Pixel Meta

5 dicas de como encontrar funcionários qualificados para seu hotel

Tempo de leitura: 2 minutos
gestao-hoteleira

Recrutar funcionários qualificados é um dos grandes desafios para o sucesso de qualquer negócio, inclusive de hotéis e pousadas.

O pessoal deve ter capacidade de trabalhar com o público, em equipe e sempre prezar pela qualidade dos serviços prestados.

Além disso, esta profissão exige amplos conhecimentos, como fluência na língua inglesa e habilidades com as novas tecnologias.

Mas, então, como encontrar e montar um time qualificados para a sua hospedagem? Confira nas dicas a seguir!

5 dicas para encontrar funcionários qualificados para o seu hotel

1. Avalie o comportamento, não apenas o conhecimento

Em um currículo aceita-se todo tipo de informação, no entanto é importante procurar por pessoas que se engajam nos processos da empresa. Pessoas que possam desempenhar todo o seu potencial e o seu talento comportamental, executando suas atividades, mas também ajudando os hóspedes a terem uma excelente experiência.

Por isso, além de ter ou não trabalhado na área, é fundamental observar as atitudes comportamentais e emocionais dos candidatos.

2. Parcerias com instituições de ensino

A crescente demanda por profissionais hoteleiros fez com que centros de educação, faculdades e universidades desenvolvessem cursos para a área, focados em conteúdos que contemplam as áreas administrativas e de operações da hotelaria. Passando por recepção, reservas, governança executiva, finanças, além das áreas estratégicas.

Em algumas especializações, pode ser desenvolvido todo um processo acadêmico em conjunto com as necessidades reais do dia a dia. Em outras, o conteúdo é além das expectativas de formação normal de hotelaria com nível internacional.

Ter contato com essas instituições de ensino pode render boas indicações de profissionais preparados para trabalhar em seu hotel.

3. Converse com a sua rede de funcionários

Se você oferece boas condições de trabalho aos seus colaboradores, como horário de trabalho flexível, bons benefícios e oportunidade de crescimento, é bem provável que eles falarão bem do emprego para rede de contatos deles.

Por isso, peça que indiquem outros bons candidatos. A recomendação e o recrutamento serão gratuitos e a chance de ter mais um funcionário confiável é alta.

Leia também – Avaliação de desempenho de funcionário: como aplicar no seu hotel?

4. Utilize ferramentas online

O acesso a internet faz com que os profissionais utilizem sites de emprego, como o LinkedIn, e outras plataformas para mostrar seus talentos profissionais e suas informações pessoais.

Utilize a tecnologia a seu favor e faça buscas para encontrar um futuro colaborador que atenda às especificações que você procura.

5. Capacitação interna

A demanda por pessoas para suprir a expansão do setor hoteleiro é grande, por isso, não adianta esperar que elas cheguem prontas. É preciso desenvolvê-las. Por isso, para suprir deficiências de formação, diversas redes de hotéis oferecem treinamento aos profissionais.

Quando entende-se todas as demandas que um profissional de hotelaria terá diariamente, a estratégia é recrutar quem está alinhado aos valores da empresa e oferecer formação, para que os funcionários possam resolver, com autonomia e confiança, as questões rotineiras.

Mesmo com muitos profissionais do segmento hoteleiro relatando a dificuldade em encontrar pessoas preparadas para trabalhar no ramo, há algumas estratégias que podem ser aplicadas para reter e encontrar novos talentos. Analise as dicas acima e aplique em sua rotina de contratações.

Solte o play e aprenda a montar o processo seletivo para a sua hospedagem:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.