Pixel Meta

Gestão Hoteleira: Você já ouviu falar no princípio da entidade?

Tempo de leitura: 2 minutos
Gestao Hoteleira: Voce ja ouviu falar no princípio da entidade

Na realidade da hotelaria independente é bastante comum que a gestão hoteleira seja feita pelo próprio proprietário que também atua como gestor financeiro. No entanto, esse acúmulo de funções acabam contribuindo para que as tomadas de decisões financeiras empresariais e pessoais não aconteçam de forma individual.

Assim, para sua hospedagem ter uma gestão financeira saudável, é importante reconhecer o seu patrimônio e separar as contas empresariais das contas pessoais.

Nesse sentido, conhecer o “Princípio da Entidade” se torna indispensável para garantir uma boa saúde financeira para sua hospedagem. Então, neste artigo você confere as principais informações relacionadas ao Princípio da Entidade. Continue a leitura para saber mais!

Definindo a princípio da entidade

O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. (Portal da Contabilidade acesso dia 14/08/2016).

Seguindo o princípio da entidade, o hoteleiro não deve misturar suas contas pessoais com as contas do hotel. Colocando isso em prática, é possível ter uma visão concreta da saúde financeira do estabelecimento, saber seu custo efetivo para realizar suas operações e com isso apurar o Lucro Real de sua empresa.

Gestão Hoteleira: Qual a importância em separar os dois patrimônios?

É muito importante que o hoteleiro tenha uma real visão financeira do estabelecimento para a tomada de decisão, assim, ele pode analisar onde estão seus maiores gastos e executar um plano de ação visando melhorar os seus custos, como também, saber seu Lucro para fazer projeções de investimentos.

Muitos empresários misturaram o patrimônio, colocando em risco a sobrevivência da própria empresa. Tendo a dificuldade de impor este princípio nas realizações de suas operações, as demonstrações contábeis não traduzem a real situação da empresa.

Saiba mais: Como o Hospedin auxilia na gestão financeira do seu hotel?

Como gerenciar os dois patrimônios separadamente?

É necessário que seja feito alguns ajustes internos, tendo como principais:

  • Fazer um levantamento do patrimônio físico e financeiro do hotel e pessoal. É muito importante fazer o levantamento de patrimônio empresarial e pessoal separadamente, para isso, poderá solicitar ajuda ao seu contador;
  • Definir o valor do Pró-labore (Pró-labore é a remuneração do Sócio/Administrador da empresa).Estabeleça um pró-labore que seja a quantia monetária equivalente a função que o empresário exerce, e, com este valor gerenciar as contas pessoais;
  • Separar todas as despesas pessoais das empresariais, bem como, Cartão de Crédito, Contas Bancárias, Receitas e Despesas em geral. Os Bancos oferecem contas diferenciadas para pessoas físicas e jurídicas, converse com o gerente da sua conta;
  • A tomada de decisão deve ser feita sempre pensando na continuidade da empresa e não no interesse de cada sócio.

Como o Hospedin poderá te ajudar?

Por meio do Hospedin, além de você controlar todas as reservas, hospedagens e hóspedes do seu hotel, também poderá gerenciar todas as receitas e despesas, o que facilitará a identificação da saúde financeira do seu estabelecimento para tomadas de decisões. Peça já um teste gratuito por 10 dias!

Há também no mercado diferentes sistemas de controle financeiro pessoais de baixo custo como o Organizze e Guia de Bolso, através dele poderá controlar suas contas pessoais, vale a pena conferir.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.