas até sua próxima temporada, certamente colherá resultados positivos.

E aí curtiu o artigo? Conte para nós se você já pratica alguma dessas ideias no seu dia a dia.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: