Gestao hoteleira- o que voce precisa saber

Os 6 mandamentos de uma gestão hoteleira de qualidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Pensando nas necessidades dos administradores de hotéis, selecionamos algumas posturas e ferramentas que precisam ser adotadas. Elas dizem respeito a diferentes fatores do estabelecimento, desde as suas instalações físicas até o relacionamento direto com o cliente. Afinal, o gestor precisa estar atento a todos esses detalhes para garantir uma gestão hoteleira de qualidade, bem como, o bom funcionamento do seu empreendimento.

1. Invista em estrutura e serviços

A estrutura do hotel e os serviços oferecidos são um diferencial. Não se de esqueça de que eles exigem planejamento e um investimento periódico. Tudo precisa estar funcionando em perfeito estado para receber os hóspedes, desde o mobiliário do quarto até as máquinas da área de serviços. Verifique as condições dos equipamentos e instalações antes que o cliente precise reclamar sobre eles.

É importante analisar se a estrutura precisa ser modernizada ou se é viável adquirir novos equipamentos, assim como oferecer novos serviços. Para tanto, mantenha-se por dentro das novidades do setor hoteleiro. Faça networking, participe de eventos, qualifique sua gestão hoteleira e não deixe de buscar novas informações através da internet.

2. Monte uma equipe qualificada

É importante que os funcionários tenham funções definidas e estejam capacitados para realizar tarefas. Mesmo que o hotel seja de pequeno porte, é importante ter alguém para cuidar do setor financeiro, por exemplo. Você mesmo pode procurar um aprofundamento na área.

Como gestor, você vai encarar um problema recorrente no ramo da hotelaria: carência de mão-de-obra. Além de buscar os profissionais capacitados, ofereça à equipe oportunidades de qualificação. Isso ajuda a conter as falhas operacionais. A formação dos colaboradores tem um impacto direto nos serviços do hotel.

Presenteie funcionários que se destacam com cursos de especialização. Instituições como o Senac também oferecem cursos de forma gratuita. Informe-se e incentive os seus colaboradores a participar. Outra opção é realizar workshops e palestras dentro do próprio hotel, para atender a toda equipe.

3. Crie estratégias para atrair clientes

Você precisa conhecer o público e entender quais são as necessidades dele. Promova uma pesquisa de marketing e, partir daí, defina estratégias para atrair cada vez clientes.

Entre elas, considere oferecer pacotes especiais de descontos para estudantes, jovens casais ou terceira idade. São grupos de clientes fiéis em potencial, desde que você consiga conquistar a preferência deles. Parcerias com agências de viagem também são uma alternativa para atrair um bom número de hóspedes.

4. Divulgue seu hotel

Invista em marketing de relacionamento e material promocional. Participe de feiras do setor – são locais propícios para conquistar clientes e contatos valiosos. Procure outras formas de divulgação, como propagandas de rádio e outdoors. Valorize o relacionamento com taxistas, que promovem o hotel através do boca a boca.

Por último, a dica de usar a internet a seu favor é uma máxima. Mantenha o site do hotel atualizado e funcional, afinal, ele é a cara que o estabelecimento tem na rede. Use as redes sociais e vincule publicidade online.

5. Disponibilize conteúdo para os hóspedes

Monte guias com as melhores opções de lazer – incluindo restaurantes, shoppings, parques e pontos turísticos – e disponibilize aos hóspedes. Não se esqueça de vincular essas informações também no site e divulgar nas redes sociais. É uma forma de alimentá-las com conteúdo útil, de qualidade.

Isso mostra que você se preocupa com o bem estar dos clientes e vai além do óbvio para fazer com que os hóspedes se sintam confortáveis. Colocar as sugestões na web é uma forma de atrair para o seu hotel aquelas pessoas que estão pesquisando dicas sobre viagem.

6. Tenha um sistema online de reservas e qualifique sua gestão hoteleira

Hoje, é possível fazer reservas através dos sites de viagem. O problema é que desse jeito você paga uma comissão. Aprenda a usar a tecnologia como aliada para alavancar os negócios. Manter um sistema de reservas no site do hotel diminui a necessidade de intermediários. É uma alternativa adequada inclusive para empreendimentos de pequeno porte, como pousadas ou albergues. E se você ainda tem dúvidas sobre este mandamento, clique e confira 5 motivos para investir em um sistema de gestão hoteleira

E então, gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: