Pixel Meta

Taxa de ocupação hoteleira: como calcular?

Tempo de leitura: 3 minutos
taxa-de-ocupacao

Gerenciar corretamente um meio de hospedagem e mensurar seus principais indicadores, é essencial para otimizar processos e aumentar o faturamento. Uma das taxas mais importantes neste segmento é a taxa de ocupação hoteleira, que monitora os valores reais de ocupação e saúde do hotel.

Quer conhecer mais sobre o tema? Então acompanhe esse artigo!

O que é a taxa de ocupação na hotelaria?

A taxa de ocupação hoteleira é uma métrica utilizada para medir a ocupação da hospedagem, ou seja, a quantidade de quartos ocupados, em relação ao número total de quartos disponíveis.

Essa taxa é expressa em percentual e para calcular esse valor, basta dividir o número de quartos ocupados pelo número total de quartos disponíveis, multiplicando o resultado por 100.

A fórmula da taxa de ocupação hoteleira, se configura, então, da seguinte forma:

quartos vendidos/quartos disponíveis x 100

Por exemplo, se um hotel possui 100 quartos e 60 deles estão ocupados, a taxa de ocupação hoteleira deste hotel é de 60%.

Se o valor encontrado apontar para a alta ocupação, geralmente indica que o hotel está usando seu espaço de maneira eficiente.

Esse indicador é importante para medir a eficiência de um hotel em atrair e reter hóspedes, bem como para planejar a capacidade de hospedagem e definir preços e promoções.

Taxa de ocupação hoteleira no Brasil

O setor hoteleiro foi um dos mais afetados pelo COVID-19, porém, a taxa de ocupação hoteleira no Brasil já apresenta um avanço muito significativo após a crise gerada pela pandemia.

Embora a situação esteja normalizada em muitos lugares, há pontos importantes que precisam ser levados em consideração, como: 

1. A necessidade de adaptar as operações: como medida de segurança, é preciso manter o padrão de higiene alto e rigoroso, para proteger o time hoteleiro e os clientes. 

2. A mudança nas preferências de hospedagem: a forma como as pessoas pensam sobre acomodações mudou, e hoje, muitos hóspedes buscam opções que se preocupem com questões importantes, como a sustentabilidade ou a acessibilidade. 

3. Investir em tecnologia: muitos hotéis já investem em tecnologia, e sentem uma melhora significativa na experiência do hóspede e na otimização dos seus processos.

Um exemplo dessa nova realidade, são as formas de check-in e checkout on-line, proporcionados por ferramentas hoteleiras de tecnologia.  

4. A concorrência de novos modelos de negócios: após a pandemia, tornou-se frequente a adoção de novos modelos de hospedagem, como o aluguel de casas e apartamentos por curtos períodos.

Os meios de hospedagem tradicionais devem encontrar maneiras de competir com esses novos modelos e manter seus hóspedes. 

Dito isso, fica claro que os meios de hospedagem precisam ser flexíveis e adaptáveis, devem investir em tecnologia hoteleira e oferecer experiências personalizadas e seguras para seus hóspedes.

Confira – 9 dicas de como divulgar um hotel e alcançar ocupação máxima o ano todo

Como aumentar a taxa de ocupação de um hotel?

Existem várias estratégias que podem ser adotadas pelo hotel para aumentar sua taxa de ocupação.  A seguir listamos algumas delas.

7 estratégias para aumentar a taxa de ocupação 

1. Promoções e ofertas personalizadas 

Oferecer descontos, pacotes especiais e ofertas, de acordo com as suas possibilidades, pode ajudar a aumentar o número de reservas em seu meio de hospedagem. 

2. Melhorar a visibilidade online

É importante que as pessoas possam encontrar facilmente o seu hotel quando procurarem por hospedagem on-line, por isso, se faz necessário investir em técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e em publicidade nas redes sociais.

3. Melhorar os feedbacks dos hóspedes 

Clientes satisfeitos geralmente deixam avaliações positivas, o que pode aumentar a confiança e a credibilidade do hotel.
Isso pode ser alcançado por meio de um bom atendimento, instalações de qualidade e serviços de alto nível.

4. Parcerias com empresas e agências de viagens

Essa prática pode aumentar a visibilidade do meio de hospedagem e incentivar as reservas em maior quantidade. 

5. Melhorar as instalações e serviços

Oferecer instalações modernas e serviços de alta qualidade pode atrair mais hóspedes e maximizar a taxa de ocupação.

6. Promover experiências únicas

 Oferecer experiências diferenciadas, como passeios guiados, degustações de vinhos ou aulas de culinária, pode atrair hóspedes que buscam uma estadia mais personalizada e exclusiva. 

7. Participar de eventos locais

A participação em eventos locais, como feiras e exposições, pode aumentar a visibilidade hotel e atrair clientes que estão na cidade para os eventos.

Essas são algumas estratégias que podem ser adotadas para aumentar sua taxa de ocupação. No entanto, todas podem e devem ser adaptadas de acordo com a realidade do seu meio de hospedagem. 

Avaliar a situação do hotel e do seu público-alvo, são ótimos fatores para determinar quais as estratégias mais adequadas.  

Perceba que são muitas vantagens ao se ter conhecimento e controle da taxa de ocupação do meio de hospedagem.

E aí na sua hospedagem, essa é uma métrica que você acompanha de perto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Leia também – Como os relatórios gerenciais hoteleiros facilitam a tomada de decisão?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.