equipe-hoteleira

Como ter uma equipe hoteleira motivada e produtiva

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Se existe uma questão que é levantada em todas as pesquisas realizadas pela Hospedin, é com relação a dificuldade de montar uma equipe hoteleira de qualidade. Esse tem se mostrado um grande desafio para os hoteleiros.

A boa notícia é que nós preparamos esse artigo para explicar porque isso acontece, e ao final da leitura você será capaz de identificar se a sua equipe está realmente motivada e produtiva. Além de sair daqui com várias ideias para colocar em prática ainda hoje.

Já não é novidade que ter uma equipe hoteleira engajada faz total diferença no dia a dia do hotel. E a primeira coisa a se falar quando o assunto é motivação, diz respeito aos níveis de necessidades dos seres humanos.

Você já ouviu falar na Pirâmide de Maslow? Esse negócio com um nome esquisito, ajuda a entender muitos aspectos que impulsionam, ou não, as pessoas a atingirem seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais.

Abraham Maslow foi o responsável por categorizar as principais necessidades do ser humano. Através do seu estudo ele identificou 5 níveis de necessidades os quais colocou em uma pirâmide. Entenda melhor na ilustração abaixo.

piramide maslow

A pirâmide demonstra uma relação de hierarquia, ou seja, o que está na base tem o nível mais básico de necessidade, enquanto que o que está no topo tem o nível mais complexo.

Durante a sua vida, o ser humano vai “escalando” essa pirâmide, mas ele não consegue passar para o próximo nível sem estar plenamente satisfeito no momento presente. Algumas pessoas chegam muito rapidamente ao topo da pirâmide, enquanto que para outras, o processo é mais demorado.

O que deve ficar claro aqui é que as empresas têm participação fundamental na “escalada” do seu colaborador. Ninguém pode esperar que uma pessoa consiga se inter-relacionar bem, estando com sua necessidade fisiológica ou segurança ameaçadas.

Portanto, é preciso ter em mente que a motivação vem, quando a pessoa consegue satisfação em todas os níveis da sua vida.

Uma equipe hoteleira motivada

Vamos fazer um exercício juntos: volte a Pirâmide de Maslow e identifique como a sua empresa está ajudando a equipe a escalar os níveis de necessidades. Conseguiu visualizar? Esse já é o primeiro passo.

Entender a motivação não é algo simples, considerando que ela é um estado, e não uma característica ou habilidade. Uma pessoa pode estar altamente motivada hoje e no outro dia estar reclamando do trabalho o tempo todo.

A motivação está relacionada com o esforço que o colaborador está disposto a fazer para alcançar os objetivos estratégicos e os resultados do hotel. Claro que isso sempre está relacionado ao seu interesse e necessidades pessoais.

Alguns autores defendem que a motivação é algo intrínseco, que está dentro de cada pessoa e só ela seria capaz de despertá-la, buscando visualizar o valor e o aprendizado das situações.

Já outras literaturas afirmam que a motivação pode ser externa, sendo que, dependendo dos estímulos que a pessoa recebe na vida, ela se sentirá mais ou menos motivada.

Os dois lados tem sua parcela de certeza, e se levarmos isso em consideração, se torna mais fácil motivar e ser motivado.

O fato é que a empresa não pode negligenciar o seu papel nesse processo. As pessoas passam mais tempo nos ambientes de trabalho do que com as suas famílias. Então, podemos concluir que a motivação é algo compartilhado entre empresa e colaborador.

Mas fique tranquilo, existem muitas iniciativas que você pode fazer para transformar a sua equipe hoteleira. Veremos mais à frente.

Uma equipe hoteleira produtiva

A produtividade é a demonstração prática do quanto a equipe está motivada. Ser produtivo está relacionado com os comportamentos da equipe, que visualmente demonstram um engajamento com a função, com a empresa e com os colegas.

Um comportamento improdutivo impacta diretamente nos resultados do hotel, se tornando um termômetro forte de desmotivação.

Veja alguns exemplos de comportamentos improdutivos:

  • Faltas injustificadas constantes;
  • Atrasos injustificados constantes;
  • Falta de planejamento;
  • Não saber dar prioridade às tarefas;
  • Ser viciado em redes sociais;
  • Não centralizar ou padronizar informações;
  • Ser desorganizado;
  • Reclamar demais;
  • Adiar compromissos e tarefas constantemente;
  • Não evoluir profissionalmente;
  • Viver fazendo hora extra;
  • Não utilizar as ferramentas que a empresa disponibiliza para agilizar o trabalho.

Em contrapartida os comportamentos produtivos são o oposto dos exemplos acima e aqueles desejados por todo empreendedor.

Para identificar os pontos fracos da sua equipe, pergunte! Não existe forma melhor.
Observe os comportamentos do dia a dia e faça Pesquisas de Clima. Através de perguntinhas rápidas e assertivas, você vai identificar os principais empecilhos motivacionais da sua equipe. Pode ter certeza!

Relação ganha-ganha e suas vantagens

Se você chegou até esse estágio da leitura é porque reconhece o quanto é importante ter uma equipe hoteleira motivada e produtiva, e está preocupado com a situação da sua equipe no momento.

O fato é que essa preocupação é genuína, sendo que uma equipe hoteleira motivada produz vantagens para os dois lados: empresa e colaborador. E para que isso aconteça, deve existir uma relação ganha-ganha, ou seja, uma relação de parceria em que os dois lados devem se sentir satisfeitos com o que alcançaram.

As principais vantagens de ter uma equipe motivada em seu hotel são:

  • Serviços e atendimento de qualidade;
  • Foco nos resultados da empresa;
  • Produtividade como premissa básica;
  • Engajamento com a cultura da empresa, o bom e velho “vestir a camisa”;
  • Inter-relacionamento harmonioso;
  • Diminuição do retrabalho;
  • Aumento da confiança e identificação com a função.

Leia também: A importância da equipe do hotel na satisfação do cliente.

Já para o colaborador, fazer parte de uma equipe hoteleira motivada lhe proporciona:

  • Entrosamento entre os colegas de trabalho;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Reconhecimento pessoal e financeiro;
  • Satisfação e vontade de executar suas funções;
  • Superação de desafios – fazer sempre o melhor;
  • Orgulho de fazer parte da equipe e da empresa.

O mercado de trabalho é tão competitivo quando o mercado de vendas. Hoje em dia as empresas precisam fazer um esforço maior para serem quistas pelas pessoas, e ainda mais, se quiserem atrair bons candidatos.

8 ideias para motivar sua equipe hoteleira

Chegou a hora mais difícil: colocar em prática. Mas não desista porque vale a pena.

Listamos um conjunto de ideias para que você coloque em prática hoje, e comece a coletar os resultados positivos de se ter uma equipe hoteleira motivada.

Colocar algumas iniciativas em prática pode até ser fácil, o desafio será mantê-las. Fazer algo e não dar continuidade, é pior do que que não começar. Por isso, pense bem sobre as ideias abaixo e opte por aquelas que você pode realmente dedicar tempo e energia para perpetuar dentro do hotel.

1) Promova treinamentos

Se a sua equipe não é qualificada ou precisa reciclar conhecimentos, participe ativamente disso. Revise seu orçamento e separe um valor para investir em treinamento contínuo. Aumente a qualidade dos seus serviços através de uma equipe treinada e motivada. Não espere que sua equipe tenha um alto desempenho se nem mesmo ela sabe que precisa ter.

Leia também: Por que dar treinamento aos funcionários do seu hotel?

2) Tenha um padrão de comunicação

A falta de comunicação é um problema grave dentro das empresas, e é responsabilidade do gestor alinhar as expectativas sobre o que espera das pessoas e do trabalho. Faça isso através de reuniões periódicas e feedbacks individuais. Defina esse padrão e explique para toda a equipe. Além disso, faça uso de um mural ou intranet para facilitar a circulação de informações importantes que não podem esperar por uma reunião, como por exemplo, escala de horários, aniversários, folgas e etc.

3) Ouça sua equipe

Dê voz para os colaboradores da sua equipe, ou seja, incentive que eles falem o que pensam, dêem sugestões de melhorias e resolução de problemas. O importante aqui não é somente ouvir, mas sim registrar e manter a pessoa informada sobre o andamento da questão. Se cair no esquecimento o problema vai se agravar.

4) Comemore

E aqui, não considere o que você acha importante, mas sim o que a sua equipe diz ser importante. Comemore datas especiais, aniversários, tempo de empresa, pequenas conquistas – e as grandes também, claro. Faça um calendário anual e coloque lembretes para não esquecer de nenhuma data. Além disso separe um orçamento financeiro para tornar esses momentos ainda mais especiais.

5) Reconheça

Tanto pessoalmente quanto financeiramente. Se a empresa está indo bem, porque não distribuir um bônus ou um presente especial para as pessoas que fizeram isso acontecer. Mais do que merecido, não é mesmo? Coloque isso no seu planejamento financeiro, seja transparente com a equipe e colha os resultados prósperos.

6) Tenha processos claros e definidos

É muito difícil executar tarefas com qualidade e se manter motivado, quando a empresa não tem processos definidos e claros. Padronizar processos garante que o colaborador execute a função dentro dos requisitos de qualidade exigidos pelo hotel. Mas tem um detalhe importante nessa questão: converse com as pessoas para definir os processos em conjunto, pois só isso garante o engajamento.

Leia também: O papel da gestão de não conformidades na hotelaria.

7) Defina objetivos e metas

Quando a gente não sabe para onde ir qualquer caminho serve, e pegar qualquer caminho pode atrasar o sucesso da empresa. Por esse motivo é tão importante definir objetivos, metas e ações. Todos os colaboradores precisam saber para qual direção o hotel está indo e assim conseguir visualizar a sua importância no processo.

8) Use a tecnologia a seu favor

Você é responsável por identificar as melhores formas de aumentar a produtividade da sua equipe. Converse com eles e entenda os pontos mais críticos na rotina de trabalho de cada um para procurar soluções tecnológicas a fim de ajudá-los. Felizmente existe uma infinidade de sistemas e ferramentas com preços e funcionalidades variadas, que fazem a diferença na organização, agilidade e qualidade dos serviços. Um sistema de gestão hoteleira é fundamental nessa questão.

Ainda não conhece o Hospedin? Desde 2014 ele está ajudando mais de 1000 hoteleiros a manter uma equipe motivada e produtiva através de simplicidade e agilidade. Faça um teste gratuito e confira!

anúncioblog

O papel do líder

Está claro que hoje em dia não é mais o salário quem dita as regras do jogo, certo? O reconhecimento financeiro é parcialmente responsável pela motivação – mas não menos importante, não esqueça disso!

E já que as necessidades básicas do ser humano também são responsabilidade da empresa, aqui existe um papel indispensável na busca por motivação e engajamento: o líder.

As pessoas buscam por identidade, exemplos e referências nos seus ambientes de trabalho, e o líder é a figura que deve carregar esses pontos fortes.

É importante ressaltar que liderança não está diretamente relacionada com o cargo que a pessoa ocupa e sim com o perfil e comportamento dela diante das outras pessoas. Um colaborador pode exercer a função de assistente e ainda assim liderar os que estão a sua volta através da inspiração.

O líder é uma figura muito desejada pelos empresários, pois é responsável por motivar, engajar, encantar e mover multidões somente com suas atitudes singulares.

Observe as principais diferenças entre o líder e o chefe:

chefe x lider

Você consegue identificar se tem algum líder na sua equipe hoteleira? Ou se você, como hoteleiro tem características de liderança? Se não, comece a desenvolvê-las o quanto antes pois isso, certamente, está impactando na motivação e produtividade dos seus colaboradores.

Difícil mas não impossível

E para finalizar esse assunto que renderia um livro, vale destacar que o principal objetivo de se ter uma equipe hoteleira motivada e produtiva, é fazer hospedagem de uma forma memorável e única.

Uma história de sucesso começa na captação dos talentos. Um bom processo de recrutamento e seleção aproxima o hoteleiro das melhores possibilidades de contratação, e consequentemente, da formação de uma equipe incrível.

Leia também: 5 dicas de como encontrar funcionários qualificados para seu hotel

Encontrar pessoas que se identifiquem com o propósito da sua empresa é fundamental para mantê-los engajados, pois assim, a equipe tem um motivo a mais para investir seus esforços e energias, além do salário. Ela tem uma razão de existir dentro da hospedagem.

Por tanto, tenha clareza sobre o que o seu negócio proporciona ou quer proporcionar para a sociedade, hóspedes, parceiros e colaboradores. O seu propósito é um argumento fortíssimo na motivação da equipe hoteleira.

bernardinho motivacao

E você hoteleiro, quais são os desafios que enfrenta para manter sua equipe motivada e produtiva? Conta pra gente nos comentários abaixo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: