Pixel Meta

Aposte no day use e movimente sua pousada na baixa temporada

Tempo de leitura: 3 minutos
day-use

Quem trabalha no setor hoteleiro sabe que um dos grandes desafios enfrentados nessa área é a sazonalidade.

A queda na procura por hospedagens em determinadas épocas do ano atinge muitos roteiros turísticos. Por isso, é fundamental ter algumas estratégias para colocar em prática quando essa fase de baixa movimentação chegar.

Uma das ações que tem chamado a atenção de muitos empreendedores do setor, é o day use.

Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, não deixe essa leitura para depois.

Descubra a seguir, o que é day use, de que forma funciona, e como aproveitá-lo para movimentar o caixa da sua pousada nos períodos de baixa temporada.

Confira!

O que é day use?

A expressão day use é uma terminologia inglesa que significa “uso por um dia”. Em inglês também é conhecida como microstay, day use room e hotel by day.

Trata-se de uma opção de diária, em que o cliente paga um valor inferior a uma diária cheia, para desfrutar da estrutura e serviços do meio de hospedagem durante um dia, sem precisar passar a noite no local.

Este tipo de hospedagem começou a ser ofertado por hotéis que tinham sua localização próxima a estações de trem e aeroportos. Tendo em vista a procura dos viajantes por um local para descansar, enquanto aguardavam um voo ou conexão por exemplo, constatou-se a demanda para este nicho.

E assim o day use começou a se propagar.

Além desses viajantes, este modelo de diária também acabou por atrair pessoas que desejavam sair da rotina e usufruir de lazer nas proximidades da região, sem precisar gastar com pernoite.

Em grandes cidades como Roma, Londres, Nova Iorque e Milão, o day use é uma prática muito comum utilizada a bastante tempo. Atualmente, já é possível encontrar esse modelo de diária em hospedagens pelo mundo todo.

Inclusive, existem sites especializados em anunciar somente a venda de diárias day use de estabelecimentos cadastrados, como por exemplo o dayuse.com.

Como funciona o day use

O day use é uma das formas que muitos hoteleiros tem recorrido para alavancar as vendas nos fins de semana, feriados no meio de semana, e períodos de baixa ocupação, em que o espaço do hotel fica ocioso.

Qualquer meio de hospedagem pode recorrer a esta estratégia, mas é preciso ter bom senso. Tenha em mente que seu hotel precisa oferecer serviços que condizem com a proposta de descanso e lazer.

O que meu hotel pode oferecer?

Para atrair famílias a passeio, seu meio de hospedagem precisa oferecer no mínimo algumas atividades de lazer, como por exemplo, piscina, academia, spa, sauna, restaurante, entre outras.

Caso seu estabelecimento não possua esses tipos de serviços, veja se suas dependências suportam acomodar aqueles viajantes que buscam um lugar para descanso de poucas horas. Ou seja, se isso não irá atrapalhar a logística de reserva dos quartos.

Para isso, vale a ajuda de um bom sistema de gestão de reservas. Assim você não corre o risco de se perder na lotação dos quartos e acabar gerando overbooking.

Com os gráficos e relatórios do sistema, você também poderá avaliar se o day use realmente tem sido uma opção lucrativa para seu negócio.

Ao começar a venda de day use no seu hotel, é indispensável estabelecer algumas regras e políticas de funcionamento. Como por exemplo sobre os preços, serviços inclusos e horário de funcionamento.

Leia também: Pontos que não podem faltar em um regulamento de pousada

Normalmente, a maior parte dos meios de hospedagem que oferecem o serviço day use, determina seu período de funcionamento entre às 09h e 18h. Já o preço, pode variar. Mas em média, é cobrado um valor entre 40% e 70% do valor cheio da diária do hotel.

Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

Assim, juntando o útil ao agradável, apostar no day use é uma ótima opção para movimentar as dependências do seu hotel, gerar receita e ainda conhecer muita gente bacana que mora nas proximidades do seu negócio.

Leia Também: Baixa temporada hoteleira: como atrair mais hóspedes para este período

Gostou do artigo? Que tal colocar essa estratégia em prática e atrair novos clientes para a baixa temporada que vem chegando?

Lembre-se que sempre ao criar uma nova estratégia é preciso ter processos bem organizados. O Hospedin tem uma funcionalidade chamada Day Use que organiza tudo isso pra você de forma rápida e eficaz! Solicite aqui seu teste grátis e confira essa e outras funcionalidades que irão ajudar você a profissionalizar a gestão do seu estabelecimento.

Você também pode gostar de assistir:

Compartilhe

2 respostas

  1. O artigo é muito interessante, pois como futura gestora de uma unidade hoteleira pretendo saber quais as estratégias a adotar para rentabilizar da melhor maneira o meu empreendimento, fazendo gerar maiores receitas mesmo nas épocas ditas baixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.