A rotina e a vida das pessoas estão mudando. Hoje, muitos preferem viver sozinhos e os casais optam por não ter filhos para que possam se empenhar em outros objetivos. Com isso, entra a figura do pet, que virou o companheiro inseparável de solteiros e o bebê mimado do casal sem filhos.
Viajar sem levar o “Totó”? Nem pensar! O peludo tem que ir junto, afinal, faz parte da família e tem que desfrutar da viagem e dos passeios.
Quem se preocupa em levar o pet na viagem quer que ele fique perto, inclusive na hospedagem. Por isso, hotéis que aceitam animais têm caído nas graças desse público que, feliz, consegue viajar com o bichinho e desfrutar de bons momentos.
Na guerra da concorrência, ganha o hotel que está preparado para esse novo hóspede!
Pouco a pouco os hotéis estão se adaptando para aceitar pets
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo (ABIH-SP), Bruno Omori, o número de hotéis e pousadas que aceitam animais de estimação cresceu 70% nos últimos dez anos. “O serviço virou um diferencial para a maioria dos hotéis de lazer”, disse Omori em entrevista dada ao site da Revista Veja (confira a entrevista completa aqui).
Ele informou também que cada hotel elabora as suas próprias regras.
Alguns só permitem que o bichinho fique no quarto, enquanto outros deixam que eles circulem pelas áreas comuns, ou seja, cada estabelecimento adequa suas normas às condições que possui para que o cliente possa ser atendido com o seu pet sem incomodar os demais hóspedes.
Além disso, alguns hotéis cobram taxas extras que podem variar bastante, como se fosse a diária do animal. Outros preferem deixar oferecer a hospedagem como cortesia justamente para atrair o público.
Leia também: Dicas de como ser pet friendly na hotelaria
5 Dicas para hotéis que pretendem aceitar pets
Selecionamos algumas regras e cuidados que podem ser úteis para hotéis que desejam começar a aceitar pets:
- Canil: é interessante, se possível, ter um canil para que os donos possam deixar o animal dormindo lá. Isso não é obrigatório, mas é uma opção atrativa;
- Deixe as regras claras: informe as normas para os hóspedes no seu site, no e-mail de confirmação da reserva, no quarto ou entregue uma cópia na portaria, para que a pessoa conheça os limites e se sinta mais à vontade;
- Guia: peça para que os hóspedes circulem com seus bichinhos usando guias. Isso evita que o animal aborde outros hóspedes e não os incomode;
- Limite o espaço: pode ser que cão dentro da piscina, por exemplo, não seja uma boa ideia. Deixe claro nas regras os lugares que os animais podem ou não frequentar;
- Localização dos quartos: é interessante deixar um andar ou mais, dependendo das suas reservas, reservado para esse público. É uma maneira de aproximar os donos de pet e evitar que os hóspedes que não gostam de animais acabem convivendo com o bichinho.
Saiba mais: Pontos que não podem faltar e um regulamento de pousada
Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários como é a aceitação de pets na sua hospedagem!