Pixel Meta

Hotelaria internacional: como acompanhar as tendências e se inspirar

Tempo de leitura: 4 minutos
hotelaria-internacional

Que a mudança é algo permanente você já sabe, e acreditamos que como bom empreendedor do mercado hoteleiro, você está sempre de olho nas tendências. 

Por isso, não podíamos deixar de falar sobre a retomada do fervor hoteleiro e com isso as novas tendências de mercado, como a forte presença da hotelaria internacional no Brasil.

E, de fato, é muito importante saber em que a hoteleira internacional impacta no seu meio de hospedagem. Até porque conviver com ela é uma realidade, então saber  tirar proveito de sua existência e se inspirar para aplicar no seu hotel os exemplos que ela oferece é o que precisa ser feito.

Como fazer isso? Primeiro, conhecer o assunto!

É com essa perspectiva de ver o hoteleiro acompanhar as tendências da hotelaria internacional e se inspirar que convidamos você a ficar com a gente na leitura desse artigo. 

Nele você vai ver as diferenças entre hotelaria internacional e nacional, ter ideia se hotelaria internacional é para a sua hospedagem e, por fim,  como acompanhar as tendências e se inspirar.

Diferenças entre hotelaria internacional e nacional

A hotelaria nacional tem a maior fatia do mercado, em números de estabelecimentos são 87,9%, segundo pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOAB) juntamente com a JLL de 2019. 

No entanto, em números de leitos não, esse ranking é liderado pelas grandes marcas da hotelaria internacional.

Esses dados são importantes por mostrarem que a hotelaria nacional é feita por algumas redes e inúmeros hotéis independentes e esse tem suas características próprias, e quando se diz próprias, é isso mesmo. Visto que, a maneira de gerir um hotel nacional se difere grandemente da maneira de gerir um hotel internacional.

Como cada hotel nacional independente pode ter seu dono por perto, a marca dele é impressa ali. Isso se traduz, por exemplo, na maneira intimista que os hóspedes são acolhidos neste estabelecimento de hospedagem. 

Ainda pensando no cenário hoteleiro brasileiro, é possível identificar mais profissionalismo nas redes de hotelaria nacional, quando comparado aos hotéis independentes. Nessa realidade, a gestão consegue trazer alguma padronização para seu ambiente de trabalho justamente por ser um agrupamento de hotéis.

Já na hotelaria internacional, a padronização é o que impera. Veja alguns exemplos que fazem parte desse universo:

  • Controle de qualidade ao longo de todo o processo, obedecendo a padrões internacionais de qualidade;
  • Envolvimento dos funcionários por meio do trabalho em equipe, iniciativa descentralizada e maior autonomia para a tomada de decisão;
  • Agilidade na prestação de serviços;
  • Desburocratização geral;

A hotelaria internacional é para a sua hospedagem?

No Brasil, após o grande avanço da hotelaria internacional, ao longo da década de 90, tem-se o registro, por diversas pesquisas, de que os hotéis internacionais se concentram mais nas regiões sul, sudeste e nordeste, principais centros de negócios e de lazer do Brasil.

Leia também História da hotelaria: você sabe como tudo começou? 

Esse dado mostra o foco na lucratividade que essas grandes companhias têm.

Componente fundamental para a expansão da hotelaria internacional, por quererem estar na maior parte do planeta, é usar de vários formatos associativos como o sistema de franquias. Assim, podem aproveitar as oportunidades de negócio em qualquer lugar que elas se apresentem. 

Confira – OYO Hotel: quem é esse novo concorrente hoteleiro?

Aqui, por outro lado, se vê uma oportunidade para aquele hoteleiro que deseja galgar degraus mais altos em seu estabelecimento, ou seja, elevá-lo ao status internacional.

Mas já  é importante saber que a vivência de ser administrado por uma bandeira  ou ser um hotel de rede tem suas vantagens e desvantagens. Com tudo nessa vida, não é mesmo? Veja-as:

As vantagens:

  • Caso você não entenda do assunto, eles entendem e te darão todo o suporte;
  • Seu hotel será padronizado e terá treinamento em todas as áreas;
  • O trabalho maior é feito por eles, você fica mais no recebimento da sua parte;

As desvantagens:

  • Rentabilidade menor, porque eles participam dos lucros;
  • Mesmo garantida em contrato, a manutenção predial pode não ser a mais adequada;
  • Taxas de comercialização e taxas dos fornecedores podem ser um pouco salgadas;

É uma questão de análise mesmo e, claro, também verificar se o seu hotel contempla as exigências das grandes marcas de hotelaria internacional.

Como acompanhar as tendências e se inspirar

Sempre é preciso ter um olhar curioso para o novo, afinal ficar de fora das tendências pode custar caro. Por isso, não deixe de olhar para as redes de hotelaria internacionais, elas têm muito a ensinar.

Por exemplo, as redes servem de inspiração quando antecipam conceitos e soluções para problemas que surgem no nosso mercado e que já foram vivenciados em seu local de origem.

Para o hoteleiro nacional, isso é aprender com a experiência do outro, isso é sabedoria.

Você pode gostar de ler: 15 lições que o site Airbnb ensina a todos os hotéis e pousadas

Também, a presença forte da hotelaria internacional em nosso país, impõe novos desafios à hotelaria já instalada.  Com isso, a hotelaria nacional vai precisar se modernizar e promover mudanças para enfrentar a nova concorrência e se manter no mercado hoteleiro. É aquela busca contínua por um diferencial.

Aqui se tem algumas atitudes técnicas trazidas pelas redes hoteleiras internacionais, pode-se ter um efeito de demonstração e transformar a hotelaria nacional.

  • Técnicas logísticas e experiência acumulada;
  • Acesso a tecnologia sofisticada, de especial importância para os hotéis internacionais;
  • Fontes mais amplas e baratas de pessoal e contratações por meios de empresas locais;
  • Treinamento de competência para a preparação do pessoal, o que proporciona instrumentalização de produção e de serviços;
  • Sistemas informatizados e de contabilidade.

Dessa forma, ao conhecer as características do gerenciamento da hotelaria internacional, é possível acompanhar algumas tendências que ela mostra. E, claro, se inspirar para a realidade da sua hospedagem.

Aproveite para compartilhar aqui nos comentários, quais são as principais fontes de inspiração da sua hospedagem!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.