Pixel Meta

Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

Tempo de leitura: 5 minutos
como-calcular-diaria-de-hotel

O seu hotel gera lucro no final do mês? Essa é uma resposta que precisa estar na ponta da língua de todos os hoteleiros, assim como a formação do preço da diária. Entendendo que lucratividade é um assunto estratégico, neste artigo você verá como calcular a diária do seu hotel ou pousada para crescer de forma sustentável.

Nas próximas linhas você perceberá que não existem mistérios para calcular a sua diária. No entanto é preciso dedicar um tempo para entender os custos do hotel e chegar a um valor competitivo e interessante para o crescimento do negócio.

Nosso objetivo é mostrar como calcular diária de hotel ou pousada com base em métodos simples e práticos que demonstrem um preço competidor, considerando todos os aspectos que influenciam nele.

Até o final desta leitura você perceberá que o cálculo de uma diária vai além do levantamento de despesas e da aplicação de margem de lucros.

E uma vez entendido isso, você poderá chegar a preços de diárias que verdadeiramente aumentem a lucratividade do seu hotel ou pousada.

Antes de calcular a diária do hotel

Listar todas as despesas e verificar o quanto o hotel tem de custos no final de um período parece a forma mais correta de pensar na sua diária, certo?

Mais ou menos. Se você utiliza somente esta metodologia para precificar sua diária, pode estar perdendo dinheiro no final das contas.

Contudo, a primeira coisa que você precisará fazer para calcular a diária do hotel ou pousada é sim, listar todos os desembolsos do período. Esses desembolsos são divididos em custos fixos e despesas variáveis.

Desta forma:

Custos fixos são todos aqueles que devem ser pagos ainda que o hotel não fature durante o mês. Por exemplo: energia elétrica, água, honorários contábeis, salários e etc.

Despesas variáveis, como o próprio nome já diz, são aquelas saídas que variam de acordo com a taxa de ocupação. Ou seja, quanto mais hóspedes há no hotel, maior serão as despesas variáveis. Por exemplo: café da manhã, comissões, material de limpeza das UHs e etc.

Ao entender sua estrutura de custos se torna mais fácil ajustá-los ou reduzi-los para que se chegue a uma diária condizente com a realidade do hotel. Assim sendo, mantenha seus custos organizados e disponíveis para consulta sempre que necessário.

Se possível, utilize um sistema de gestão hoteleira para registrá-los agrupando cada um por categoria financeira. Assim, o hoteleiro terá uma visão clara sobre quais categorias tem o maior impacto nos custos com relação ao faturamento.

Como calcular diária de hotel ou pousada

Uma vez que você tem clareza sobre a estrutura de custos é possível calcular a diária do hotel ou pousada.

Essas informações são extremamente necessárias para aplicação de fórmulas e para análise dos preços das diárias. Neste artigo você conhecerá duas fórmulas de precificação amplamente utilizadas no mercado hoteleiro.

O importante aqui é conduzir para uma análise detalhada de qual delas melhor atende o seu negócio, sem deixar de lado os fatores qualitativos que veremos mais à frente.

Fórmula Hubbart

A fórmula Hubbart é muito utilizada e reconhecida pelos cursos de hotelaria e turismo. Isso acontece porque neste cálculo o hoteleiro deve considerar a depreciação de bens e o retorno sobre o investimento além dos custos e despesas para calcular a diária do hotel.

Esta é uma fórmula mais detalhada, pois não deixa de fora dois elementos importantes no crescimento da empresa. Veja:

Depreciação: o valor que os bens materiais e a estrutura física perde ao longo dos anos.

ROI: o retorno sobre o investimento feito pelos sócios na pousada ou no hotel. A empresa precisa ser capaz de devolver o investimento ao longo do tempo.

Para calcular a diária do hotel ou pousada utilizando a fórmula Hubbart, observe a imagem abaixo:

fórmula hubbart como calcular diária de hotel

Parece complexo, mas não é! A fim de facilitar o entendimento do cálculo das diárias nós desenvolvemos um e-book completo, incluindo um estudo de caso para demonstrar a aplicação das fórmulas na prática.

Clique aqui e faça download grátis do eBook: Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

Fórmula por Apuração de Custos

A fórmula por Apuração de Custos, por sua vez, é mais simples e bastante utilizada pelos hoteleiros. Está é uma fórmula que considera somente os custos e despesas para se chegar ao preço da diária.

Veja como calcular diária de hotel ou pousada com base nela:

como calcular diária de hotel ou pousada

Ao aplicar cada uma dessas fórmulas e definir o preço da sua diária, será possível perceber que elas resultam em valores diferentes.

Cabe ao hoteleiro definir qual entre os resultados melhor define a realidade do seu mercado. Porém, não faça isso sem antes ler a última parte deste artigo, ok?

Quer encontrar o valo da sua diária de um jeito fácil?

Clique aqui para utilizar a Calculadora de Diárias Gratuita da Hospedin

Elementos qualitativos da diária

Não poderíamos finalizar a nossa conversa sobre precificação de diárias sem falar dos fatores qualitativos.

Se você chegou até este ponto da leitura, já sabe como calcular a diária através dos métodos quantitativos, ou seja, por meio de fórmulas. No entanto eu preciso lhe dizer que a sua diária ainda não está definida.

A partir deste momento você precisa considerar os elementos qualitativos para lapidar o valor da sua diária.

E para fazer isso siga os seguintes passos:

Passo 1) Fazer uma pesquisa de concorrentes

Parece óbvio, mas poucas pessoas sabem como fazer uma pesquisa de forma que traga a informação importante para a estratégia de preços. Sendo assim, para fazer sua pesquisa, será necessário listar os concorrentes da sua pousada ou hotel que se localizam na mesma cidade ou região.

Em seguida agrupe-os em categorias como no exemplo abaixo:

como calcular diária de hotel ou pousada

Logo após avalie em qual padrão o seu meio de hospedagem se encaixa. Com isso você chegará mais perto do preço a praticar. Siga para o passo 2.

Passo 2) Diferenciais de mercado

Ao conhecer profundamente o perfil do seu hóspede e os seus diferenciais de mercado, será possível descobrir o quanto o cliente está disposto a pagar para usufruir do seu meio de hospedagem. O valor da diária está atrelado ao valor percebido pelo hóspede.

Ele estará disposto a pagar um pouco mais para usufruir de melhores condições, comodidades, diferenciais e outros.

Com base na aplicação da fórmula e análise dos elementos qualitativos você terá condições de definir sua precificação de diárias.

O valor da diária

Todo conteúdo que vimos até aqui foi para lhe mostrar que a diária não é um amontoado de números que demonstra somente um preço.

Aqui estamos falando de valor.

O hóspede avalia um conjunto de fatores antes de tomar a decisão de compra e a diária é somente um deles (e em vários casos não é o fator mais importante). Sabe-se que hóspedes procuram por melhores experiências e estão dispostos a pagar por isso.

A sua diária precisa demonstrar lucratividade, assim como, o valor que o seu meio de hospedagem tem no mercado de hotelaria e turismo.

Não perca isso de vista ao calcular a diária do seu hotel ou pousada, ok?

Para um entendimento completo sobre este assunto, não deixe de conferir nossa Calculadora de Diárias Gratuita!

banner- calculadora-de-diarias

Gostou do artigo? Conta pra gente, nos comentários abaixo, se você já conhecia as fórmulas citadas acima.

Compartilhe

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.