o-que-e-day-use

O que é day use?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O mercado de hotelaria e turismo é expert em se reinventar. Quando surge uma dificuldade, logo encontra uma solução que muda a realidade e faz prosperar. O day use é um bom exemplo que despontou para driblar a sazonalidade e é muito utilizado pelos hoteleiros.

Mas afinal, como ele funciona? De que forma o hoteleiro e o hóspede podem se beneficiar dessa modalidade de serviços hoteleiros?

São perguntas bacanas a serem compreendidas, bem como se pode entender de que maneira o day use alavanca a receita do hotel, aumentando a margem de lucros e a movimentação financeira.

Um hoteleiro que almeja sucesso com seu meio de hospedagem não pode deixar de acompanhar esse conteúdo e, principalmente, oferecer o day use ou aprimorá-lo, caso já ofereça.

Sendo assim, neste artigo você vai encontrar:

  • O que é day use?
  • Como funciona o day use?
  • Benefícios dessa modalidade de serviço
  • 5 ideias para incrementar o day use

Vamos conferir?

O que é day use?

Comecemos pela base do entendimento.

Day use é uma expressão do inglês que significa “uso por um dia”. Super explicativo, não é mesmo? 

Desta forma, essa modalidade de serviço diz respeito a uma opção de usufruto do hotel em que o cliente paga um valor inferior a uma diária completa. Assim sendo, ele pode desfrutar da estrutura e dos serviços durante um dia, sem precisar passar a noite no local.

O day use surgiu de uma demanda latente dos hotéis próximos a estações de metrôs e aeroportos, em que o hóspede queria somente descansar entre um voo e outro, por exemplo. Essa procura era grande e os próprios viajantes despertaram o mercado para tal necessidade.

Quando o modelo começou a se popularizar, além do público acima, passou a atrair pessoas e famílias que desejavam sair da rotina por um dia, usufruindo de um local bacana sem precisar pagar por uma diária ou passar a noite no hotel.

E com isso, o day use acabou se tornando essencial nos meios de hospedagem. Muito procurado e utilizado.

Como funciona o day use?

Nós já sabemos o que é o day use. No entanto, é preciso compreender o seu funcionamento na prática.

Antes de oferecer essa modalidade, o hoteleiro precisa entender se o seu público demanda tal serviço. Além disso, é preciso ter a estrutura de acordo com o que se deseja oferecer.

Se uma pousada vai oferecer um day use de lazer, isso pode incluir o uso da piscina, algumas refeições, uso da sala de jogos, sauna e etc. E para completar esse pacote, o hoteleiro pode oferecer itens adicionais como passeios, massagens e outros que condizem com um dia de descanso e lazer.

No day use você também pode acomodar viajantes que desejam descansar no hotel por somente algumas horas. Tem aqueles que precisam de um espaço para fazer uma reunião on-line e outros que precisam tomar um banho ou se preparar para um compromisso. Algumas horas no hotel já bastariam.

Eis as possibilidades que este modelo nos dá.

Você também pode gostar de ler: Diárias fracionadas: vantagens e desvantagens para o seu hotel

É importante ressaltar que o oferecimento do day use deve vir acompanhado das suas políticas de uso, cancelamento, preços e serviços inclusos.

Tudo precisa estar claro para o cliente que deseja comprar e usufruir do serviço, assim como seria com uma estada.

Benefícios dessa modalidade de serviço

Ao conhecer um pouco mais sobre o modelo, não é difícil perceber que ele tem diversos benefícios tanto para o hoteleiro quanto para o cliente, quase hóspede.

Se você ainda tem dúvidas de que essa modalidade de serviço merece a sua atenção, veja que as vantagens de oferecê-la não são desconsideráveis.

Para os hoteleiros

No começo deste artigo citamos o desafio da sazonalidade, pois é justamente ela que se torna facilmente combatida com estratégias de day use bem estruturadas.

Pouca ocupação, baixa demanda e espaços ociosos no hotel podem ser aproveitados para oferecer esse tipo de serviço a um público diferenciado, como grupos, por exemplo.

O hoteleiro poderá delimitar os horários, dias e opções inclusas no day use conforme sua capacidade de oferta. Comumente se oferece essa modalidade entre às 09 e às 18 horas, mas isso pode variar de acordo com a sua localidade e público.

Um outro benefício bacana do day use no hotel é a alavancagem da margem de lucros. Ao oferecer preços inteligentes para que as pessoas possam usufruir de partes do hotel, tem-se um custo menor, sem deixar as áreas paradas, mas sim, rendendo.

Os serviços e produtos agregados ao day use também contribuem para um resultado melhor.

Os preços podem variar, mas em média, cobra-se um valor que fica entre 40% e 70% do preço cheio da diária do hotel.

Você sabia que nós temos um MINI CURSO GRATUITO de Precificação de Diárias? Confira:

como_calcular_diaria

Para os viajantes

Já para o viajante, existe a possibilidade de usufruir das comodidades do hotel sem precisar pagar por uma diária completa. Uma possibilidade de venda mais flexível aumenta a receita, até mesmo por meio dos retornos e das indicações.

É comum encontrarmos grupos e empresas que desejam realizar eventos com suas equipes em pousadas ou hotéis e, neste caso, ter a opção de um day use é interessante e atrativo.

5 ideias para incrementar o day use 

Pois bem, se chegou a esse ponto da leitura você deve estar interessado neste modelo de negócio, mais do que ninguém.

E para aguçar a sua criatividade e curiosidade, listamos brevemente 5 ideias para deixar o seu serviço ainda mais atraente.

1) Coworking

Nos últimos tempos o que mais tem se visto são pessoas trabalhando em home office ou remotamente. E mesmo que elas tenham que ir para a empresa, ainda temos diversos profissionais que viajam a negócios e precisam de um espaço propício para o trabalho. Ou seja, um coworking com mesas, cadeiras confortáveis, internet de qualidade e silêncio. Uma super oportunidade.

2) Degustações

Incluir no day use ou ter um dia somente para degustações com uma bela experiência gastronômica do local é um forte atrativo para um público qualificado.

3) Day Pet

Se o viajante tem a possibilidade de usufruir de um day use junto com seu pet, tem-se um casamento perfeito. O pet poderá ter acesso há alguns serviços exclusivos para ele, mantendo-o ocupado enquanto o seu protetor curte o hotel.

4) Lazer, leitura e vídeo

Essa também é uma opção que pode ser estrutural ou experiencial. O hoteleiro poderá oferecer o espaço como parte do day use ou ter disponível uma experiência de leitura, com contação de histórias, vídeos e jogos de interação relacionados. A criatividade aqui, não tem limites.

5) Day Zen

Quem não gostaria de um day zen nos últimos tempos não é mesmo? Essa é uma outra oportunidade de atrair um público altamente qualificado e interessado em uma experiência completa e única. Para explorar esse nicho, basta se organizar e começar.

O que achou das opções? Você oferece day use no seu meio de hospedagem? Deixe aqui nos comentários.

Complemente a sua leitura assistindo ao vídeo abaixo. Se inscreva no nosso Canal do Youtube: Hospedin, porque muita coisa boa rola por lá também.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: