Que a mudança é algo permanente você já sabe, e acreditamos que como bom empreendedor do mercado hoteleiro, você está sempre de olho nas tendências.
Por isso, não podíamos deixar de falar sobre a retomada do fervor hoteleiro e com isso as novas tendências de mercado, como a forte presença da hotelaria internacional no Brasil.
E, de fato, é muito importante saber em que a hoteleira internacional impacta no seu meio de hospedagem. Até porque conviver com ela é uma realidade, então saber tirar proveito de sua existência e se inspirar para aplicar no seu hotel os exemplos que ela oferece é o que precisa ser feito.
Como fazer isso? Primeiro, conhecer o assunto!
É com essa perspectiva de ver o hoteleiro acompanhar as tendências da hotelaria internacional e se inspirar que convidamos você a ficar com a gente na leitura desse artigo.
Nele você vai ver as diferenças entre hotelaria internacional e nacional, ter ideia se hotelaria internacional é para a sua hospedagem e, por fim, como acompanhar as tendências e se inspirar.
A hotelaria nacional tem a maior fatia do mercado, em números de estabelecimentos são 87,9%, segundo pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOAB) juntamente com a JLL de 2019.
No entanto, em números de leitos não, esse ranking é liderado pelas grandes marcas da hotelaria internacional.
Esses dados são importantes por mostrarem que a hotelaria nacional é feita por algumas redes e inúmeros hotéis independentes e esse tem suas características próprias, e quando se diz próprias, é isso mesmo. Visto que, a maneira de gerir um hotel nacional se difere grandemente da maneira de gerir um hotel internacional.
Como cada hotel nacional independente pode ter seu dono por perto, a marca dele é impressa ali. Isso se traduz, por exemplo, na maneira intimista que os hóspedes são acolhidos neste estabelecimento de hospedagem.
Ainda pensando no cenário hoteleiro brasileiro, é possível identificar mais profissionalismo nas redes de hotelaria nacional, quando comparado aos hotéis independentes. Nessa realidade, a gestão consegue trazer alguma padronização para seu ambiente de trabalho justamente por ser um agrupamento de hotéis.
Já na hotelaria internacional, a padronização é o que impera. Veja alguns exemplos que fazem parte desse universo:
No Brasil, após o grande avanço da hotelaria internacional, ao longo da década de 90, tem-se o registro, por diversas pesquisas, de que os hotéis internacionais se concentram mais nas regiões sul, sudeste e nordeste, principais centros de negócios e de lazer do Brasil.
Leia também – História da hotelaria: você sabe como tudo começou?
Esse dado mostra o foco na lucratividade que essas grandes companhias têm.
Componente fundamental para a expansão da hotelaria internacional, por quererem estar na maior parte do planeta, é usar de vários formatos associativos como o sistema de franquias. Assim, podem aproveitar as oportunidades de negócio em qualquer lugar que elas se apresentem.
Confira – OYO Hotel: quem é esse novo concorrente hoteleiro?
Aqui, por outro lado, se vê uma oportunidade para aquele hoteleiro que deseja galgar degraus mais altos em seu estabelecimento, ou seja, elevá-lo ao status internacional.
Mas já é importante saber que a vivência de ser administrado por uma bandeira ou ser um hotel de rede tem suas vantagens e desvantagens. Com tudo nessa vida, não é mesmo? Veja-as:
É uma questão de análise mesmo e, claro, também verificar se o seu hotel contempla as exigências das grandes marcas de hotelaria internacional.
Sempre é preciso ter um olhar curioso para o novo, afinal ficar de fora das tendências pode custar caro. Por isso, não deixe de olhar para as redes de hotelaria internacionais, elas têm muito a ensinar.
Por exemplo, as redes servem de inspiração quando antecipam conceitos e soluções para problemas que surgem no nosso mercado e que já foram vivenciados em seu local de origem.
Para o hoteleiro nacional, isso é aprender com a experiência do outro, isso é sabedoria.
Você pode gostar de ler: 15 lições que o site Airbnb ensina a todos os hotéis e pousadas
Também, a presença forte da hotelaria internacional em nosso país, impõe novos desafios à hotelaria já instalada. Com isso, a hotelaria nacional vai precisar se modernizar e promover mudanças para enfrentar a nova concorrência e se manter no mercado hoteleiro. É aquela busca contínua por um diferencial.
Aqui se tem algumas atitudes técnicas trazidas pelas redes hoteleiras internacionais, pode-se ter um efeito de demonstração e transformar a hotelaria nacional.
Dessa forma, ao conhecer as características do gerenciamento da hotelaria internacional, é possível acompanhar algumas tendências que ela mostra. E, claro, se inspirar para a realidade da sua hospedagem.
Aproveite para compartilhar aqui nos comentários, quais são as principais fontes de inspiração da sua hospedagem!
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…