Pixel Meta

Como o Google Business Message aumenta o alcance da sua pousada?

Tempo de leitura: 4 minutos
google-business-message

É inegável a utilidade e eficácia do buscador do Google. Todos, em algum momento, fizeram uso de sua tecnologia. Esse buscador tem recursos que nem todas as pessoas conhecem, mas que possuem adesão enorme por parte dos usuários, como é o caso do Google Business Message.

Pelo fato de facilitar contato com os leads, é uma ferramenta muito importante para os hotéis e pousadas em relação às reservas diretas e qualquer comunicação com o cliente. O Google Business Message é um novo canal para que os hoteleiros possam enviar e receber mensagens dos hóspedes.

Quer saber mais sobre essa ferramenta super útil? Leia este artigo para entender como funciona o Google Business Messages, quais vantagens a hospedagem pode ter ao usá-lo e como otimizar o chatbot.

Boa leitura.

O que é o Google Business Messages para hotéis?

O Google Business Messages é o novo mensageiro do Google, o qual permite que o usuário entre em contato com distintos empreendimentos de forma rápida e descomplicada.

Quando um viajante procura um meio de hospedagem no Google, obtém inúmeros resultados e, de acordo com suas preferências, recebe as indicações que mais combinam com seu desejo.

Mesmo assim, ainda se tem bastante opções para fazer a escolha, nesse sentido o Google Business Messages (GBM) ajuda a finalizar a reserva direta porque mostra uma opção de botão “bate-papo”, para que os viajantes possam falar diretamente com o hotel por meio do Google.

É importante mencionar que o GBM está disponível apenas para buscas feitas por celulares.

Como funciona o Google Business

Essa ferramenta é relativamente nova no Google e muitas pessoas não a conhecem. Hoje ao se pesquisar um estabelecimento aparecerem fotos do local, imagens, telefones, rotas para chegar e reviews de usuários que já o frequentaram, isso tudo serve para dar indicações e ajudar no processo de reserva do cliente.

Agora, junto com todas as informações já fornecidas pelo Google, aparece o acesso ao Google Business na lateral da página. Isso permite que o futuro hóspede tire as dúvidas mais específicas diretamente com o hotel e não precise ir para outro canal seguir com o atendimento.

O chat se assemelha ao Facebook Messenger, mas tem um plus, pois esse novo serviço pode render vendas diretas para o seu hotel e, assim, ser competitivo com as OTAs e a concorrência geral.

Leia também – Site para hotel: como torná-lo uma máquina de reservas diretas

Como obter esse serviço do Google

É preciso ter uma conta no Google Meu Negócio, hoje chamado de Google Business Profile Manager. Essa é a forma de ter o seu estabelecimento visto como um hotel na página do Google e marcar sua presença digital.

Para pequenos e médios estabelecimentos, o acesso ao Google Business Messages pode ser feito diretamente no Google Business Profile/Manager. Use essa opção se o volume de interações pode ser vencido manualmente, senão use uma API- Interface de Programação de Aplicação- de provedores parceiros da Google.

Para criar sua conta no Google Meu Negócio é muito simples, você deve acessar o Google Business Profile/Manager e escolher a opção “Gerenciar Agora”, dali em diante para fazer o cadastro é bastante intuitivo e é só seguir o passo a passo.

Aprenda – Como usar o Google Meu Negócio no seu estabelecimento hoteleiro

A parte para habilitar o Google Business Messages está na aba “Mensagens- Conexão com o cliente” e para expor o ícone no seu perfil precisa clicar em “Ativar a troca de mensagens”.

Quando um consumidor entrar em contato com a sua marca, uma janela parecida com o Facebook Messenger aparecerá e permitirá o início da conversa.

Vantagens ao utilizar o Google Business Messages

Em um mercado tão competitivo como o de meios de hospedagem, é natural e obrigatório que os hoteleiros queiram encontrar diferenciais para se destacar e conseguir mais clientes.

Por isso, quando uma gigante da tecnologia como o Google oferece uma ferramenta tão poderosa como o Google Business Messages é preciso aproveitar as vantagens inerentes ao seu uso. Algumas delas são:

Solidifica sua marca no digital

Novos clientes terão o seu hotel como referência ao encontrá-lo no digital, aliás, a maioria das pessoas já fazem pesquisas on-line para a escolha da hospedagem.

Demonstra atenção aos consumidores

Fazendo o uso correto do Business Messages e respondendo a todas as mensagens você mostrará que se importa com as opiniões dos hóspedes e futuros clientes, além de se aproximar deles e conseguir fechar vendas diretamente.

Destaque diante da concorrência

Hoje se usa muito os meios digitais e isso não tem mais volta. Dessa forma, os consumidores modernos sentem uma confiança maior no serviço oferecido e seu hotel cresce mais que a concorrência, pois tem diferencial.

Tire o melhor do chatbot para Google Business Messages

Toda ferramenta pode ser mais bem aproveitada se o hotel utiliza as estratégias certas para alcançar o maior número de pessoas e as agradar.

1- Utilize uma conversa fluida

Isso significa tornar a conversa mais humanizada, como se os usuários estivessem em uma conversa de verdade. Nesse caso, o uso de emojis pode ser uma boa pedida para o seu estabelecimento.

2- Dê expressão ao texto com recursos

Utilize de elementos como negrito, itálico, aspas para dar uma expressão de riqueza na escrita, aproximando-a da fala.

3- Botões de resposta

O chatbot do Google Business Messages consegue responder a algumas perguntas. Essa habilidade da ferramenta agiliza as respostas, facilita o fluxo de conversas e ajuda o usuário a se orientar.

O Google Business Messages é uma ferramenta super útil para você usar no seu hotel, reduz o número de chamadas telefônicas, reduz os custos operacionais de atendimento, aumenta as chances de conversão e, claro, coloca seu estabelecimento na vanguarda.

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe um comentário se já usa essa ferramenta incrível no seu hotel.

Solte o play:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.