Em tempos de crise econômica o primeiro item cortado do orçamento é o lazer, sobretudo as viagens. Mas segundo grandes pensadores, como Albert Einsten: “é na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias, e quem sobrevive à ela sai fortalecido“.
Portanto, obter alguma vantagem durante um período crítico é possível, desde que haja muita inspiração (criatividade) e transpiração (trabalho duro).
Retrair-se e conformar-se não é o caminho.
Por isso, nesse artigo trouxemos algumas dicas para que seu hotel ou pousada mantenha a crise econômica bem longe!
Qualquer negócio, em qualquer segmento, para obter sucesso é necessário ter por trás um bom planejamento, ter seu posicionamento definido e objetivos claros, pois se não se sabe onde irá chegar, certamente não irá a lugar algum.
Como já falamos aqui, é fundamental conhecer bem seu mercado, perfil de clientes, seus concorrentes e como eles atuam.
A sazonalidade que assola o segmento de hotelaria deve ser considerada e a partir dela se pode criar as estratégias para regularizar a taxa de ocupação.
Quando se vive uma crise econômica, impossível não pensar em redução de custos e “fazer mais com menos” com foco na rentabilidade do empreendimento.
Renegociar com fornecedores de materiais, produtos alimentícios, de serviços, ou ainda criar campanhas internas de redução de energia e água, por exemplo, são medidas simples que permitem diminuir seus custos e despesas.
Porém, para isso é importante ter em conta tudo que entra e sai do caixa de seu hotel.
Os hóspedes são o que você tem de mais importante e a razão de ser do seu empreendimento. Portanto, não faça por menos e o valorize como é devido. Como?
A primeira coisa é saber o que ele pensa e quais são suas expectativas. Se seu hotel ainda não aplica nenhuma pesquisa de satisfação, pense nisso.
Você verá que as informações são valiosas e lhe ajudarão a fazer as mudanças e melhorias necessárias.
Além disso, que tal criar um programa de fidelidade para que ele retorne e o indique?
Veja algumas ideias que certamente farão com que o cliente se lembre de seu hotel ou pousada quando ele pensar em viajar novamente.
Como diz um famoso ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”, em situações difíceis como as crises econômicas, é necessário estar disponível nos canais de vendas onde o seu possível cliente está. Abaixo listamos alguns deles:
Assim como estar presente nos canais de vendas, é preciso ampliar a divulgação e anunciar as promoções do hotel como isca para atrair seus clientes.
Para verbas mais curtas, a melhor opção é investir na internet, uma vez que o alcance é maior que as mídias convencionais, e permite medir o retorno e trabalhar a estratégia de forma mais assertiva, segmentando por público, região e etc.
Mas vale lembrar que para qualquer ação online é necessário ter um site adequado.
Todas as dicas são realizáveis e de baixo investimento, mas pedem acompanhamento e gestão dos resultados.
Esperamos tê-lo ajudado. Até o próximo artigo!
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…
Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…
Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…