Pixel Meta

Como se estruturar para aceitar pets em hóteis?

Tempo de leitura: 4 minutos
aceitar-pets

Com o aumento da demanda por serviços pet-friendly, muitos meios de hospedagem estão buscando se adaptar para acomodar os hóspedes que desejam viajar com seus animais de estimação. 

O perfil de hóspede que se preocupa em levar seu pet nas viagens tem crescido cada vez mais, por isso, hotéis que aceitam animais têm caído nas graças desse público e saído na frente em meio a concorrência.

No entanto, para garantir uma experiência positiva tanto para os hóspedes quanto para seus animais de estimação, é essencial que os hotéis se estruturem adequadamente

Neste artigo, confira os benefícios de aceitar pets em hotéis e quais as melhores práticas para se tornar pet-friendly.

O crescimento da demanda por hospedagem pet-friendly

Os animais de estimação fazem parte da família e, para muitas pessoas, viajar com eles é essencial. 

Isso tem levado muitos hotéis a considerarem a ideia de se tornarem pet-friendly, ou seja, aceitar a hospedagem de animais de estimação. 

Se você está pensando em abrir as portas do seu hotel para os peludos, saiba que não está sozinho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Booking.com, 46% dos viajantes brasileiros optam por acomodações pet friendly, um percentual bem acima da média global (31%). 

A tendência dos hotéis pet friendly é mundial e está apenas começando. 

Vantagens de se tornar pet-friendly

A decisão de aceitar animais em meios de hospedagem pode trazer uma série de benefícios para esses estabelecimentos. 

Em primeiro lugar, a oferta de acomodações pet-friendly expande o mercado e atrai um segmento específico de clientes que buscam essa exclusividade, o que pode aumentar a ocupação e potencializar a receita da hospedagem. 

Além disso, muitos hóspedes consideram seus animais de estimação como membros da família e preferem viajar com eles em vez de deixá-los em casa ou em um hotel para animais. 

Ao oferecer acomodações para pets, os hotéis podem conquistar a fidelidade desses hóspedes, incentivando o retorno e a recomendação da hospedagem. 

Melhores práticas para se tornar pet-friendly

Se você chegou até aqui, é porque deseja começar a aceitar pets no seu hotel, certo? 

Para te ajudar nessa missão, desenvolvemos uma lista com o passo a passo sobre o que é necessário estruturar na sua hospedagem para receber animais de estimação, confira: 

Pesquisa e planejamento

Antes de começar a aceitar animais de estimação, é necessário realizar uma pesquisa de mercado. 

Estude as demandas e expectativas dos donos de pets, conheça suas preferências e avalie a concorrência na sua região. 

O planejamento é indispensável para garantir que todas as áreas do hotel estejam preparadas para receber os animais com segurança e conforto.

Discuta com o time de marketing formas de promover seu meio de hospedagem como sendo amigável aos animais, isso pode incluir o uso de palavras-chave específicas, presença e informações claras nas redes sociais e parcerias com empresas relacionadas aos animais. 

Mas lembre-se: promova uma comunicação verdadeira e assertiva sobre os seus serviços e estude bem as empresas com quem fará possíveis parcerias. 

Acomodações adequadas 

Ofereça quartos adaptados para acomodar animais de estimação. 

Se possível, disponibilize caminhas confortáveis, tigelas para água e comida, e considere a possibilidade de ter quartos no térreo para facilitar o acesso a áreas externas para passeios e necessidades dos pets. 

Certifique-se de sinalizar claramente essas áreas para evitar confusões.

Além disso, os quartos devem ser limpos e higienizados adequadamente após a estada dos animais, a fim de garantir a satisfação de todos os hóspedes. 

Política de limpeza e manutenção 

Como dito anteriormente, hospedagens pet-friendly devem ter políticas rigorosas de limpeza e manutenção para garantir que as áreas comuns e os quartos permaneçam limpos e livres de odores. 

Isso pode incluir a limpeza regular de carpetes, estofados e outras áreas onde os animais possam ter acesso.

Estabeleça regras claras sobre o que é ou não aceitável quando se trata dos animais, como o tamanho máximo permitido e a necessidade de manter os pets sempre na coleira nas áreas comuns. 

Informe as normas no seu site, no e-mail de confirmação da reserva, no quarto ou entregue uma cópia no momento do check-in, para que a pessoa conheça os limites e se sinta mais à vontade;

Treinamento da equipe

É essencial que a equipe hoteleira esteja devidamente treinada para atender os hóspedes e seus animais de estimação.

Isso inclui o entendimento de diferentes comportamentos e a capacidade de lidar com situações inesperadas de forma amigável e profissional sempre que necessário. 

Serviços específicos

Considere oferecer serviços exclusivos para os animais, como pet-sitting, pet spa, e até mesmo um menu de alimentação especial para pets.

Estes serviços podem contar como um diferencial importante para atrair hóspedes que viajam com seus animais de estimação. 

Avaliações e feedbacks 

Esteja aberto a receber feedbacks dos hóspedes que viajam com seus animais, sejam positivos ou negativos. 

Incentive os hóspedes a fornecer avaliações sobre a estada com seu pet, e utilize esses insights para aprimorar os serviços e os pontos de melhoria no seu meio de hospedagem. 

Responda a todas as avaliações com educação, informe que está no processo de implementação do pet-friendly e afirme que está buscando melhorar. 

Se você deseja um empurrãozinho para coletar os feedbacks dos seus hóspedes, nós montamos um Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel. 

Um material GRATUITO para você baixar, personalizar e utilizar na sua hospedagem. 

Clique aqui e baixe gratuitamente!

Ao adotar uma abordagem cuidadosa e planejada, você pode transformar seu hotel ou pousada em um local acolhedor para hóspedes de quatro patas. 

A aceitação de animais de estimação não só amplia seu público-alvo, mas também cria uma experiência mais completa para seus hóspedes e memórias felizes para toda a família.

Além disso, o seu hotel  poderá atender a uma demanda crescente e potencialmente lucrativa, além de oferecer uma vantagem competitiva no mercado. 

Case de sucesso

Para completar as dicas a respeito deste tema, coletamos um feedback da nossa cliente Milena da pousada Canário Azul Bombinhas, confira a seguir: 

“Desde que abri a pousada já tinha a ideia de ser pet-friendly, então foi bem tranquilo, só precisei divulgar a informação tanto no site como nas redes sociais. 

Não fiz nenhuma adaptação específica, pois aceitamos que os pets fiquem no quarto mesmo que o hóspede saia. Só deixamos claro no momento da reserva que, caso estrague algo, é de responsabilidade do hóspede. Tivemos alguns incidentes mas nada que não fosse resolvido.

Na época em que inauguramos, em 2012, poucas pousadas eram Pet-friendly então foi um super diferencial. Hoje muitas aceitam, mas possuem restrições quanto a tamanho ou tipo de pet. Por aqui, aceitamos todos (menos cobra) e não temos restrição de tamanho, o que acabou se tornando um diferencial.”

Viu só que bacana?! Ao adotar uma abordagem cuidadosa e planejada, você pode transformar seu hotel ou pousada em um local acolhedor para clientes de quatro patas.

A aceitação de animais de estimação não só amplia seu público-alvo, mas também cria uma experiência mais completa para seus hóspedes e memórias felizes para toda a família.

Além disso, o seu hotel  poderá atender a uma demanda crescente e potencialmente lucrativa, além de oferecer uma vantagem competitiva no mercado.

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários como é a aceitação de pets na sua hospedagem! 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.