Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de hospedagem que existem. Embora todos esses estabelecimentos comerciais ofereçam estadia para turistas e viajantes no mundo todo, há diferenças tanto na sua nomenclatura quanto nos serviços que prestam.
E por conta dessa grande variedade de meios de hospedagem que existem, apresentamos no artigo abaixo, os principais.
Vamos conferir?
É impossível falar sobre tipos de hospedagem sem mencionar o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.
Desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e a sociedade civil, esse sistema faz parte do turismo brasileiro e é adotado como uma das estratégias para aumentar a competitividade do setor hoteleiro no país e promover a concorrência justa entre os estabelecimentos.
Neste sistema estão categorizados sete tipos de meios de hospedagem. São eles: hotel, resort, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel.
Estes levam o tradicional símbolo da estrela para diferenciar suas categorias, que variam de 1 a 5 pois dependem dos serviços oferecidos, como você pode ver na imagem abaixo:
Leia também – Serviços de hotelaria para atrair mais hóspedes
O hotel é um estabelecimento que oferece estadia ao hóspede em quartos individuais, além de serviços como recepção, alimentação e serviço de quarto, mediante cobrança de diária.
Os serviços oferecidos dependem da categoria de cada hotel: um hotel 5 estrelas atende uma série de requisitos que outro de apenas 1 estrela não tem a obrigatoriedade de oferecer. Nesse sentido, é claro que tudo isso impacta tanto no valor da diária quanto na experiência que o hóspede terá em suas instalações.
A diferença entre hotel e pousada está no fato do segundo oferecer uma estadia mais intimista ao hóspede. Isso porque esse meio de hospedagem pode chegar até no máximo 3 andares.
Sua infraestrutura pode contemplar quartos individuais, chalés ou bangalôs, oferecendo serviços de recepção, alimentação e serviço de quarto – além de outros que estarão incluídos de acordo com o tamanho do estabelecimento.
Saiba mais – Qual a diferença entre hotel e pousada?
Além de oferecer os serviços básicos de acomodação e alimentação, também conta com uma infraestrutura de lazer e entretenimento. Spa, academia, piscina, recreação e até atividades em meio a natureza no próprio estabelecimento são oferecidos aos hóspedes. Tudo em um único lugar!
Esse meio de hospedagem também se assemelha ao hotel, mas como seu próprio nome já diz, o diferencial deste estabelecimento é a localização: ele encontra-se em um ambiente rural.
Em meio a natureza, o hotel fazenda oferece aos seus hóspedes serviços básicos de acomodação, incluindo entretenimento e vivência do campo por meio de trilhas, passeios a cavalo e atividades que unem animais, meio ambiente e ar livre.
Também conhecido como Bed and Breakfast, esse meio de hospedagem caracteriza-se por ser residencial, ou seja, os proprietários da casa/apartamento oferecem ao hóspede um quarto para estadia e o café da manhã por um valor determinado.
Graças ao Airbnb, este jeito compartilhado de se hospedar ganhou muita relevância, fazendo com que muitas pessoas abrissem suas casas para receber hóspedes nos quatro cantos do mundo.
O que mais chama a atenção neste meio de hospedagem é sua instalação: um hotel histórico está situado em uma edificação preservada em sua forma original ou restaurada. Ou ainda, pode ter sido palco de importantes fatos histórico-culturais, independentemente de quando aconteceram.
Nele, serviços básicos de acomodação e alimentação também são oferecidos aos hóspedes.
Bem como um apartamento, esse meio de hospedagem possui comodidades de um hotel como serviço de recepção, limpeza e arrumação.
O flat ou apart-hotel é um estabelecimento muito procurado por pessoas que desejam um local para se hospedar durante um período mais longo.
Além desses sete meios de hospedagem reconhecidos pelo SBClass, também podemos citar alguns outros, conforme detalhamos abaixo.
O hostel (também conhecido como albergue) oferece o serviço de estadia em quartos compartilhados, o que torna o valor da diária muito acessível, além da pensão que oferece moradia. Em quartos separados ou individuais, este modelo é um atrativo para estudantes ou pessoas que ainda não têm estabilidade financeira para arcar com os custos de uma casa.
Casas de aluguel são imóveis comerciais ou residenciais, oferecidos como estadia, principalmente em períodos de alta temporada.
Esse modelo de hospedagem é a opção mais procurada por famílias e grupos de amigos que pretendem passar um período de férias em uma determinada cidade.
Guest House nada mais é do que uma casa de família.
Trata-se de um estabelecimento residencial, em que os proprietários alugam por um determinado período um quarto da casa ao hóspede.
É um modelo de hospedagem muito comum para viajantes em programas de intercâmbio, tendo em vista que o hóspede convive com a família e a cultura local.
Pensão é um estabelecimento comercial que oferece moradia, em quartos compartilhados ou não, a moradores da região.
Normalmente esse modelo de hospedagem é utilizado por estudantes, pessoas que ficaram desabrigadas, ou que chegaram recentemente na cidade, e ainda não possuem uma boa estabilidade financeira para pagar o aluguel de uma casa.
Apesar de ser popularmente conhecido no Brasil como um estabelecimento comercial para encontros amorosos, o Motel surgiu nos Estados Unidos como hotel de beira de estrada, com a finalidade de oferecer hospedagem a famílias que viajavam por conta própria.
Apesar de no Brasil, esta ideia chegar distorcida, este modelo continua sendo considerado um meio de hospedagem.
Em suma, são alguns dos mais conhecidos meios de hospedagens que podemos comumente encontrar.
Conhece mais algum que não está nesta lista? Deixe seu comentário falando sobre ele!
A integração de canais de vendas na hotelaria tem transformado a forma como hotéis e…
O ecoturismo surge como uma opção cada vez mais encantadora por parte dos viajantes que…
Na era digital, estar presente em múltiplos canais de venda na hotelaria não é apenas…
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
Ver comentários
outro meio de hospedagem e a pensao uma casa que aluga alguns quartos. Aqui em minha cidade tem algumas bem confotaveis e elegantes.presta cervisos como de um hotel.Alugam mensal ou diaria.
todos os tipos de hospedagem tem um publico , depende do que a pessoa procura e precisa, tentando agradar todos os gostos e bolsos.
Isso mesmo Samia.
Existe público para todos os perfis de hospedagem!
Hotel Boutique, um tipo de hotel com UH reduzida, que presta serviços personalizados e oferece mais privacidade a seus
Mandou bem na definição, Lúcia! =)