Atualmente é muito comum na gestão hoteleira realizada em hotéis de médio e pequeno porte como também empresas familiares, ter o proprietário como gestor financeiro, logo, as tomadas de decisões financeiras empresariais e pessoais não são tomadas individualmente.
Para seu hotel ter uma gestão financeira saudável, é importante reconhecer o seu patrimônio e separar as contas empresariais das contas pessoais.
Hoje gostaríamos de compartilhar com todos uma breve informação sobre o “Princípio da Entidade”. Você sabe a importância deste princípio para que seu hotel tenha uma boa saúde financeira?
Então vamos lá!
Definindo a princípio da entidade
O Princípio da ENTIDADE reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. (Portal da Contabilidade acesso dia 14/08/2016).
Seguindo o princípio da entidade, o hoteleiro não deve misturar suas contas pessoais com as contas do hotel. Colocando isso em prática, é possível ter uma visão concreta da saúde financeira do estabelecimento, saber seu custo efetivo para realizar suas operações e com isso apurar o Lucro Real de sua empresa.
Gestão Hoteleira: Qual a importância em separar os dois patrimônios?
É muito importante que o hoteleiro tenha uma real visão financeira do estabelecimento para a tomada de decisão, assim, ele pode analisar onde estão seus maiores gastos e executar um plano de ação visando melhorar os seus custos, como também, saber seu Lucro para fazer projeções de investimentos.
Muitos empresários misturaram o patrimônio, colocando em risco a sobrevivência da própria empresa. Tendo a dificuldade de impor este princípio nas realizações de suas operações, as demonstrações contábeis não traduzem a real situação da empresa.
Como gerenciar os dois patrimônios separadamente?
É necessário que seja feito alguns ajustes internos, tendo como principais:
- Fazer um levantamento do patrimônio físico e financeiro do hotel e pessoal. É muito importante fazer o levantamento de patrimônio empresarial e pessoal separadamente, para isso, poderá solicitar ajuda ao seu contador;
- Defina o valor do Pró-labore (Pró-labore é a remuneração do Sócio/Administrador da empresa).
- Definir um pró-labore que seja a quantia monetária equivalente a função que o empresário exerce, e, com este valor gerenciar as contas pessoais;
- Separar todas as despesas pessoais das empresariais, bem como, Cartão de Crédito, Contas Bancárias, Receitas e Despesas em geral. Os Bancos oferecem contas diferenciadas para pessoas físicas e jurídicas, converse com o gerente da sua conta;
- A tomada de decisão deve ser feita sempre pensando na continuidade da empresa e não no interesse de cada sócio.
Como o Hosped.in poderá te ajudar?
Através do Hosped.in, além de você controlar todas as reservas, hospedagens e hóspedes do seu hotel, também poderá gerenciar todas as receitas e despesas, o que irá facilitar a identificação da saúde financeira do seu estabelecimento para tomadas de decisões.
Peça já um teste gratuito: Testar grátis!.
Há também no mercado diferentes sistemas de controle financeiro pessoais de baixo custo como o Organizze e Guia de Bolso, através dele poderá controlar suas contas pessoais, vale a pena conferir.