Para os apaixonados por seus bichos de estimação, as férias ou a viagem do fim de semana não têm a menor graça sem a companhia do amigo pet. Sim, a aceitação de animais já virou critério para muitos, na hora de fechar uma reserva. E é por isso que ser pet friendly na hotelaria pode ser um diferencial competitivo para seu hotel ou pousada, e de quebra, garantir mais reservas.
O Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, com cerca de 52,2 milhões de cachorros e 22,1 milhões de felinos. E apesar de muitos locais ainda não aceitar animais, este nicho de mercado vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço na hotelaria.
Muitos gestores ainda têm dúvidas do que fazer, e como receber estes amiguinhos. E é pensando nisso que preparamos este post!
Ser pet friendly na hotelaria significa que o seu estabelecimento aceita receber animais de estimação. Mas para isso é preciso ter uma estrutura especial, e serviços que atendam aos bichinhos dos hóspedes. Apesar de muita resistência por parte dos hoteleiros, muitos perceberam que este nicho cresce a cada dia, e que aderir a ele pode ser vantajoso.
Segundo um levantamento da Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao uso Animal (Assofauna), 63% das famílias brasileiras de classes A e B possuem animais de estimação.
De acordo com um estudo feito pelo TripAdvisor, em um universo de 1.100 viajantes, 53% viajam com seus pets e 52% hospedam-se em um hotel se ele for pet-friendly.
Além disso, 35% dos donos de pets relataram que fazem viagens mais curtas por causa dos animais, e 25% viajam menos para não deixá-los sozinhos.
Apesar de terem nomes muito parecidos, esses dois tipos de estabelecimentos são completamente diferentes!
O hotel pet friendly é um meio de hospedagem convencional que aceita animais de estimação, tendo algumas comodidades para recebê-los.
Já o hotel para pet é um estabelecimento exclusivo para animais de estimação, que tem como serviço principal a hospedagem desses pets que precisam de um lugar para ficar enquanto, por exemplo, seus donos viajam ou estão em alguma atividade que seu pet não pode acompanhar.
O número de pessoas que optam por trazer seus animais de estimação nas férias está aumentando a cada ano, tanto que viajar com animais de estimação é uma das tendências de crescimento mais rápido na indústria de viagens.
Como resultado, os hotéis estão adaptando a forma como fazem negócios para atingir esse segmento de clientes cada vez mais importante e manter o apelo em face da forte concorrência.
Por isso, se você quer atrair e atender essa faixa crescente do público, e não ser descartado por não ter esse diferencial, é hora de se adaptar!
Em uma rápida pesquisa pelo Google é possível encontrar diversas referências de hotéis pet friendly para você se inspirar. Nesse sentido, trouxemos algumas ideias que encontramos no site Viagem em Detalhes. Confira:
Porte dos animais: pequeno, médio e grande porte
O Brotas Eco Resort conta com 1000 m² de Dog Park, com pistas de agility, dog-apartamentos e oferece eventos com adestradores aos feriados gratuitamente.
Porte dos animais: somente pequeno porte.
Desde a chegada, os pets são recepcionados com kit com caminha, potes de água e comida, tapete e saquinhos plásticos higiênicos. Além disso, o espaço conta com pet park para brincar à vontade. E, no restaurante, existe um cardápio especial para os pets com 3 opções diferentes.
Porte dos animais que aceita: todos os portes.
O lema da pousada é “Pousada para cães que também aceita humanos”. Por isso, os pets podem circular livremente, inclusive pelo restaurante e piscina. A pousada oferece caminhadas, piscinas, lagos e muitas opções com pedalinhos, pranchas de stand up paddle e caiaques.
Há certas questões importantes a serem levadas em consideração ao escolher se tornar um hotel que aceita animais de estimação.
A maioria dos hotéis que aceitam animais de estimação tem os mesmos requisitos básicos para animais de estimação:
Uma boa regra prática seria ter no máximo dois animais de estimação por hóspede com um limite de peso definido e uma estrutura de preços inicial.
Isso garante que os hóspedes em potencial saibam quais animais de estimação podem trazer e quanto custará antes de chegarem.
Tenha um conjunto de regras claramente definidas em relação aos animais de estimação dos hóspedes, de preferência incluídas no site do seu hotel e/ou em qualquer material publicitário de promoção de animais de estimação.
Para isso, determine:
Você pode exigir que os hóspedes assinem um contrato concordando com essas etapas, com possíveis medidas a serem tomadas em caso de quebra.
Pequenos detalhes, como fornecer tigelas de comida e água, juntamente com extras adicionais, como uma sacola de guloseimas, podem fazer toda a diferença quando se trata de garantir a personalização repetida.
O mesmo se aplica a serviços premium no caso de múltiplas visitas de proprietários de animais de estimação. Aqui estão apenas algumas ideias usadas em hotéis que aceitam animais de estimação:
Contudo, caso o seu hotel ou pousada não consiga ofertar todos os serviços, pense em estabelecer parcerias com pet-shops. Assim, você garante comodidade não apenas para os bichinhos, mas também para seus donos.
Após definir todos estes pontos, é preciso divulgar que agora você é pet friendly!
Mostre isso no seu site, através das redes sociais e até nos sites de reservas.
Descreva os serviços, pacotes, coloque fotos e deixe que todos saibam que no seu estabelecimento tem um cantinho especial para receber essas fofuras.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira: Aceitar pets em hotéis atrai clientes
Gostou do artigo? Então dê aquele like e compartilhe sua opinião com a gente!
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…