gestão-hoteleira

Gestão hoteleira: tudo o que você precisa saber para alavancar seu negócio

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Com a forte recessão econômica dos últimos anos, o setor hoteleiro foi um dos que mais sentiu impacto com a diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, ocasionando queda nas reservas e redução do número de hóspedes.

Mas com a gradativa recuperação do setor, será que a gestão hoteleira de seu negócio está preparada para lidar com essa retomada?

Segundo a pesquisa Hotelaria em Números, realizada pela JLL Hotels & Hospitality, os hotéis e pousadas brasileiros começaram a apresentar maior número de reservas e lucratividade significativa em relação aos anos anteriores a partir de 2017, com previsões ainda mais otimistas para os próximos anos.

Com a retomada das atividades do setor, é preciso garantir as melhores estratégias para que seu negócio se destaque em meio a um mercado competitivo e com clientes cada vez mais exigentes.

Para te ajudar nessa missão, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre gestão hoteleira para conquistar o tão almejado negócio de sucesso. Confira!

Tenha um controle financeiro eficiente

Independente do porte ou segmento de atuação de uma empresa, o controle financeiro é uma das principais medidas que garantem o crescimento saudável do negócio. Com o ramo de hotéis não é diferente. Contudo, o que acontece em alguns casos é que os gestores não conhecem todas as despesas e não possuem um controle eficiente de fluxo de caixa, o que acaba por comprometer a rentabilidade do negócio.

Portanto em primeiro lugar, é fundamental que você anote todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Com esses dados em mãos fica muito mais fácil visualizar de onde vem os maiores gastos e perceber qual setor precisa de investimento, bem como elaborar estratégias assertivas para tornar as despesas cada vez menores.

Outro fator importante é ter controle absoluto sobre o fluxo de caixa. Esse controle precisa ser realizado diariamente para que você saiba quanto entrou e quanto saiu em um dia, o que ajuda na realização de um planejamento mais adequado para o crescimento de seu hotel.

Para uma gestão financeira mais eficiente e completa baixe nosso eBook Guia da gestão financeira na hotelaria.

Conquiste uma equipe qualificada

Um grande erro na gestão hoteleira é priorizar somente os clientes e esquecer dos colaboradores. Quando seu negócio não conta com profissionais capacitados, as chances de ocorrer falhas operacionais são muito maiores. E quem sai perdendo é sempre você!

É importante que os funcionários tenham funções definidas e estejam capacitados para realizar tarefas. Mesmo que o hotel seja de pequeno porte, é importante ter alguém para cuidar do setor financeiro, por exemplo. Ou você mesmo pode procurar um aprofundamento na área.

Como gestor, você vai encarar um problema recorrente no ramo da hotelaria: carência de mão-de-obra. Sendo assim, Além de buscar colaboradores capacitados e preparados para exercer suas funções, aplique um treinamento específico antes de começar as atividades. E o treinamento não deve para por aí. É importante que você ofereça cursos e capacitações constantemente para manter sua equipe sempre motivada e atualizada nas novas tendências e necessidades do mercado.

Seja para oferecer conhecimentos técnicos ou desenvolver habilidades comportamentais, o treinamento de funcionários é uma prática que só gera benefícios ao seu hotel, e ainda pode trazer maior reconhecimento do público com seu negócio.

Invista em estrutura e serviços de qualidade

A estrutura do hotel e os serviços oferecidos são um diferencial, e isso exige planejamento e investimento periódico. Tudo precisa estar funcionando em perfeito estado para receber os hóspedes, desde o mobiliário do quarto até as máquinas da área de serviço. Verifique as condições dos equipamentos e instalações antes que o cliente precise reclamar sobre eles.

É importante analisar se a estrutura precisa ser modernizada ou se é viável adquirir novos equipamentos, assim como oferecer novos serviços. Para tanto, mantenha-se por dentro das novidades do setor hoteleiro. Faça networking, participe de eventos, qualifique sua gestão hoteleira e não deixe de buscar novas informações através da internet.

Aposte em campanhas, pacotes e promoções

Um bom gestor deve evitar cair na mesmice se quiser atrair mais clientes e aumentar a lucratividade do negócio. Em períodos de baixa sazonalidade, há quedas significativas no número de reservas, e se você não quiser ficar no prejuízo, uma boa dica é apostar em campanhas e promoções.

Considere oferecer pacotes de descontos especiais para o público que tem maior disponibilidade para viajar na baixa temporada, como recém-casados ou grupos da terceira idade. Caso sua hospedagem possua uma estrutura compatível, abrir para day use também é uma ótima opção.

Dessa maneira, você consegue manter o movimento de seu hotel constante e evita quedas bruscas no número de reservas.

Inove. Sempre!

Além das campanhas e promoções, a gestão hoteleira deve sempre priorizar ações inovadoras para atrair e fidelizar clientes em potencial. O primeiro passo é conhecer seu público-alvo e analisar os concorrentes para que você possa oferecer algum diferencial relevante.

Pode ser desde um café da manhã diferenciado, até serviços especiais, como massagem ou academia. A recepção, como primeiro contato pessoal com o cliente, também é uma das atividades em que você pode inovar, procurando sempre oferecer atendimento de qualidade e dando total atenção ao hóspede.

Tudo isso ajuda a causar uma boa impressão e fazer com que os hóspedes recomendem seu hotel, e principalmente, tenham vontade de voltar mais vezes. Por isso, lembre-se: inovação é palavra de ordem!

Faça do marketing o seu melhor aliado

Divulgue suas ações de todas as maneiras possíveis, seja no meio online, seja no offline. Aposte no marketing digital e suas infinitas possibilidades. Esteja presente nas redes sociais, ofereça conteúdo de qualidade atráves de um blog, faça anúncios patrocinados no Facebook Ads e Google Ads. Invista também no e-mail marketing e em um site bem apresentável. Já no marketing convencional, apesar de não mais tão efetivo, ainda pode trazer resultados. Anuncie em guias, revistas e jornais, faça eventos e participe de eventos. Parcerias pode ser uma forma assertiva de expandir o alcance do seu negócio.

Opções para divulgar não faltam, mas antes de qualquer coisa, lembre-se de conhecer o público alvo do seu estabelecimento, definir quanto você quer investir e criar uma boa estratégia.

Para saber mais sobre como utilizar o marketing a seu favor, baixe o eBook Marketing Digital para hoteleiros: da estratégia a prática.

Conte com um software de gestão hoteleira

Quem é proprietário de hotel ou pousada sabe que, por mais que o negócio seja pequeno, realizar uma gestão eficiente pode ser uma missão bastante complicada. E essa tarefa torna-se ainda mais difícil quando você não conta com ferramentas de gestão para te ajudar.

Hoje, já existem softwares de gestão hoteleira capazes de automatizar diversos processos e oferecer um panorama completo sobre a situação de seu negócio. Com este é possível realizar desde um simples cadastro de reservas, até disponibilizar gráficos e relatórios para análise.

Com um sistema de gestão hoteleira, gerenciar seu meio de hospedagem torna-se muito mais ágil, prático e eficiente, diminuindo os erros humanos e aumentando a produtividade dos colaboradores e gestores. Além disso, é possível diminuir os custos e garantir tantos outros benefícios que só a tecnologia é capaz de oferecer.

 

gerenciamento-de-hotel

Leia também: Aposte em um software de gestão hoteleira e alavanque de vez seu negócio

Lembre-se que a gestão hoteleira é uma peça chave para o sucesso e crescimento de hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do ramo. Saber como realizar essa tarefa com eficácia é primordial para que seu negócio se destaque e alcance os resultados que você tanto deseja.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Administração Hoteleira
Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

O seu hotel gera lucro no final do mês? Essa é uma resposta que precisa estar na ponta...

Fechar