Em nosso idioma existem diversos sinônimos para nos referirmos a uma mesma palavra. E isso acontece não apenas com expressões usadas diariamente, mas também com termos aplicados em áreas como a hoteleira.
O exemplo que trazemos hoje é o termo “hospedaria”. Engana-se quem acredita que a palavra possui um sentido que apenas quem trabalha no meio entende, o significado é mais comum do que você imagina!
Então para quem está se perguntando, “afinal o que é hospedaria?”, a gente explica: o termo refere-se a estabelecimentos onde se aceitam hóspedes mediante determinado preço. Ou seja, hospedaria nada mais é do que locais onde pessoas pagam para se hospedar!
Neste caso, hotéis, pousadas, albergues, pensões e hostels são considerados tipos de hospedarias.
Apesar do termo ser pouco usado atualmente, existe desde a Antiguidade. Durante a Idade Média, em regiões como Antigo Egito, Índia, Grécia e Roma, eram fundamentais para os peregrinos que seguiam rotas religiosas, em direção, por exemplo, a Roma, Santiago de Compostela, ou mesmo à Terra Santa.
Além disso, as hospedarias funcionavam para intercambiar comercialmente as cidades europeias da região mediterrânea. Os primeiros estabelecimentos, administrados de forma artesanal, eram apenas quartos que funcionavam como alojamentos e com grande número de camas. Neles, nem todo os hóspedes que dividiam as acomodações se conheciam. (Soa como algo familiar não é mesmo?)
Foi no Império Romano que o hostellum – termo usado para essa hospedagem – conquistou sua fama de luxo, já que hospedava apenas os nobres. Ao longo de toda a história, vemos o surgimento de alguns serviços – como oferecer banheiros privativos, alimentação e mão de obra qualificada -, e posteriormente o surgimento de categorias de hospedagem.
Com isso, percebemos que as hospedarias foram crescendo a cada período da história, e hoje temos diversos modelos disponíveis para cada perfil de viajante.
Agora que você já sabe o que é hospedaria, que tal conhecer os diferentes tipos que existem?
Leia também: Meios de hospedagem: conheça os diferentes tipos que existem
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…
Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…
Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…