Pixel Meta

Confira dicas de posts para movimentar o Facebook da sua pousada

Tempo de leitura: 5 minutos
pousadanofacebook

Você sabia que tudo o que você posta nas redes sociais da sua pousada, tem um impacto direto na percepção do público sobre sua marca? E é justamente a partir dessa percepção, que você terá sucesso nas reservas e fidelização de hóspedes. E por isso cabe a você, fazer o gerenciamento correto dessa ferramenta de interação, tornando-a uma aliada para seu negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Travelers Road to Decision, 65% das pessoas que viajam a lazer começam a planejar sua viagem com uma pesquisa online.

E já que as pessoas estão procurando virtualmente por estabelecimentos, um dos locais que elas buscam por informações é no Facebook. Uma das redes sociais mais populares atualmente, onde além de conversar com pessoas e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotos, é possível conseguir informações sobre lugares, empresas e produtos.

O Facebook é uma ótima ferramenta para conquistar credibilidade e visibilidade perante futuros e atuais clientes. Mas atenção — não basta apenas criar uma página, achar que o trabalho está concluído e deixá-la sem atualizações. Antes de mais nada, é preciso ter uma estratégia e planejamento bem definidos.

E se você quer divulgar o seu estabelecimento pelo mundo, mostrar o aconchego e o conforto dos quartos, a simpatia dos recepcionistas e funcionários, se deseja destacar a excelente localização de sua pousada e, ainda, encantar e atrair potenciais clientes, saiba que o caminho ideal para atingir tudo isso pode estar nessa rede social.

Mas como fazer isso? Confira aqui dicas de posts para potencializar e movimentar o Facebook da sua pousada, e de quebra atrair e fidelizar hóspedes.

Conteúdo e Frequência

Antes de realizar postagens é fundamental elaborar um planejamento de todo conteúdo que será postado, por no mínimo 3 meses. Dessa forma, você consegue organizar os posts e analisar as datas comemorativas e especiais, para se preparar com antecedência, e não correr o risco de perder boas oportunidades para vendas e promoções.

Além disso, é importante delimitar com que frequência essas publicações serão feitas. Sua página terá um post todo dia? Dois por semana? Quatro no mês? A métrica qualidade vs quantidade é muito válida neste quesito. Só não vale publicar um único conteúdo no mês inteiro!

Pense no seu consumo de conteúdo quando está navegando nas redes sociais. Não é chato acompanhar apenas postagens com o intuito de venda? E quando você não entende exatamente o que um estabelecimento oferece?

Ao criar as postagens no Facebook da sua pousada, lembre-se que as pessoas podem se relacionar com a sua marca, portanto, mescle conteúdos que possam ser do interesse delas!

Separar cada tipo de publicação por categorias pode te ajudar nessa missão! Veja a seguir alguns exemplos:

Institucional

Fale sobre a pousada, seu conceito, sua história, o horário de atendimento e tudo o que ela oferece: se é pet-friendly, se oferece café da manhã, se tem área para crianças, entre outros. Recebeu um cliente que fez um excelente elogio? Peça autorização e compartilhe. Uma pessoa famosa se hospedou na pousada? Faça o mesmo! Escreveram um bom release sobre o estabelecimento? Poste na página e dê os créditos a quem fez o texto.

Outro tipo de conteúdo que você pode investir é o que mostra os bastidores da sua pousada. Mostrar o cuidado com que cada funcionária arruma as camas, ou como o chef prepara a comida, ajustando os detalhes das mesas do café da manhã. Este toque pessoal às fotos tende a aumentar o engajamento com o público.

Veja o exemplo a seguir:

post-institucional

Interativo

Incentive as pessoas a marcarem os amigos nos comentários, isso pode ser feito promovendo uma promoção, ou um conteúdo mais divertido e que possa gerar identificação do seu público. Ofertas exclusivas, brindes e sorteios podem funcionar muito bem e engajar muitas pessoas.

Sua pousada usa o Spotify? Que tal compartilhar as playlists criadas na página do Facebook? Imagine só um post como: “Músicas para ouvir na praia”. Muitas pessoas podem adorar esse tipo de conteúdo.

Veja o exemplo a seguir:

post-interativo

Educacional

Dicas sobre o que visitar em cada cidade, atrações turísticas, curiosidades sempre despertam o interesse daqueles que estão sempre prontos para fazerem as malas e são ótimos conteúdos para serem publicados na fanpage da sua pousada! Mostre que você está ligado e pode dar boas sugestões para as pessoas. Além disso, ficar de olho em promoções de passagens e nas últimas notícias importantes para quem vai viajar pode ajudá-los a seguir a sua página.

Veja o exemplo a seguir:

post-educacional

Mercadológico

Essa é a hora de lançar aquela postagem com intuito de venda. Poste promoções, mostre os serviços oferecidos, e venda o seu peixe. Nesse caso, vale até falar de valores, afinal os consumidores de hoje são práticos, gostam mesmo é de transparência, e não gostam muito de quem esconde o jogo quando se fala de preço.

Veja o exemplo a seguir:

post-mercadológico
A verdade é que não existe uma fórmula pronta para você criar posts incríveis! O seu público-alvo é quem vai determinar o tipo de conteúdo que tem mais aceitação. Por isso, não tenha medo de testar e analisar o que funcionou ou não.

Mais visibilidade através de anúncios

Para que sua página tenha maior visibilidade, o Facebook oferece a possibilidade de criar anúncios patrocinados para serem veiculados na timeline dos usuários – com opção de mostrar também no Instagram. Você poderá determinar seus públicos com base na localização, idade, interesses, e ainda definir o gasto diário em cada anúncio.

Feedbacks nas publicações

Ao criar conteúdo na fanpage da sua pousada, tenha em mente que será impossível agradar a todas as pessoas que são impactadas pelas publicações. Ao mesmo tempo que receberá elogios e comentários positivos, prepare-se para ser notificado também com críticas. Neste momento, é importante manter a calma e responder cada interação adequadamente, seguindo o tom do atendimento do seu estabelecimento e com muita atenção a grafia do idioma.

Atente-se aos números

Utilize a parte de métricas do Facebook para entender o comportamento dos seus fãs e utilize esses dados a favor de sua pousada. Veja o que gera mais interesse (quais foram as postagens mais comentadas, mais compartilhadas?) e o detecte aquilo que requer melhorias. As estatísticas podem ser poderosas aliadas para dar um up no que você posta na sua página.

Mãos a obra!

Se você decidiu criar uma página no Facebook para o seu hotel, precisa mantê-la atualizada! Uma página sem movimento pode passar uma ideia de desleixo e pouco profissionalismo.

A fanpage é uma ótima ferramenta de marketing de relacionamento e de vendas, que se bem utilizada, pode trazer incríveis benefícios para seu negócio. Com o Facebook é possível melhorar a reputação e fixar a identidade do hotel, envolver e engajar seguidores, aumentar o número visitas do site e consequentemente aumentar as vendas.

Mas lembre-se: é imprescindível traçar um plano de atuação para sua página. Tenha uma frequência bem definida e ofereça conteúdo relevante que agregue valor para o público.

Tem alguma dúvida sobre como usar o Facebook em favor da sua pousada? Gostaria de saber algo mais específico? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.