meiosdehospedagem

Meios de Hospedagem: conheça os diferentes tipos que existem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Meios de Hospedagem são estabelecimentos comerciais que exercem a função de receber e oferecer estadia, entre outros serviços, a turistas e viajantes pelo mundo.

Segundo os registros obtidos, acredita-se que o primeiro meio de hospedagem da história, foi uma grande hospedaria construída para receber os visitantes no período dos Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga.

Desde então, até os dias atuais, diversos meios de hospedagem surgiram pelo mundo.

E justamente devido a essa grande variedade de meios de hospedagem existentes, que procuramos reunir todos, ou pelo menos grande parte deles, e apresentá-los aqui. Confira!

Conheça os diferentes tipos de Hospedagem

Apesar de existirem vários tipos de hospedagem, o Ministério do Turismo (Mtur) desenvolveu um Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, o SBClass. O objetivo deste sistema, além de organizar o setor hoteleiro, é estabelecer um padrão nos serviços de hospedagem do país.

De acordo com a classificação do SBClass, os meios de hospedagem são categorizados em 7 tipos, e variam em categorias de 1 a 5 estrelas, dependendo dos serviços oferecidos. O sistema sugere que os meios de hospedagem, realizem um cadastro junto ao Mtur, para então receber uma classificação oficial.

Clique aqui para saber mais sobre o SBClass.

Veja a seguir os 7 tipos de hospedagem reconhecidos pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem:

Hotel ★

O Hotel é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia do hóspede, unidades ou quartos individuais, acompanhado de serviços como: recepção, serviço de quarto, café da manhã, entre outros que variam de acordo com o tamanho e categoria do hotel.

Hotel Holiday Inn - California
Hotel Holiday Inn – California/ USA

Pousada ★

Pousada é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia quartos individuais, chalés ou bangalôs. Este, assim como o hotel, oferece os serviços básicos de acomodação, como café de manhã e serviço de quarto, entre outros que variam de acordo com o tamanho da pousada. Este modelo de hospedagem pode chegar até no máximo 3 andares, e se diferencia por oferecer uma estadia mais intimista e familiar.

Pousada Literária - Paraty/ RJ
Pousada Literária – Rio de Janeiro/ Brasil

Leia também: Qual a diferença entre Hotel e Pousada? – Infográfico completo –

Resort ★

O Resort nada mais é, do que um hotel comercial, que além dos serviços básicos de acomodação, oferece também uma infraestrutura completa de lazer e entretenimento. Em sua grande maioria, disponibiliza serviços de alimentação completa, spa, academia, piscina quente e fria, recreação, trilhas e outras atividades em meio a natureza. Basicamente para um meio de hospedagem ser considerado resort, é preciso oferecer todo tipo de serviço necessário para que o hóspede seja atendido como um todo, sem precisar sair de suas mediações.

Intercontinental Resort and Spa Moorea - French Polynesia/ Tahiti
Intercontinental Resort and Spa Moorea – French Polynesia/ Tahiti

Hotel Fazenda ★

O Hotel Fazenda também se assemelha ao hotel comercial, porém a diferença, como o próprio nome sugere, está em sua localização. Este se encontra em área rural, em meio a natureza, e se caracteriza por oferecer, além dos serviços básicos de acomodação e alimentação, entretenimento e vivência no campo. Trilhas, passeios a cavalo, açudes para alimentar peixes, galinhas, coelhos, pássaros entre outros animais, são atividades típicas oferecidas por esse meio de hospedagem.

Fazzenda Park Hotel - Gaspar/ SC
Fazzenda Park Hotel – Santa Catarina/ Brasil

Bed and Breakfast ou Cama e Café ★

O modelo Bed and Breakfast ou em português Cama e Café, é um estabelecimento residencial, no qual seus proprietários oferecem ao hóspede um quarto para estadia, acompanhado de café da manhã, em troca de um valor determinado. Este modelo de hospedagem compartilhada ganhou força nos últimos anos, principalmente com a propagação do aplicativo Airbnb.

Casa da Estefanea Boutique Bed and Breakfast - Sintra/ Portugal
Casa da Estefanea Boutique Bed and Breakfast – Sintra/ Portugal

Hotel Histórico ★

O Hotel Histórico, é um estabelecimento comercial que, assim como os demais, também oferece os serviços básicos de acomodação e alimentação. Porém o que caracteriza este meio de hospedagem, é que este é instalado em uma construção histórica, original ou restaurada. É considerado histórico, o estabelecimento que tenha sido palco de fatos culturais, ou reconhecido como patrimônio histórico ou cultural. Seja por meio formal, reconhecido pelo Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular da sociedade.

Belmond Copacabana Palace - Avenida Atlântica/ RJ
Belmond Copacabana Palace – Rio de Janeiro/ Brasil

Flat ou Apart-hotel ★

O Apart-hotel é um estabelecimento comercial semelhante a um apartamento, mas que possui as comodidades de um hotel. Este disponibiliza ao hóspede um quarto com banheiro, sala, cozinha e área de serviço, além do serviço de recepção e camareira para limpeza de quarto. Este meio de hospedagem é muito escolhido por aqueles que precisam se hospedar em um determinado local por um período mais longo.

Apart Hotel Novo Sancti Petri - Cádiz/ Espanha
Apart Hotel Novo Sancti Petri – Cádiz/ Espanha

Mas, além desses meios de hospedagem reconhecidos pelo SBClass, ainda podemos encontrar outros tipos como:

Hostel ou Albergue ★

O Hostel, ou em português, Albergue, é um estabelecimento comercial que oferece estadia, na sua grande maioria, em quartos compartilhados. Por este motivo, o valor da diária se torna mais em conta, atraindo principalmente viajantes mais jovens, ou podemos dizer, da geração millennials.

Reykjavík City HI Hostel - Reykjavík/ Islândia
Reykjavík City HI Hostel – Reykjavík/ Islândia

Casas de Aluguel ★

Casas de Aluguel são imóveis comerciais ou residenciais, oferecidos como estadia, principalmente em períodos de alta temporada. Este modelo de hospedagem é a opção mais procurada por famílias e grupos de amigos que pretendem passar um período de férias em uma determinada cidade.

casadealuguel

Guest House ★

Guest House nada mais é do que uma casa de família. Trata-se de um estabelecimento residencial, em que os proprietários alugam por um determinado período um quarto da casa ao hóspede. É um modelo de hospedagem muito comum para viajantes em programas de intercâmbio, tendo em vista que o hóspede convive com a família e a cultura local.

guesthouse

Pensão ★

Pensão é um estabelecimento comercial que oferece moradia, em quartos compartilhados ou não, a moradores da região. Normalmente este modelo de hospedagem é utilizado por estudantes, pessoas que ficaram desabrigadas, ou que chegaram recentemente na cidade, e ainda não possuem uma boa estabilidade financeira para pagar o aluguel de uma casa.

Pensão Portuense - Portugal/ Lisboa
Pensão Portuense – Lisboa/ Portugal

Motel ★

Apesar de ser popularmente conhecido no Brasil como um estabelecimento comercial para encontros amorosos, o Motel surgiu nos Estados Unidos como hotel de beira de estrada, com a finalidade de oferecer hospedagem a famílias que viajavam por conta própria. Apesar de no Brasil, esta ideia chegar distorcida, este modelo continua sendo considerado um meio de hospedagem.

Motel Downtowner - Las Vegas/ USA
Motel Downtowner – Las Vegas/ USA

Como disse lá no início, são diversos os tipos de hospedagens que podemos encontrar mundo afora. Buscamos listar os mais comuns, mas além desses que citamos, existem outros que podem ser encontrados facilmente fora do Brasil, como: o Couchsurfing, Relais & Chateaux, Lodge, entre outros.

Se esquecemos de algum modelo que você conheça, manda pra gente nos comentários a baixo! Conta também o que você achou do post, e se gostou não esquece de deixar seu like!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: