segmentação-de-dadod

A importância da segmentação de dados para a gestão de canais da sua hospedagem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Entender quem é o público-alvo de uma empresa é fundamental para traçar estratégias adequadas para o sucesso do negócio. Direcionar as vendas para os canais onde os clientes estão, passar a mensagem correta no momento certo e construir um bom relacionamento é essencial para um hotel. 

Entretanto, se o seu estabelecimento não conta com uma segmentação de clientes adequada, é possível que você não consiga entregar um serviço à altura e nem se comunicar com o seu público.

Acreditar que só existe um tipo de cliente, sem analisar outros grupos menores pode ser um grande risco para o negócio. 

Por isso, detalhamos abaixo a importância de aplicar a segmentação de dados no seu hotel e suas vantagens. Confira!

Como aplicar a segmentação de dados em sua hospedagem

Antes de mais nada é preciso entender que um segmento é composto por um grupo de pessoas que possuem características, interesses e hábitos semelhantes.

Através da segmentação é possível saber quem são os clientes, onde moram, a idade, estado civil, além de características psicográficas como seu estilo de vida, interesses, seus hábitos de consumo, a motivação de viagem, quanto gastam e quais canais usam para comprar o produto/serviço (site, central de reservas, OTAs, agências de viagens, etc).

Com a segmentação de dados e o uso da tecnologia, a separação desses grupos fica mais fácil e você pode se preparar para receber diversos hóspedes com desejos diferentes. Por exemplo: uma pessoa que viaja a trabalho e outra que está a lazer possuem demandas distintas.

Além disso, os investimentos em mídia também estão diretamente ligados a essas informações: se o seu hotel está localizado na região de Florianópolis, por exemplo, e você sabe que os clientes vêm do Paraná e de São Paulo, você pode investir em comunicação e promoções para essas cidades.

Leia tambémPersonas: o que são e qual a importância para o sucesso do marketing hoteleiro

Como a segmentação de dados ajuda a encontrar os melhores canais

Os principais canais – site, central de reservas, OTAs, agências de viagens – atraem públicos diferentes, mas que possuem um objetivo em comum: encontrar uma hospedagem com bom preço e efetuar uma reserva.

Por isso, é importante se atentar aos grupos de clientes mais propensos a efetuar uma ação em cada canal. Com isso, você cria estratégias diferentes e investe em campanhas de marketing exclusivas para cada grupo.

Além disso, a segmentação de dados permite ainda:

  • Criar ofertas direcionadas para cada um dos públicos;
  • Ter tarifas flutuantes de acordo com o comportamento das pessoas;
  • Medir o resultado de todas as ações e a receita gerada por cada uma;
  • Encontrar novos perfis de clientes;
  • Ter previsões de receita mais assertivas;
  • Criar um histórico de dados em cada canal;
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca e da participação de mercado do seu hotel.

Este é um trabalho muito estratégico e que deve ter como foco o crescimento e o aumento dos resultados para o seu negócio. 

Baixe grátis:

aumentar reservas online

A segmentação de dados como aliada da lucratividade nos canais de venda

Bons resultados vão aparecer se você segmentar os dados de acordo com cada perfil e meio de atração. Entre as vantagens desse investimento, podemos destacar:

A fidelização do público: que vai perceber que os serviços foram personalizados para atender a sua demanda. As chances de um cliente satisfeito se hospedar novamente no seu hotel são grandes, assim como de recomendar o seu estabelecimento para amigos e familiares.

Efetividade nas ações: ao entender o comportamento do público em cada canal, qual linguagem deve ser utilizada e suas motivações, as ações podem ser segmentadas de acordo com o perfil, garantindo que as pessoas certas sejam impactadas pela comunicação.

Recursos investidos sem desperdício: ao entender o perfil dos hóspedes, o valor gasto em testes diminui e o investimento em campanhas que atingem o público adequado geram retorno para o hotel.

Como você percebeu, a segmentação de dados pode ser um ponto crucial para trazer o crescimento que o seu hotel precisa. 

Você já investe na segmentação de dados para nortear as estratégias de venda aí no seu estabelecimento? Compartilhe sua experiência com a gente  nos comentários!

Antes de ir embora, dê o play e confira:


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: